Impressionante, cada vez mais a tapioca vem fazendo parte da dieta de quem está querendo emagrecer. Entre os motivos estão o fato de ser um alimento saudável, saboroso e muito prático para preparar.
A tapioca começou a ficar popular como um substituto do pão francês, por não possuir glúten e combater os inchaços abdominais. E o sucesso vem aumentando com a quantidade de opções de recheios e a possibilidade de preparar receitas com poucas calorias.
Tapioca no Emagrecimento
A tapioca é feita a partir da fécula de mandioca, que possui poucas calorias; como já dissemos, não possui glúten; é rica em micronutrientes como cálcio, ferro e fósforo; não possui sódio; e é ótima para ser consumida antes das atividades físicas. Ou seja, é um super alimento para quem deseja emagrecer com saúde.
A dica para quem deseja perder peso é que a tapioca é um carboidrato simples. E para evitar que seja rapidamente absorvida como açúcar é interessante incluir linhaça ou chia na massa, para que a mesma ganhe em fibras. De qualquer forma, mesmo sem essas sementes ainda continua sendo um alimento de baixa caloria.
A única ressalva é que não é indicado consumir mais de duas tapiocas por dia.
Confira o pequeno infográfico que preparamos e não deixe de conferir nossas receitas com tapioca.
- Saudável: a tapioca não possui glúten ou gorduras, além de ser de fácil digestão. E é um alimento rico em carboidratos de fácil digestão.
- Nutritivo: conta com vitaminas do complexo B (B1 e B6), ácido fólico e minerais, como ferro e cálcio.
- Fonte de Energia: a tapioca é um ótimo alimento para consumir antes dos treinos físicos. Ela aumenta seu condicionamento para realizar atividades físicas.
- Prático: é muito simples para preparar e para escolher o recheio, que pode ser doce ou salgado (sempre encontra algo na geladeira que serve como recheio).
- Substitui o Pão: a tapioca tem a metade das calorias de um pão, além de contar com carboidratos saudáveis.
- Econômica: um pacote de goma, que rende em média 5 tapiocas, sai pelo mesmo preço de um pacote de pão de forma integral.
Dicas Para Preparar Sua Tapioca
Se ainda não fez nenhuma, faça uma sem recheio para experimentar a massa e entender melhor como é feito o preparo.
Com o tempo pega o jeito, mas deve sempre evitar que passe do ponto, pois fica mais difícil de dobrar para colocar o recheio.
Quando o recheio não for feito com algum alimento rico em fibras, acrescente linhaça ou chia na massa.
Para dobrar pode usar duas colheres, uma pressionando o recheio e outra do lado contrário, embaixo da massa.
O objetivo é emagrecer, certo? Mas como a tapioca é muito versátil e bastante leve, podemos nos empolgar na hora do recheio e colocar demais. Então cuidado no momento de rechear as suas.
É isso. Se estiver em processo de emagrecimento não deixe de incluir este ótimo alimento como opção de cardápio.
E então, já conferiu nossas receitas de tapioca? Continue no BHUM, seu ponto de partida para conquistar a sua melhor versão.