É engraçado, pois ao lermos PACE acreditamos ou associamos com algum tipo de sigla ou algo parecido. Mas Pace vem do inglês, e seu significado é Ritmo. E nas corridas adotamos como um indicador importante para avaliar o desempenho de corredores, sendo que o seu pace pode fazer toda a diferença em seus resultados.
Se estiver insatisfeito e pensando sobre o que pode fazer para melhorar e baixar o tempo de suas corridas, confira todas as informações sobre o Pace.
O Que Significa Pace?
Pace é o ritmo médio de um corredor numa corrida, sendo medido em minutos por quilômetro. Num percurso sempre haverá variações de tempo, com o atleta correndo mais ou menos em determinados intervalos. Conhecendo o cálculo do pace e analisando os percursos de suas corridas, consegue analisar o seu desempenho e principalmente o que fazer para melhorar o seu pace.
Para Que Serve o Pace?
Quanto menor o seu pace, melhor a sua corrida. Ou seja, o pace serve principalmente para melhorar o seu desempenho nas corridas. Entre outras coisas, o pace serve para distribuir melhor o tempo dos corredores durante o percurso de uma corrida, sendo que a estratégia adotada pelo corredor está diretamente ligada ao seu pace.
Como atleta a ideia deve ser de sempre evoluir. E no caso das corridas o pace é com certeza um dos pilares para melhorar o seu desempenho e baixar o seu tempo.
Como Melhorar o Pace
Normalmente as assessorias já possuem planos de ação com algumas estratégias para melhora do pace de seus atletas; mas sabemos que a corrida faz sucesso justamente por contar com adeptos que preferem fazer os seus treinos por conta própria. Especialmente para estes corredores, confira algumas dicas de como melhorar o seu pace.
Fortalecimento Muscular
Quanto melhor o seu desempenho físico, melhor o seu resultado na corrida. Simples assim, mas ainda existem corredores que não dão importância para este detalhe e não realizam um trabalho de fortalecimento muscular.
Se nunca trabalhou a questão muscular, comece criando metas para baixar o seu tempo, e depois analise qual foi o seu pace médio. Depois das corridas, faça uma auto avaliação física para determinar o nível de fadiga dos seus músculos, para que possa determinar a sua necessidade de investir em fortalecimento muscular.
Diversifique os Treinos
Falamos de fortalecimento muscular, e realmente existem treinos de musculação para corredores, mas como diversidade estamos nos referindo a outros tipos de treinos que podem ser úteis para o corredor. Por exemplo, num treino funcional desenvolve sua locomoção, postura, flexibilidade e força; que oferecem excelentes benefícios para corredores.
Se quiser ajuda para escolher outro tipo de treino, confira nosso Guia Fitness e saiba as características das principais modalidades fitness.
Como Calcular o Pace
Aplicativos de corrida e inclusive esteiras fazem o cálculo do pace automaticamente para você, mas se precisar basta seguir o seguinte cálculo: distância (em metros) / (tempo (em minutos) x 60) x 3,6.
E então, agora que sabe como funciona, para que serve e inclusive como calcular o seu pace, como pretende aplicar essa estratégia em suas corridas? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros corredores.