O Que é Hiperventilação Pulmonar?

O Que é Hiperventilação Pulmonar

Problemas respiratórios como as crises de asma estão entre as principais adversidades que atrapalham quem deseja levar uma vida mais saudável, pois impactam diretamente a rotina de quem realiza atividades físicas. É justamente o caso da hiperventilação pulmonar, como iremos conferir nesta publicação.

O Que é Hiperventilação Pulmonar?

No processo de respiração, em condições normais, devemos inspirar oxigênio e expirar dióxido de carbono. Hiperventilação pulmonar é um desequilíbrio no momento de respirar; em que o processo acelera e a pessoa começa a exalar mais do que inala. Nesse caso, há uma redução de gás carbônico no sangue e consequente aumento do pH sanguíneo.

Para que possa entender, temos um acréscimo da quantidade de ar que ventila os pulmões, o que aumenta a frequência no processo e faz com que nossa respiração fique mais intensa ou simplesmente mais acelerada.

O Que é Hiperventilação Pulmonar

Causa da Hiperventilação

Basicamente qualquer doença respiratória ou que nos faça respirar incorretamente pode causar a hiperventilação. Mas podemos citar as atividades físicas, especialmente as de velocidade, como um possível agente da hiperventilação. Inclusive, para não sofrer com a hiperventilação, alguns atletas realizam trabalhos especiais para melhorar a respiração durante suas atividades.

Outra causa da hiperventilação é a ansiedade. Pessoas ansiosas e que chegam ao ponto de ter ataques de pânico com certeza passam por algum tipo de hiperventilação pulmonar, e precisam avaliar sobre a necessidade de cuidados médicos regularmente.

Quais os Sintomas da Hiperventilação?

Citamos a aceleração da respiração, mas alguns sintomas da hiperventilação dão justamente uma impressão contrária. Confira os principais sintomas da hiperventilação pulmonar.

  • Tontura ou vertigem.
  • Sensação de estar flutuando.
  • Visão borrada.
  • Sensação de falta de ar.
  • Desmaios.
  • Taquicardia ou palpitação.
  • Dores musculares ou no peito.
  • Tremores ou paralisias.

Quem apresenta sinais de fraqueza, fadiga ou exaustão constantemente, mesmo sem ter realizado atividades mais intensas, provavelmente tem algum tipo de desequilíbrio respiratório, que é sintoma da hiperventilação pulmonar. Se este for o seu caso, procure ajuda médica.

É importante alertar que a hiperventilação pulmonar não deve ser confundida com a síndrome da hiperventilação, que se trata de um distúrbio respiratório que possui origem psicológica ou fisiológica.

Para que se tenha um melhor entendimento, também acontece de não haver ventilação nos pulmões. E ao invés da redução temos o aumento do dióxido de carbono no organismo ou hipoventilação pulmonar. Suas causas podem ser diversas, mas normalmente acontece por alguma falha ou imperfeição do sistema respiratório.

Mesmo que você não tenha algum tipo de desequilíbrio respiratório, por acaso tem contato com alguma pessoa que tem? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outras pessoas que procuram mais informações sobre hiperventilação pulmonar.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.