Benefícios do Ioga

Benefícios do Ioga

Alinhar o seu corpo com a sua mente, este é o principal objetivo do Ioga. Uma prática que pretende trazer bem-estar e equilíbrio para seus adeptos; que podem ser mulheres, homens, crianças e até mesmo idosos.

Nos dias agitados e corridos como estamos vivendo atualmente, a tão comentada qualidade de vida é um desejo de muitos. E o Ioga pode ser uma excelente ferramenta para que você consiga ter mais tranquilidade e principalmente disposição para realizar suas tarefas diárias.

Deseja levar uma vida mais plena? Confira alguns dos principais benefícios do Ioga com o Blog Super Dieta.

Benefícios do Ioga

Auxilia no Emagrecimento

Pode não aparentar, mas os exercícios e posições de Ioga, mesmo os mais simples, são ótimos para acelerar o seu metabolismo e fazer com que você queime calorias, podendo reduzir algumas medidas.

E como a prática do Ioga tem por objetivo causar bem estar, você tende a comer menos ou com mais qualidade.

Impulsiona o Condicionamento Físico

As posições e exercícios do Ioga melhoram o seu sistema respiratório, que é o primeiro passo para obter um melhor condicionamento físico. Ou seja, você tem mais disposição para realizar atividades de todos os tipos.

E como o Ioga faz com que queime mais calorias, são maiores as chances de conquistar a tão desejada massa magra. Aliás, dependendo do estilo de exercícios que selecionar pode inclusive ganhar músculos.

Melhora o Sistema Cardiorrespiratório

Coração e pulmões têm o funcionamento favorecido com a prática do Ioga. Os exercícios regulam o sistema nervoso e a circulação sanguínea; além da pressão arterial. E como a capacidade respiratória é melhorada, você aumenta sua capacidade para realizar outras atividades físicas, como a corrida, por exemplo.

Maior Qualidade de Sono

Com os benefícios anteriores já fica fácil deduzir que seu sono será favorecido. Quando está numa situação mais plena, reduz (ou até mesmo elimina) a possibilidade de ter algum tipo de insônia ou algo que lhe impeça de dormir. Na verdade, com o seu corpo em harmonia automaticamente irá dormir mais tranquilamente.

Reduz o Estresse e Ansiedade

Com os benefícios do Ioga concluímos que ao conquistar um corpo e alma em equilíbrio estamos reduzindo a possibilidade de levar uma vida com estresse e ansiedade.

Na meditação, por exemplo, consegue esvaziar sua cabeça e eliminar aquelas questões que podem nos deixar mais agitados, para não se dizer preocupados.

Ao praticar o Ioga desenvolve uma rotina de autoconhecimento, o que é excelente para melhorar sua autoestima, o que favorece nas relações interpessoais e podem inclusive evitar com que tenha alguns problemas de saúde, como a depressão.

Com o Ioga consegue melhorar sua concentração e focar apenas no que lhe trará benefícios. Ou seja, aumenta sua capacidade de deixar questões que podem lhe irritar de lado. Em outras palavras, conquista o equilíbrio necessário para o dia a dia.

Ioga Para Idosos?

Ioga Para Idosos

Por ser uma das chamadas práticas de baixo impacto, o Ioga é muito interessante para idosos. Existem algumas modalidades que podem ser realizadas facilmente por quem já está na melhor idade.

E com todos os benefícios do Ioga que já foram apresentados, os idosos (inclusive os mais sedentários e que nunca foram adeptos de atividades físicas) contam com diversos motivos para começar a praticar e ser um adepto do Ioga.

Vale mencionar que algumas pessoas (como aposentados) podem ter dificuldades para encontrar atividades e mesmo se relacionar com outras pessoas. O Ioga, que pode ser inclusive ser feito em casa, pode ser uma solução para estes idosos.

Como Funciona o Ioga Para Crianças?

Ioga Para Crianças

Os pais e mães têm ótimos motivos para iniciar os filhos no Ioga. Confira alguns dos principais benefícios do Ioga para crianças.

  • Aumenta a concentração.
  • Melhora a coordenação motora.
  • Maior flexibilidade.
  • Favorece à respiração.
  • Controle e equilíbrio do corpo e mente.

Com certeza é interessante. Principalmente para crianças que são muito agitadas e ansiosas (além de outras questões que podem inclusive prejudicar a saúde).

Os Chakras e o Ioga

Os chakras são itens fundamentais para entender o Ioga. Porém, trata-se de um tópico um pouco extenso para explicar aqui. Então vamos apenas cobrir o básico sobre o assunto, mas deixamos a recomendação, para aqueles que queiram se aprofundar mais, que busquem mais informações sobre os chakras.

Os chakras são sete centros de energia que têm por objetivo absorver a energia vital (prana), distribuí-la em cada indivíduo (no corpo, mente e espírito) e por fim liberá-la para o exterior.

Os centros podem estar abertos, com a energia fluindo livremente; ou fechados, não havendo circulação. Ou seja, quando bloqueados podem surgir desequilíbrios.

Então o objetivo é sempre buscar com que os seus chakras estejam alinhados, para que possa encontrar um equilíbrio ou simplesmente bem-estar.

Confira quais são os sete chakras.

  • Chakra Base, Chakra da Terra.
  • Chakra Umbilical, Chakra da Água.
  • Chakra Plexo Solar e Umbilical, Chakra do Fogo.
  • Chakra Cardíaco, do Ar.
  • Chakra Laríngeo, o Chakra do Éter.
  • Chakra Frontal ou 3º Olho.
  • Chakra Coronário, Chakra da Luz.

Ioga ou Yoga?

Como curiosidade vamos falar um pouco sobre os dois modos de referenciar a prática: a Yoga ou o Ioga. Podemos dizer que os dois modos estão corretos. O que muda é que o Ioga seria o ideal para a língua portuguesa. De qualquer forma, o que importa é a prática e todos os seus benefícios.

Como podemos conferir não faltam benefícios à prática do Ioga. E para completar ainda podemos citar uma modalidade especial, que é voltada às futuras mamães. Isso mesmo, encontra opções de Ioga para gestantes.

Depois de tantos benefícios, nem é preciso dizer como pode fazer toda a diferença à gravidez, não é mesmo? Mas se quiser mais informações pode conferir um conteúdo sobre Ioga para gestantes.

Continue no Blog Super Dieta para conferir mais conteúdos para levar uma vida mais plena e saudável de verdade.

5/5 - (1 reviews)

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.