Especialmente para quem procura informações sobre uma alimentação saudável, estamos sempre publicando informações e dicas de receitas saudáveis. E nos conteúdos sempre surgem recomendações de alimentos com propriedades bem interessantes para quem deseja emagrecer; como a Araruta, que vamos conferir as principais informações nesta publicação.
O Que é Araruta?
A araruta é uma raiz amilácea, ou seja, rica em amido, que é amplamente utilizada na culinária, podendo ser utilizada em pratos doces ou salgados. Por conta de suas propriedades, a araruta é utilizada no preparo de pães, bolos, biscoitos, pudins, cremes, mingaus, molhos, entre outras opções.
Popularmente podemos dizer que a araruta é bastante similar a mandioca, o inhame, a batata-doce e outras raízes comestíveis.
A planta é originária da América do Sul e tem sido cultivada há séculos por povos indígenas que a usavam tanto como alimento quanto para fins medicinais.
Dicas de Como Usar a Farinha de Araruta
Quem possui restrições e precisa seguir uma dieta sem glúten, pode utilizar a farinha de araruta para cozinhar e assar. Confira algumas dicas de como usar a farinha de araruta na sua cozinha.
Você pode substituir a farinha de trigo por farinha de araruta em receitas de pão, bolo, panquecas e biscoitos. Porém, a farinha de araruta é mais densa que a farinha de trigo, por isso você pode precisar ajustar as quantidades ou usar outras farinhas sem glúten em conjunto.
Use a farinha de araruta como um espessante para molhos e sopas, pois ajuda a dar consistência e um sabor suave aos pratos.
Adicione a farinha de araruta em receitas de sobremesas como pudins e mousses, ela ajuda a dar a consistência desejada e também é menos calórica do que outras opções de espessantes.
Faça um mingau com farinha de araruta, leite e açúcar. É uma opção rápida e saudável para o café da manhã ou lanche da tarde.
Utilize a farinha de araruta em receitas salgadas, como empanados ou como uma alternativa ao amido de milho em receitas de empadão.
Araruta: Benefícios à Saúde
Além de ser indicada para pessoas com restrições alimentares, a araruta pode ser consumida por idosos, crianças, pessoas com debilidades físicas e em doentes que estejam em recuperação.
A araruta é uma fonte de vitaminas, minerais, fibras e proteínas; além de antioxidantes que possuem propriedades medicinais. No uso medicinal, podemos citar a ação analgésica, tratamento de feridas e picadas, combate a problemas gastrointestinais, estomacais e intestinais.
Por possuir bactérias intestinais benéficas, a araruta auxilia e reforça o sistema imunológico, então previne anemias, melhora a circulação, protege a saúde do coração, trata de infecções, e pode inclusive auxiliar contra a perda de peso. Ou seja, a araruta é excelente para fazer com que seu corpo responda melhor às adversidades e possíveis doenças.
Vida Sem Glúten
Pessoas com doenças celíacas podem consumir tranquilamente a araruta, pois é um alimento livre de glúten. Para quem consome tapiocas para emagrecer, a fécula e o polvilho de araruta podem substituir a fécula e o polvilho de mandioca, sendo indicado no preparo de tapiocas ou pães de queijo, por exemplo.
É importante lembrar que a farinha de araruta deve ser armazenada em local seco e fresco e, embora seja uma alternativa saudável e nutritiva, deve ser consumida com moderação, pois é rica em carboidratos e pode levar ao ganho de peso se consumida em excesso.
Por acaso já conhece e utiliza a araruta de outra maneira que não mencionamos? Se quiser, deixe um comentário para que outros leitores conheçam ainda mais sobre este ótimo alimento.