A ideia da dieta dos pontos é que uma pessoa pode perder peso comendo de tudo que ela gosta, mas desde que faça uma reeducação alimentar para cortar os excessos e também eliminar o consumo de gorduras trans.
A dieta dos pontos possui este nome porque as calorias são substituídas por pontos, sendo que cada ponto corresponde a 3,6 kcal. Assim, uma vez que foi determinado o cardápio de sua dieta, basta calcular a quantidade de pontos que pode consumir e fazer o controle da pontuação durante as refeições.
Então basta trocar as calorias por pontos e comer livremente o que eu quero? Calma, pois não é tão simples assim e você precisa tomar algumas precauções, como vamos conferir nesta publicação.
Como Funciona a Dieta Dos Pontos
Para começar na dieta dos pontos você deve calcular o seu limite diário de pontos. Este cálculo é feito considerando a taxa de metabolismo basal (TMB) + o índice de massa corporal (IMC) + nível de sedentarismo.
Pode parecer um pouco complicado inicialmente, mas consegue encontrar calculadoras online que fazem esse cálculos para você. Depois que listar as suas informações, irá montar seu planejamento de cardápios.
Como Fazer a Dieta Dos Pontos
Por mais que a dieta dos pontos pareça simples e tranquila de se fazer, o verdadeiro “ponto” é a disciplina de quem a faz. A pessoa deve estar pronta para realizar uma reeducação alimentar, mas isto não é fácil quando adota a ideia que pode simplesmente comer à vontade.
Muitos perdem o foco facilmente na dieta dos pontos por relaxarem e apenas realizar as contagens em relação ao que estão comendo. E se fosse fácil reduzir na quantidade e também na hora de cortar alimentos é provável que nem precisassem fazer uma dieta.
Dicas Para Fazer a Dieta Dos Pontos
A dieta dos pontos é uma ótima opção como primeira tentativa para quem deseja emagrecer com saúde. E como existe a possibilidade de secar e perder até 4 quilos no primeiro mês (esse número diminui depois), vale a pena tentar na sua investida para emagrecer. Porém, é necessário seguir algumas dicas para ter sucesso fazendo a dieta dos pontos.
Anote tudo que você está comendo para ter controle de quantos pontos consumiu e quantos pontos ainda pode consumir nas próximas refeições; mas apenas para ter conhecimento sobre o andamento da sua dieta. É fundamental que você não fique o tempo todo calculando e pensando quando pode comer até atingir o seu limite diário, principalmente porque comer de maneira desregulada complica a digestão e dificulta a sua capacidade de perder peso.
Caso você não seja das pessoas mais organizadas, especialmente com a sua alimentação, pode seguir a recomendação de realizar refeições de 3 em 3 horas. Esta é uma prática que oferece uma série de benefícios em relação à perda de peso.
Para conquistar resultados realmente expressivos com a dieta dos pontos vale muito a pena investir em alguma atividade física. Então não deixe de conferir o Guia Fitness do BHUM, uma publicação com informações e características sobre as principais modalidades fitness que você pode investir para ser uma pessoa mais saudável.
Por acaso conhece ou você mesmo já fez a dieta dos pontos? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência, especialmente se for para relatar sobre o processo e quais os benefícios conquistados com a dieta.