Como Respirar Melhor em Corridas

Como Respirar Melhor em Corridas

No início parece estranho falar de respirar melhor numa corrida, pois a sensação é de que não sabemos como se respira, não é mesmo? Mas na verdade estamos falando de algumas técnicas que vão alinhar o seu sistema respiratório com o seu sistema cardíaco, para que funcionem da melhor maneira e apresentem o melhor desempenho durante as suas corridas.

Em tempos em que nos adaptamos a respirar com máscaras, com certeza não teremos problemas em adaptar nossa respiração de acordo com os objetivos de nossas corridas; mas se nunca realizou este tipo de trabalho confira nossas dicas para respirar melhor durante as suas corridas.

Como Respirar Melhor em Corridas

Benefícios da Respiração Correta

Normalmente só sentimos o impacto em relação aos benefícios de uma respiração correta quando começamos a correr percursos mais longos.

Quem está acostumado a correr 10km com certeza terá um impacto quando estiver treinando para meias maratonas, de 21km. E na verdade o que acontece em parte dos casos, quando conseguimos finalizar estes novos percursos, é que nos adaptamos e aprendemos como respirar para distâncias maiores.

Já fica evidente que saber respirar melhor durante as corridas vai fazer você evoluir no esporte e melhorar o seu desempenho como atleta; mas existem outros benefícios como ser um dos agentes que vão acelerar o seu metabolismo, fazendo com que queime calorias por mais tempo.

Toda corrida possui um grupo de ritmos determinados em intervalos, que podem baixar ou se intensificar durante o percurso da corrida. Entender como funcionam estes intervalos e principalmente como respirar em cada um deles será fundamental para conquistar o melhor desempenho.

Quais as Técnicas de Respiração?

Conhecer as práticas e quais são as principais técnicas de respiração para corredores é fundamental, especialmente para avaliar a sua respiração e uma possível necessidade de adaptação ao modo como você respira. Então confira quais são as técnicas de respiração que podem fazer a diferença durante as suas corridas.

Quais as Técnicas de Respiração?

Respiração Pelo Nariz e Boca

Podemos dizer que o ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca, mas na prática o que determina isso é para qual tipo de corrida você está treinando. Seja como for, existem alguns benefícios de se respirar pelo nariz como limpar o ar antes que chegue aos pulmões e aumentar o tempo antes do início do desgaste ou simplesmente o adiamento da fadiga por conta da respiração.

Existe o tipo de corrida em que vai precisar respirar predominantemente pela boca. Inclusive quando estiver acelerando é inclusive indicado; mas fica a ressalva de que temos o fato de que inalar somente pela boca pode levar à hiperventilação.

Respiração Ritmada

Na respiração ritmada temos praticamente um trabalho de coordenação motora; uma vez que sincroniza sua respiração com os seus passos durante a corrida. Ou seja, determina e realiza a respiração de acordo com o modo como você corre. Por exemplo, vamos imaginar que determinou um padrão de respiração tipo 2 (ou 2:2), nesta situação você inspira e expira a cada dois passos.

Respiração Abdominal

Este é um tipo de respiração mais avançado, em que respira mais profundamente, de modo que utiliza toda a capacidade dos pulmões para que alcancem o seu abdômen. Também é conhecida como respiração torácica e popularmente é o que os corredores chamam de respirar pela barriga.

Como Respirar Melhor em Corridas de Rua

Cada atleta terá um desempenho pessoal, mas existem alguns requisitos que podemos chamar de básicos para melhorar a sua respiração durante as corridas. Confira quais são, além de algumas dicas de como aplicar na sua rotina de treinos.

Encontre o Ritmo Ideal

É preciso desenvolver o seu PACE se pretende melhorar a sua respiração durante as corridas. É nele que aprende como manter a sua respiração constante e confortável em cada um dos intervalos dos percursos em suas corridas. Ou seja, com o PACE ritmiza sua corrida e qual a maneira de respirar corretamente durante todo o percurso.

Exercícios Para Respirar Melhor

Quando o objetivo é melhorar a respiração nada melhor do que as atividades aeróbicas, que são excelentes e altamente recomendadas como complemento para corredores. Entre as diversas opções de modalidades, praticar Ioga é excelente para melhorar a sua respiração durante as corridas.

Se quiser, confira nosso Guia Fitness, nele encontra uma lista de diversas modalidades que são ótimas para fortalecer os músculos do sistema respiratório e altamente recomendados para quem deseja respirar melhor durante suas atividades.

Na maioria das vezes quem realiza corridas de rua de modo amador não repara na sua respiração e em como isso impacta nos seus resultados. É importante fazer uma avaliação pessoal inclusive para saber se sua respiração fica acelerada ou não por muito tempo após as corridas.

Gostou de nossas dicas sobre como respirar melhor em corridas? Lembrando que no BHUM você confere o FatorX Corridas, o ponto de partida para quem deseja ser um corredor e participar de corridas de rua.

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