Preguiça de Fazer Musculação? Invista em Treinos Funcionais

Invista em Treinos Funcionais

A musculação todo mundo conhece, mas o treino funcional ainda pode ser considerado uma novidade e portanto existem dúvidas sobre o funcionamento e quais as diferenças para os treinos ou modalidades fitness tradicionais.

Para esclarecer e ajudar as pessoas que desejam levar um estilo de vida saudável, vamos detalhar sobre os treinos funcionais e como podem ser interessantes, confira abaixo.

O Que é um Treino Funcional?

Invista em Treinos Funcionais

O treinamento funcional tem como característica desenvolver os movimentos, e não necessariamente os músculos. A ideia é trabalhar possíveis funções que realizamos no nosso dia a dia, o que é simulado através de certos movimentos.

Os treinos funcionais são interessantes para quem deseja ganhar massa muscular ou perder peso, além de ser indicado para quem precisa melhorar sua flexibilidade e as funções cardiorrespiratórias.

Inicialmente, podemos dizer que as pessoas que fazem ou já fizeram musculação não têm restrições para investir nos treinos funcionais. Uma vez que entendemos que as mesmas possuem a chamada memória motora, que é conquistada quando um indivíduo é ou pelo menos foi praticante de atividades físicas.

Para que você possa entender, enquanto na musculação o foco é no ganho de força e massa, no treino funcional o objetivo é ganhar flexibilidade e maior resistência para realizarmos nossas atividades.

Ou seja, se estiver fazendo musculação com a intenção de melhorar seu desempenho nas atividades diárias, o treinamento funcional pode ser tão ou mais interessante para você. Portanto vale a pena consultar o seu personal trainer sobre os treinos funcionais.

Exemplos de Treinos Funcionais

Como exemplo de treinamento funcional podemos citar os treinos em HIIT (High Intensity Interval Training), pois exercícios como agachamento e elevação dos joelhos são exemplos de movimentos funcionais.

Como modalidade podemos citar o CrossFit, que é bastante completo inclusive. Numa aula ou treino de CrossFit realiza uma série de exercícios funcionais com uma das características do HIIT, que é a de utilizar apenas o peso de seu corpo, e nenhum equipamento ou máquina.

Concluindo Sobre os Treinos Funcionais

Concluindo sobre a indicação dos treinos funcionais, é importante deixar claro de que não estamos criticando ou fazendo menos dos treinos de musculação.

A ideia desta publicação é de apenas indicar o treino funcional como uma opção para aquelas pessoas que estão sem muita motivação para fazer musculação, ou que não precisam necessariamente trabalhar determinados músculos.

Vale ressaltar também que as duas modalidades podem ser praticadas em conjunto, e portanto você pode combinar musculação e treinos funcionais, de acordo com as suas necessidades ou objetivos.

Já pratica e é adepto de algum treino funcional? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Blog Fitness Brasil, seu guia para um estilo de vida saudável.

5/5 - (1 reviews)

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.