Como Treinar Para Corridas de Rua

Como Treinar Para Corridas de Rua

Depois de dar dicas de como começar a correr, o Blog Fitness Brasil vai apresentar algumas recomendações valiosas para quem deseja ir além e começar a participar de corridas de rua.

Para muitos corredores amadores, o interessante de participar de corridas de rua é que o principal concorrente é você mesmo. Por mais que esteja numa competição, no final o que acaba sendo relevante é o seu próprio desempenho.

Isto é bacana pois tira a pressão do corredor. Porém, é importante ressaltar que, para valer a pena, você precisa criar um senso de dedicação e se envolver de verdade com as corridas. Ou seja, o objetivo das dicas abaixo é fazer com que um corredor evolua e melhore o seu desempenho.

Então vamos lá; confira como treinar para corridas de rua e aplique na sua rotina de atividades.

Como Treinar Para Corridas de Rua

Siga um Plano de Corridas

Um plano de corridas é o guia onde terá todas as informações para o seu treino de rua, como distâncias e metas a serem perseguidas, além do próprio tipo de treino.

Normalmente planos de corridas estão no formato de planilhas eletrônicas, mas podem ser encontrados como documentos (PDF) ou até mesmo como aplicativos. Seja como for, escolha o que achar mais interessante para você, principalmente de acordo com os seus objetivos.

Evolua os Seus Treinos

Treinar sempre nas mesmas condições (especialmente de local) não é interessante, mas muitos corredores só percebem isso depois de ter participado de algumas corridas de rua.

É muito importante realizar treinos variados. Você pode correr em locais mais acidentados ou com um número maior de obstáculos. Por exemplo, pode procurar por pistas de corridas mais íngremes, que dificultam a subida ou mesmo a descida.

Também pode procurar por terrenos e locais diferentes, que contem com características como possuir algum tipo de vegetação ou quem sabe alguma lagoa ou algo parecido e que influencie nas corridas.

O importante é ganhar experiência e ir reduzindo o seu tempo, mesmo em características um pouco mais complicadas.

Reforce a Musculatura

Quanto maior a sua força, maior a sua resistência. Portanto você deve investir em treinos para reforçar a sua musculatura. E não é apenas das pernas, mas do corpo todo.

Uma dica bacana é procurar parques públicos que possuem aparelhos para atividades físicas. Mesmo que não corra no próprio parque, pode aproveitar os aparelhos e fazer alguns exercícios.

Dicas Para Correr Melhor

O Blog Fitness Brasil já publicou excelentes dicas de como dar a volta na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

Na publicação com recomendações para completar a principal corrida de rua de Minas Gerais você irá conferir inclusive dicas um pouco mais avançadas, já que o percurso conta com 18 km. Mas, assim como fazemos com receitas, basta adaptar à distância que pretende correr.

Inscreva-se em Corridas de Rua

Provavelmente você já sentiu aquele gostinho da endorfina, que fornece uma ótima sensação ao final de cada treino. E agora chegou o momento de sentir a sensação de competir, analisar outros corredores e até mesmo ganhar uma medalha!

Procure um calendário de corridas e confira quais corridas estão próximas de acontecer. É legal escolher uma que não esteja muito próximo de ser realizada, mas que também não demore para acontecer.

FatorX Corridas

Que tal se preparar para conseguir correr 10 km em 8, 6 ou até mesmo 4 semanas? Esta é a ideia do FatorX Corridas.

Preparamos um plano de treinos completo para quem deseja realizar corridas de rua e ir um além dos tradicionais 5 km. Vale a pena conferir mesmo que acredite que 10 km seja um pouco demais para você. Isto porque as dicas e materiais complementares são bastante úteis.

E como trata-se de um material completamente gratuito, não existem motivos para não fazer o download. É isso aí, acesse o FatorX Corridas e baixe o material.

Esperamos que tenha gostado das dicas de como treinar para corridas de rua. Depois de realizar alguma prova, caso queira, volte aqui e compartilhe sua experiência com outros corredores do Blog Fitness Brasil.

5/5 - (3 reviews)

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.