Treino HIIT: High Intensity Interval Training

Treino HIIT: Guia Completo Sobre Treinos Intervalados de Alta Intensidade

Treino HIIT. Mesmo que nunca tenha ouvido falar ou se quer faça ideia do que se trata, ao final deste texto vai ter uma completa noção de todos os benefícios e como este tipo de treinamento pode ser bastante útil para você, principalmente para queimar uma infinidade de calorias.

O HIIT é responsável pela inspiração de diversos programas de emagrecimento, que utilizaram da sua metodologia para desenvolver as sequências de exercícios dos seus treinos. Seja para secar a barriga, definir membros, melhorar o condicionamento físico, entre outros objetivos, estes programas são todos baseados no HIIT.

E os motivos são vários, como vamos conferir nesta publicação.

Treino HIIT: O Que é?

HIIT do inglês High Intensity Interval Training que é traduzido como Treino Intervalado de Alta Intensidade, é uma metodologia de exercícios aeróbicos de alta intensidade, num curto espaço de tempo, sendo realizado com pequenos intervalos de descanso.

O objetivo desta combinação é fazer com que o praticante acelere o seu metabolismo e desta forma consiga queimar mais calorias do que num treino tradicional.

Um dos pontos mais interessantes e talvez o grande atrativo do HIIT é que você tem a possibilidade de conquistar os mesmos resultados de horas numa academia (por exemplo) em treinos de apenas alguns minutos.

E o melhor, sem precisar fazer séries chatas utilizando diversos equipamentos. Todos os exercícios são feitos apenas com o peso do seu corpo. Esses detalhes formam o diferencial dos treinamentos intervalados de alta intensidade.

Treino HIIT: Guia Completo Sobre Treinos Intervalados de Alta Intensidade

Benefícios Dos Treinos HIIT

Entre os benefícios dos treinos HIIT temos a liberdade provinda da falta de necessidade de equipamentos (ou aparelhos) para realizar os exercícios. Isto quer dizer que pode fazer seus treinamentos onde e quando lhe for mais cômodo. Ou seja, não será necessário perder tempo se deslocando para outro local, e com um pouco de espaço já consegue treinar tranquilamente.

Outro ponto interessante é a eficiência na aceleração do metabolismo, fator que nem sempre vai conseguir numa academia, pelo menos não em pouco tempo.

E o diferencial do HIIT também está na sua comprovada capacidade de definir e modelar o corpo. Entre os adeptos encontram-se diversos homens e mulheres que conseguiram secar e trincar a barriga por conta da metodologia que envolve exercícios e descansos rápidos.

Treino HIIT Para Hipertrofia

Quem deseja ganhar músculos está interessado em queimar gorduras. E nesta tarefa os treinos baseados no HIIT podem impulsionar os seus resultados, aumentando as suas chances de conquistar um corpo definido.

O único cuidado é com a elaboração dos treinos, para que o aeróbico não anule o de hipertrofia e vice-versa. Na prática não existem segredos para compor este tipo de treinamento, que ainda deve contar com o complemento da dieta, que deve ser focada nos seus objetivos, no caso, de ganhar massa muscular.

Treino HIIT Para Emagrecer

O sucesso do treino HIIT entre pessoas que desejam emagrecer não se faz apenas pela eficiência dos exercícios.

Mesmo que para muitos o ir numa academia não seja necessariamente um problema, o fato de precisar usar roupas que modelam ou exibem os contornos do corpo pode incomodar bastante. Então a praticidade de treinar em casa acaba sendo mais um incentivo.

Estes detalhes e a infinidade de treinos HIIT para emagrecimento fazem com que a metodologia se torne um verdadeiro fenômeno entre pessoas que desejam perder peso. E o melhor, com a eficiência do método, isto ainda é possível em um tempo menor do que o normal.

Principais Dúvidas Sobre Treinos HIIT

Confira algumas das que são as principais dúvidas envolvendo treinos HIIT e confira se não as mesmas das suas.

Minha Dieta Será Diferente Com Treinos HIIT?

Se estiver com dúvidas sobre a sua dieta, saiba que o treino HIIT não é diferente de outras atividades físicas no que diz respeito à dieta.

A alimentação é talvez o principal pilar para conquistar seus objetivos. Não adianta treinar para emagrecer ou ganhar massa se o seu cardápio não favorecer. Inclusive, em alguns casos se recomenda uma reeducação alimentar, que é interessante para diagnosticar e avaliar a qualidade de sua dieta. Isto é legal principalmente para saber como potencializar e melhorar os seus resultados.

Posso Fazer o HIIT Todos os Dias?

Saber quantas vezes são necessárias treinar por semana é uma das principais dúvidas sobre os treinos HIIT. E na verdade vai depender do nível de condicionamento da pessoa e o estilo do treino aplicado.

Existem treinos mais simples, de poucos exercícios, que podem ser indicados diariamente; enquanto existem treinos mais elaborados, com exercícios mais avançados e que podem acelerar seu metabolismo por mais tempo, dispensando a necessidade de fazer todos os dias.

O Treino HIIT Queima Massa Magra?

Para os que estão preocupados em não eliminar apenas gorduras podemos dizer que queimar massa magra não é o objetivo do treino HIIT. Mas lembramos que tudo depende da qualidade na elaboração dos treinos, assim como a dieta que é um complemento essencial.

Treinos HIIT Aumentam a Resistência?

Esta não é uma característica exclusiva dos treinos HIIT. Um dos principais objetivos de qualquer atividade física é justamente aumentar a sua resistência. De qualquer forma, se esta for a sua necessidade, existem treinos HIIT específicos para melhora do condicionamento físico.

E aí, gostou de todas as informações e dicas de treinos HIIT? Esta é uma excelente dica principalmente para quem deseja emagrecer em casa.

Se já iniciou em algum programa de emagrecimento que utiliza a metodologia do HIIT, siga com bastante foco.

É isso aí; continue no Blog Fitness Brasil, seu guia para um estilo de vida saudável.

5/5 - (2 reviews)

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.