Dicas Para Correr Maratonas

Dicas Para Correr Maratonas

Com certeza é sensacional tomar a decisão de correr uma maratona, mas como não é algo em que se consegue executar de um dia para o outro, deve seguir alguns passos antes de se inscrever numa prova. Então confira nesta publicação as dicas que selecionamos para quem deseja correr maratonas.

Evolução: Meia Maratona Para Maratona

Na prática os treinos para uma meia maratona são semelhantes ao de uma maratona, e o que determina a escolha de um atleta entre uma prova e a outra é a sua capacidade, inclusive mental, para completar os 42km de uma maratona.

Seja como for, por mais que você tenha o sonho e se sinta capaz de completar uma maratona, procure começar pela meia maratona, com os 21km servindo como uma preparação. Esta é uma excelente maneira de ir evoluindo nas suas corridas e evita inclusive possíveis frustrações que podem lhe atrapalhar futuramente.

Dicas Para Correr Maratonas

Dicas Para Correr Maratonas

Mesmo que já esteja acostumado a correr 10km, que é uma distância bacana e que pode ser considerada intermediária, pensar em correr 42km é algo realmente expressivo e portanto merece toda a atenção no momento de se preparar.

Depois de seguir todas as dicas de como começar a correr e já estar realizando e completando as provas de percurso tradicionais, começa um trabalho em que vai desenvolver a sua capacidade física e mental. Para isso, é recomendado procurar uma assessoria esportiva ou grupo de corridas, pois vão lhe aplicar as dicas a seguir de modo muito mais efetivo, além de dar o suporte de quem vivencia a rotina de corredores.

Preparo Físico Para Maratonas

Para o seu preparo físico, confira as atitudes que deve tomar se pretende correr (e completar) os 42km de uma maratona.

  • Realize pelo menos 3 treinos por semana, sendo 4 treinos o ideal.
  • Gradualmente tente chegar às distâncias entre 22km e 32km.
  • Reforce sua alimentação e dobre a atenção com a musculação.

Preparo Mental Para Maratonas

Ansiedade é um bom exemplo de como um desequilíbrio psicológico pode prejudicar seu desempenho em corridas. O nervosismo para completar uma prova pode fazer com que muitos sintam desconfortos e enjoos, fazendo com que todo o trabalho de preparo seja desperdiçado, então é fundamental que o corredor saiba se preparar psicologicamente.

Normalmente os atletas que conseguem realizar maratonas têm uma força mental acima da média, conseguindo focar e ficar num estado parecido com um transe, em que nada tira a sua atenção durante a corrida. Mas na prática é um equilíbrio entre completar as suas metas e saber desenvolver o seu preparo.

Minha Primeira Maratona

A melhor dica para uma primeira maratona é simples: completar. Use isso a seu favor e elimine questões como o seu tempo, por mais que isso seja interessante de analisar para as suas próximas maratonas.

Como motivação para a sua primeira maratona encare como um desafio pessoal e não uma competição com outros corredores. Pode ser interessante ter inspiração de outros atletas, mas foque apenas em você mesmo quando estiver correndo.

Por acaso já participou de alguma maratona? Se sim, compartilhe sua experiência de atleta com outros corredores deixando um comentário para os leitores do BHUM.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.