Quem se alimenta bem e de forma saudável sempre tem salada em seu prato, muito bem acompanhada de um bom azeite, não é mesmo?
Além de ser um excelente alimento para prevenir doenças e problemas de saúde, o azeite é mais fácil de ser digerido do que outros óleos comuns e suas propriedades aceleram o metabolismo, com funções que ajudam a eliminar gorduras; sendo um grande companheiro para quem deseja emagrecer e secar a barriga.
Confira todos os detalhes e principais características sobre o azeite de oliva em nosso pequeno guia.
Tipos de Azeite
Já sabemos que os azeites são um tipo de gordura saudável, e agora veremos um pouco sobre os tipos de azeite de oliva.
Azeite Extra Virgem: é o mais comum e também o mais puro dos azeites, com apenas 0,5% de acidez.
Azeite Puro: este é menos concentrado que o extravirgem com 1,5% de acidez.
Azeite Virgem: é um pouco mais ácido que o azeite puro e possui até 2% de acidez. Também é considerado um pouco adocicado, mas ainda saudável.
Azeite Refinado: no seu processo são retirados cor, sabor, aroma e até vitaminas, podendo ser considerado um azeite de baixa qualidade, inclusive pela sua acidez que é superior a 3%.
Azeite Composto: é uma mistura do azeite refinado com outros tipos de óleo como o de soja.
Vida Saudável Consumindo Azeite
Todos os azeites são indicados para temperar alimentos. Os tipos extra virgem, puro e virgem também podem ser usados para grelhar e fritar carnes, mas não são indicados para fritar outros tipos de alimentos.
O azeite de oliva não é considerado o “ouro líquido” apenas por ajudar pessoas que querem perder peso.
Consumindo azeite você combate ao câncer de mama; previne doenças cardíacas, normalizando seu colesterol; diminui sua pressão arterial; controla o nível de açúcar no sangue, o que é ótimo para diabéticos; reduz a possibilidade de sofrer de artrite e osteoporose; e por ser um dos alimentos antioxidantes ajuda na limpeza do organismo e no combate ao estresse.
O azeite é realmente um dos pilares para levar uma vida saudável. Porém, você nunca deve consumir mais do que 4 colheres de sopa por dia, pois pode agir de forma contrária e aumentar a gordura do sangue, sendo prejudicial à saúde.
Se a sua intenção é consumir azeite por conta de suas propriedades para queimar gordura localizada, ainda é recomendado fazer exercícios regularmente, além de seguir uma dieta com alimentos que potencializam os seus objetivos. Se quiser, pode conferir nosso Guia Fitness, pois irá lhe ajudar no momento de aliar alimentação e atividades físicas.
Como visto, existem diversos motivos para o azeite de oliva fazer parte de todos os seus cardápios e não é apenas para dar um sabor à salada ou para o prato do dia. Bem, quem já gostava, agora vai gostar ainda mais; e quem não gostava, provavelmente está mudando de ideia em relação aos azeites nas refeições.