Dicas Para Estacionar Corretamente

Dicas Para Estacionar Corretamente

Estacionar corretamente pode ser uma tarefa desafiadora para muitas pessoas, especialmente em áreas que sejam mais movimentadas. E a questão é que normalmente não existe um meio termo: ou você sabe, ou não sabe como estacionar corretamente.

Quem tem facilidade estaciona em qualquer tipo de terreno e em veículos de qualquer porte. Já quem tem dificuldades sofre para estacionar mesmo em vias planas e com grande espaço para manobrar. No caso de você se sentir como um participante do grupo que tem problemas no momento de estacionar, confira algumas dicas que lhe serão bastante úteis.

Estacionar Corretamente Para Aprendizes

Para quem ainda está na auto escola e literalmente aprendendo a dirigir, vale muito a pena treinar em modos que simulem situações reais. Ou seja, estacionar com as orientações do instrutor e os equipamentos do CFC pode ser bacana, mas faça simulações estacionando em vias com movimento de verdade, ou então no estacionamento do seu prédio.

Use as marcações no chão, pois indicam o tamanho da vaga e ajudam a orientar seu carro para estacionar corretamente. Certifique-se de alinhar seu carro dentro das linhas e deixar espaço suficiente para outros carros ao seu redor.

Use os espelhos do veículo para se orientar em relação à vaga, além de verificar a posição do carro em relação a outros carros.

Observe os obstáculos ao seu redor, como postes, árvores ou outros carros, para evitar colisões. Faça manobras cuidadosamente e lentamente.

Estacionar pode ser estressante, mas tente manter a calma e não se apresse. Se você cometer um erro, não se preocupe e corrija cuidadosamente a posição do carro.

Fique atento às leis locais de estacionamento, já que alguns lugares podem ter restrições de tempo ou limites de estacionamento. Quando for habilitado, esta atitude será fundamental para evitar multas ou reboques.

Para complementar as dicas para quem está aprendendo a dirigir, lembre-se de que a prática leva à perfeição e quanto mais você praticar, mais fácil será estacionar corretamente.

Dicas Para Estacionar Corretamente

Estacionar Corretamente Para Habilitados

Quando já estiver habilitado e for um motorista habilitado, pode ser interessante sair da sua zona de conforto. O que faz com que muitas pessoas travem no momento de estacionar é criar algo que não existe, como dar importância demais à opinião de outras pessoas, por exemplo.

Acabou de tirar a carteira de habilitação e nunca estacionou numa determinada situação? Que bom, pois esta é uma excelente oportunidade de você aprender. É assim que se deve encarar estas situações.

Outra questão que impede uma pessoa de estacionar corretamente é valorizar demais o seu carro. Claro que atualmente os valores são bastante consideráveis, e carros estão longe de estarem saindo a preço de banana. Mas você precisa se desencanar disso, não deixando que sua mente seja dominada.

No caso de gostar de dirigir carros mais robustos, do tipo família, vale a pena utilizar um sensor de proximidade. No caso do seu carro ter grandes dimensões e não possuir o sensor de proximidade, vale a pena consultar sobre a instalação, especialmente se for uma pessoa de estatura mais baixa ou que tenha dificuldade para enxergar por cima dos bancos.

Por fim, mas não menos importante, pode ser o caso de investir em algumas questões que serão favoráveis para você. Por exemplo, pode ser bastante útil e prático fazer uma parceria com o vizinho sobre o uso de suas vagas, de modo que ganhem tempo entrando e inclusive saindo da garagem.

E então, curtiu nossas dicas para quem deseja estacionar corretamente? De zero a dez, qual a sua nota pessoal estacionando? Se quiser, compartilhe sua experiência deixando um comentário para outros leitores.

5/5 - (3 reviews)

Talvez Você Goste