Postura Correta no Trabalho Home-Office

Postura Correta no Trabalho Home-Office

Trabalho em regime home-office com certeza não é algo recente, mas depois da pandemia se tornou a rotina de muitos que nunca haviam tido a experiência de trabalhar em casa.

E como em todo escritório, seja ele remoto ou não, existem algumas questões importantes inclusive para a saúde dos colaboradores, como a postura certa durante a jornada de trabalho.

Se nunca parou para pensar neste tópico, ou se nunca chamaram sua atenção para o que envolve a ergonomia no trabalho, confira como garantir uma postura correta especialmente no home-office.

Postura Correta no Trabalho Home-Office

O Que é Ergonomia no Trabalho?

Ergonomia no trabalho é uma prática que estuda o comportamento de colaboradores e desenvolve normas com o objetivo de proporcionar um ambiente compatível com as suas atividades, focando nas necessidades físicas, mentais e inclusive emocionais de cada colaborador.

Ao criar um ambiente saudável a empresa reduz a probabilidade de seus colaboradores serem expostos a riscos ergonômicos, garantindo a saúde física e mental de todos.

Dicas Para Manter a Postura Correta

Enquanto alguns são extremamente descuidados, e utilizam qualquer cadeira para trabalhar, por exemplo; outros são precavidos e temem problemas ou lesões causados por erro na postura durante o trabalho.

Focando principalmente na sua saúde, confira algumas dicas essenciais e que servem inclusive para avaliar a qualidade de seu trabalho no regime de home-office.

Postura Correta no Escritório

  • Seus pés devem tocar no chão normalmente; nem para mais, nem para menos; com seus joelhos ficando num ângulo de 90°.
  • Pernas separadas, inclusive para evitar dores e lesões na coluna por erro de postura.
  • Mantenha o tronco apoiado no encosto da cadeira.
  • Permaneça com ombros e coluna sempre eretos.
  • Evite abrir os cotovelos, deixando os mesmos próximos ao corpo.
  • Para evitar lesões, fique com os braços e punhos numa posição reta.
  • Sua cabeça precisa ficar reta, numa posição natural e sem necessidade de movimentos.
  • Seu monitor deve ficar entre 45 e 70 cm de distância dos olhos, valendo a sua qualidade ou facilidade para enxergar sem esforços.

Organizando Seu Home-Office

Já publicamos algumas dicas para melhorar o seu home-office, mas vamos indicar novas opções, focando especialmente no que irá garantir uma postura correta no seu ambiente de trabalho.

Escolha a Cadeira Certa Para Você

Num escritório dificilmente um colaborador terá a oportunidade de escolher a sua cadeira, que atenda suas necessidades pessoais e principalmente físicas. E uma das vantagens do home-office está justamente na possibilidade de decorarmos e organizarmos o ambiente de trabalho à nossa maneira.

Vale a pena procurar um profissional, como um arquiteto ou decorador, que além de criar o seu ambiente ajude com a escolha dos móveis de seu escritório; em especial a cadeira, que é o móvel que mais impacta no seu conforto e ergonomia durante o trabalho.

Invista em Monitores

Quem já trabalha com dois monitores sabe como isto faz a diferença em nossa produtividade diária, como visualizar duas opções ao mesmo tempo, além da possibilidade de trabalhar em resoluções maiores do que as normais em notebooks.

Se nunca teve a oportunidade, vale a pena incrementar o seu ambiente de trabalho e investir num segundo monitor, mesmo que utilize poucas aplicações abertas ao mesmo tempo.

Utilize Acessórios Ergonômicos

Não poderíamos falar de postura correta sem citar acessórios ergonômicos. E pode parecer besteira, mas um simples mouse pad pode influenciar inclusive na sua necessidade de esforços. Portanto, principalmente se precisar trabalhar por jornadas maiores ou com poucos intervalos, vale a pena visitar uma loja de materiais para escritório e conferir o que pode auxiliar na sua rotina.

Segurança do Trabalho

Vale a menção de que existem algumas regras de segurança do trabalho, muito promovidas em empresas que possuem CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), que servem justamente para prever acidentes no ambiente profissional.

É interessante seguir as principais recomendações como realizar alongamentos e intervalos para descanso, além de algumas dicas de segurança, pois são fundamentais para garantir a sua produtividade e inclusive a sua saúde.

E então, como leva a sua rotina de trabalho remoto? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com home-office com outros leitores do BHUM.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.