Conheça os Treinos de Equilíbrio e Seus Benefícios

Conheça os Treinos de Equilíbrio e Seus Benefícios

Não, os exercícios de equilíbrio não servem apenas para aquelas pessoas conhecidas por serem desastradas. Existem diversos benefícios e inclusive motivos para você investir em treinos de equilíbrio. Vale muito a pena conferir, principalmente para sair daquela rotina dos treinos ou atividades físicas tradicionais.

Quais os Treinos de Equilíbrio?

Na verdade, não terá um treino fechado de equilíbrio. O que temos é uma variedade de exercícios para melhorar o equilíbrio, que podem compor o seu treino com a finalidade aumentar sua capacidade de se equilibrar e melhorar a sua coordenação motora. Confira quais são e saiba se pode aplicar na sua rotina de treinos.

Equilíbrio Com as Pernas

Fique numa perna só, tentando se manter o mais parado possível. Com o tempo pode fazer o exercício em cima de uma almofada, bola bosu ou numa plataforma que dificulte um pouco a situação para você.

Também pode ficar numa perna só, em cima de algum dos equipamentos sugeridos, e segurar uma bola ou halter; girando com os braços, mas mantendo o torso parado.

Com o tempo, para evoluir, pode dificultar as coisas realizando o agachamento. Basta direcionar a perna comprimida para a frente e agachar. Depois levante e contraia novamente a perna esticada, mas sem encostar a mesma no chão.

Conheça os Treinos de Equilíbrio

Equilíbrio em Pulos

Numa caixa ou plataforma, pule num pé só, sendo que o outro deve estar num ângulo de 90° para trás; ou então para frente, com você segurando o joelho. Depois da aterrissagem tente se manter o mais parado possível.

Também pode realizar pulos à sua frente, na maior distância que conseguir, ficando imóvel o máximo possível. Ao dar uma balançada, retome e faça um novo pulo, repetindo o processo.

Conheça os Treinos de Equilíbrio

Modalidades Que Desenvolvem o Equilíbrio

Falamos um pouco sobre dificultar os exercícios e evoluir. E uma dica bacana é a de procurar modalidades fitness que sejam interessantes para desenvolver o seu equilíbrio e coordenação motora, como as que vamos listar a seguir.

Ioga

Ioga

No ioga trabalha o equilíbrio não apenas do corpo, mas da mente; o que oferece uma série de benefícios à saúde. E mesmo parecendo simples ou fáceis os exercícios de ioga fortalecem a sua musculatura e aumentam a sua força.

Slackline

Slackline

Se estamos falando de aumentar a sua capacidade de se equilibrar, o slackline é com certeza um dos esportes em que o equilíbrio é determinante e consequentemente bastante desenvolvido através dos exercícios.

Benefícios do Treino de Equilíbrio

Alguns dos benefícios são previsíveis por conta dos tipos de exercícios, mas alguns não são percebidos de cara. Enfim, confira quais são os benefícios conquistados por quem pratica os treinos de equilíbrio.

Melhora da Coordenação Motora

O benefício mais perceptível em relação aos treinos de equilíbrio é a melhora de sua coordenação motora. Rapidamente percebe que as suas tarefas do dia a dia passam a ficar mais simples, como se você as realizasse com maior facilidade. Essa melhora da coordenação também é percebida com uma correção da sua postura, que tende a ficar num nível ideal.

Maior Reação de Seu Corpo

Não quer dizer que você vá virar um verdadeiro ninja, mas o seu tempo de reação irá ser potencializado. Sabe aquelas tarefas que hoje faz rapidamente, quase que de modo automático, mas que no início sofria para conseguir realizar? Pois é, com o tempo irá se equilibrando cada vez mais rápido, e isso será refletido nos seus reflexos que ficarão mais intensos.

Oferece Mais Estabilidade

Se já teve oportunidade de andar num ônibus lotado já deve ter percebido que algumas pessoas simplesmente têm mais facilidade para ficar em pé em meio ao balanço do veículo do que outras. Isso é um simples sinal de que algumas pessoas têm uma capacidade maior de se equilibrar do que o normal. E é justamente o que você irá conquistar entre os benefícios dos treinos de equilíbrio.

Aumenta a Sua Força

Da mesma maneira que acontece em outras atividades físicas, você irá melhorar o seu condicionamento físico e consequentemente aumentar a sua força. Mesmo tendo um alto poder de concentração ainda precisará de força para realizar todos os exercícios de equilíbrio. Inclusive os outros fatores costumam ser resultados de seu aumento de força.

Desenvolve Sua Agilidade

Talvez o principal benefício de uma modalidade física é colher de seus ensinamentos ou fundamentos no seu dia a dia. No caso dos treinos de equilíbrio, com certeza o conjunto de benefícios será apresentado numa maior agilidade do adepto. É similar ao que acontece com quem pratica boxe, que aprende a antecipar golpes e se desviar. Num exercício de equilíbrio antecipa possíveis quedas e se põe numa postura correta antecipadamente.

Esse tipo de antecipação é interessante no sentido que passa a ser uma pessoa mais alerta e tende a tomar decisões mais acertadas em situações que normalmente não iria prever ou simplesmente não saberia o que fazer de bate pronto.

Previne Lesões

Na verdade este é um benefício de qualquer atividade física, pois ao melhorar o seu condicionamento tende a se lesionar menos. Mas pense num trabalho de dublês. Eles são treinados para saber como cair e não se lesionar. É este tipo de mentalidade que irá desenvolver com os treinos de equilíbrio.

Conheça os Treinos de Equilíbrio e Seus Benefícios

Faça um Teste de Equilíbrio

Por acaso já fez o teste para saber o seu nível de equilíbrio? Pois é, existem exercícios simples que podem indicar isso para você. Pode começar andando 10 passos numa linha reta, como a de um canteiro; também pode ficar na posição do flamingo; e ainda pode tentar se estabilizar num pé só, mas com os olhos fechados. Faça o teste e descubra se você é uma pessoa equilibrada!

Mesmo parecendo simples, esses testes indicam bastante sobre uma pessoa, pois destacam não apenas o seu nível de desequilíbrio, mas se a pessoa tem dificuldades por estar acima do peso ou não ter uma boa coordenação motora, por exemplo.

Citamos vários benefícios dos treinos de equilíbrio e vários são conquistados em outras atividades físicas. Se quiser, pode conferir o Guia Fitness que preparamos. Nele encontra uma lista de modalidades fitness que podem te atender de maneira semelhante.

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