Com toda a correria dos dias de hoje quem tem tempo livre para ficar na cozinha e preparar suas refeições pode ser considerado uma pessoa privilegiada. E muitos têm dificuldades em manter uma alimentação saudável justamente por conta disto.
Para ajudar na tarefa de quem precisa otimizar o seu tempo, vamos listar algumas dicas sobre pratos congelados, que são uma excelente maneira de controlar sua alimentação e seguir uma rotina de maneira mais tranquila.
Em nosso guia para conservação de alimentos listamos dicas de armazenamento para que não perca os seus principais alimentos. E para complementar as dicas vamos apresentar os benefícios do congelamento de pratos prontos e como pode preparar um cardápio desta maneira.
Confira como as refeições congeladas são práticas, ótimas para manter a saúde e seguir na dieta.
Benefícios das Refeições Congeladas
Inicialmente podemos ficar um pouco cismados ou descrentes sobre o congelamento de alimentos e até mesmo de refeições completas, mas existem ótimos motivos como os que listamos a seguir.
- Alimentos são estocados sem conservantes, mantendo o sabor caseiro.
- Podem ser consumidos a qualquer momento ou época.
- Porções pré-determinadas, evitando faltas ou desperdícios.
- Economia na limpeza e no custo dos alimentos.
- Quem for consumir não precisa de contar com conhecimentos culinários, apenas saber esquentar.
Congelamento de Pratos Prontos
Uma das dificuldades de quem está de dieta é a dependência do cardápio de restaurantes, que nem sempre contará com os alimentos que deseja. O congelamento de pratos prontos acaba com este tipo de contratempo, bastando apenas que você prepare as suas marmitas.
Um fator interessante dos pratos prontos é o de que você prepara as refeições pensando num período, portanto pode comprar na quantidade adequada e ainda substituir alimentos quando possível ou necessário.
Também vale ressaltar que o preparo das refeições de maneira caseira garante uma maior qualidade dos alimentos.
Preparando Cardápios de Pratos Congelados
Cada um terá uma realidade e uma estrutura disponível. Não é todo mundo que conseguirá produzir um cardápio de 5 refeições de uma vez. Da mesma forma, não é todo mundo que terá espaço na geladeira de sua casa ou empresa para armazenar suas vasilhas ou marmitas.
A dica é fazer um planejamento e tentar aproveitar ao máximo aqueles alimentos que são chamados de coringa, e que podem ser preparados de diversas maneiras e ainda podem ser aproveitados em diversos pratos, como o arroz e o feijão.
Seguindo com as dicas de aproveitar todos os alimentos e evitar desperdícios, confira algumas dicas que podem complementar os seus cardápios.
Congelando Carnes
A vantagem das carnes é a possibilidade de que uma carne pode ser grelhada, assada, refogada, entre outros tipos de preparo. E para ser realmente prático ao ponto que você pode congelar, é interessante priorizar receitas com bifes ou carnes em cubos, pois são mais fáceis de preparar porções.
Congelamento de Massas
O interessante das massas na verdade está no molho. Determinados tipos de macarrão podem ser preparados com molho à bolonhesa ou molho branco, por exemplo. Sendo permitido o consumo de massas na sua dieta, prepare uma quantidade boa de porções de macarrão e faça variações com pequenas porções de diversos tipos de molho.
Saladas Congeladas?
Não é recomendado congelar ou esquentar saladas. Porém, alguns alimentos podem ser aproveitados no preparo de alguns pratos; como os tomates que podem ser utilizados em molhos; ou o palmito que pode ser incluído em algum recheio. Enfim, mesmo as saladas podem ser aproveitadas no seu planejamento para congelar os seus pratos.
Agora que conferiu os benefícios e algumas dicas de como preparar os seus pratos congelados, faça seu planejamento de acordo com os tipos de cardápios indicados pelo seu nutricionista.
Por acaso já segue uma rotina de pratos congelados? Se quiser, compartilhe as experiências da sua dieta deixando um comentário para outros leitores que podem estar interessados numa vida de marmitas fitness, por exemplo.