Como Funciona o Método de Treino Tabata?

Como Funciona o Método de Treino Tabata

Indo direto ao assunto, na prática o método tabata vai funcionar como outros treinos de alta intensidade e fazer com que o metabolismo do praticante acelere e continue queimando calorias mesmo após os treinos. Então, se você já conhece o HIIT (High Intensity Interval Training), com certeza vai ficar interessado para saber o que o método tabata possui de diferente.

E na verdade vamos tentar justamente esclarecer quais as diferenças entre o treino tabata e o treino HIIT. Confira principalmente para entender porque o método tabata vem ganhando alguns admiradores.

O Que é o Método de Treino Tabata?

Derivado dos treinos intervalados de alta intensidade, o método de treino tabata é um protocolo de treino aeróbico. Seu objetivo é ser ainda mais intenso e contar com um menor tempo para descanso. Para se ter uma ideia, um treino tabata não deve passar de 4 minutos, enquanto em outras modalidades como o HIIT este tempo pode ser mais extenso.

Porém, é importante ressaltar que num treino de tabata o adepto deve fazer um aquecimento de alguns minutos. Então, contando o pré-treino e o treinamento em si o tempo total deve ser de uns 12 minutos.

Como Funciona o Método de Treino Tabata

Como Funciona o Treino Tabata

Alguns profissionais fitness fazem adaptações, mas o treino tabata conta com 8 séries de 20 segundos de exercícios e 10 segundos de descanso; que no total contabiliza os 4 minutos do treinamento.

Num treino tabata pode trabalhar alguns grupos musculares como peitoral, tríceps, pernas, glúteos, abdômen e braços. Porém, por ser mais curto e intenso, dificilmente vai trabalhar mais de dois grupos por treino.

Benefícios do Método Tabata

Entre os benefícios do método tabata podemos citar o aumento da resistência e força muscular, além da melhoria do sistema cardiorrespiratório. Porém, talvez o melhor benefício dos treinos tabata seja o fato de durar apenas 4 minutos. Então o mesmo pode servir de preparação ou de conclusão para outro treinamento principal.

Ou seja, o atleta que estiver querendo melhorar o seu desempenho pode utilizar do método tabata para aumentar a qualidade e potencializar ainda mais os seus treinos.

Treino Tabata x Treino HIIT

Para explicar as diferenças entre um treino tabata e um treino HIIT temos o fato do método tabata exigir bem mais do atleta em termos de força muscular e também de condicionamento físico; não sendo recomendado para atletas iniciantes. Sem contar que deve ser executado com algum exercício complementar.

Já os treinos intervalados de alta intensidade são mais flexíveis, e além de poder ser a única atividade do adepto, podem ser executados inclusive por iniciantes. Falando em flexibilidade, podemos citar o HIIT + Pilates, que é um treino especial para quem deseja queimar mais calorias.

Desta forma, podemos dizer que o treino tabata é interessante quando precisa de um treino complementar (antes ou depois) de sua atividade principal e que potencialize os seus resultados. Já o treino HIIT é interessante quando precisar turbinar os seus treinos, como acontece em treinos de corrida ou no pilates como já citamos.

O que achou das características do treino tabata? Se já conhecer ou até mesmo já treinar seguindo o protocolo, deixe um comentário com alguma dica especial para quem procura mais informações sobre o método de treino tabata.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.