Correr em Esteira: Expectativa x Realidade

Treino de Corrida em Esteira

Mesmo os corredores mais experientes, que já participam de corridas de rua regularmente, de vez em quando precisam correr numa esteira. E com certeza treinar suas corridas numa esteira pode oferecer alguns benefícios ao atleta, mas é preciso seguir algumas dicas para que a realidade não seja diferente da expectativa.

Confira o que fazer para garantir os melhores resultados quando precisar treinar suas corridas numa esteira.

Benefícios de Correr em Esteira

Correr em esteira significa maior segurança para o atleta que tem a redução de problemas como cãibras, lesões ou algum tipo de acidente. Como outras atividades indoor, tem os benefícios de não precisar se preocupar com o clima, chuvas ou questões como baixas ou altas temperaturas, podendo fazer suas corridas em qualquer hora do dia.

Numa esteira é mais simples de manter o foco e principalmente o ritmo de sua corrida, já que consegue determinar e regular a velocidade. Isto inclusive garante que consiga gerenciar sua frequência cardíaca com maior facilidade.

Correr em Esteira

Correr em esteira oferece os mesmos benefícios de correr em ruas como melhorar a qualidade do sono e aumentar a disposição para realizar suas tarefas diárias. E ainda age na prevenção de problemas cardiovasculares, como pressão alta ou infarto; diminui o nível de colesterol no sangue e da pressão arterial.

Se pensar que ainda é possível regular os níveis de dificuldade e simular subidas como a de montanhas, realmente fica difícil encontrar algo que não seja benéfico em correr numa esteira.

Dicas Para Correr em Esteiras

Por mais que as dicas para correr em esteiras possam parecer simples, nunca é demais lembrar que deve procurar ajuda profissional; principalmente porque as corridas estão muito ligadas às questões cardíacas e outros problemas que podem impactar a sua saúde.

Para não ter imprevistos nas suas corridas, sempre faça um aquecimento caprichado de pelo menos uns 5 minutos antes de subir na esteira.

Para obter melhores resultados, faça corridas progressivas, aumentando o ritmo de acordo com os minutos ou então com a quantidade de quilômetros percorridos.

Da mesma maneira que numa corrida de rua, corra numa postura com o tronco reto e sempre olhando para a frente.

Evite inclinações ou até mesmo ficar segurando na barra lateral. Só faça isso quando for dar uma pausa ou simplesmente encerrar a corrida.

Correr em Esteira

Erros ao Correr em Esteiras

Normalmente os erros ao correr em esteiras são cometidos por pessoas que possuem esteira em sua residência ou no seu condomínio. E isto acontece por uma falta de metas ou de levar as corridas mais a sério (com algum objetivo). Por exemplo, quem deseja emagrecer deve ter em mente que será preciso correr entre três e cinco vezes por semana, com corridas de pelo menos 40 minutos cada.

Para quem deseja treinar para alguma corrida de rua, uma esteira oferece uma série de benefícios, mas não exige do seu corpo da mesma maneira como numa via ou algum tipo de pista aberta. Não cometa o erro de achar que treinar numa esteira te dará o mesmo preparo que treinar em pistas de corrida, pois com certeza a realidade será bem diferente da expectativa.

Qual a sua preferência como corredor, acha melhor correr numa pista ou numa esteira? Se quiser, deixe um comentário e contribua com alguma dica especial para outros leitores que são adeptos da corrida como esporte preferido.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.