Consultor Automotivo: O Que Faz um Personal Car?

Consultor Automotivo: O Que Faz um Personal Car?

Pelo conceito é possível imaginar, mas vamos conferir mais informações sobre a profissão de consultor automotivo e como um profissional pode lhe ajudar, seja você um consumidor final ou o representante de uma revenda de veículos.

Quando se pensa no mercado automotivo como um todo, fica até complicado mapear toda a sua dimensão, pois temos montadoras, modelos, serviços, terceiros, apenas para citar alguns exemplos.

E como em qualquer segmento, todas essas características demandam de conhecedores ou pessoas com experiência e que possam lhe guiar às melhores decisões. É justamente daí que surgiu o consultor automotivo.

Então vamos detalhar sobre a profissão, e também dar dicas para quem pretende ser um personal car.

Consultor Automotivo: O Que Faz um Personal Car?

O Que é Consultor Automotivo?

Numa analogia, temos o nutricionista para lhe indicar dietas; a decoradora para lhe auxiliar com a decoração de seu imóvel; e o personal trainer, que vai lhe dar uma força com as atividades físicas. Da mesma maneira temos o consultor automotivo, que também é conhecido como personal car.

No caso, o consultor automotivo irá lhe ajudar com as questões relacionadas aos negócios automotivos de um modo geral. Normalmente seus serviços estão relacionados às negociações, mas pode envolver questões burocráticas ou até mesmo a escolha de um modelo de veículo.

Pela diversidade de possibilidades, o consultor automotivo deve estar preparado para atender clientes internos ou externos. Aliás, é bastante comum que consultores automotivos gerenciem negociações entre revendas e consumidores, fazendo com que as duas partes fiquem satisfeitas.

O Que Faz um Consultor Automotivo?

Por prática do mercado, as revendas de veículos possuem um profissional para realizar o trabalho de negociar veículos para revender; mas em casos especiais pode acontecer de ser necessário a contratação de um consultor automotivo.

Normalmente consultores automotivos são procurados pelos consumidores finais. Seja por não estar com tempo disponível, falta de conhecimentos ou mesmo por desconfiança, muitas pessoas procuram um consultor automotivo para ficar livre de dores de cabeça no futuro.

Entre os serviços de um consultor automotivo podemos citar seleção de modelos; pesquisa e comparação de preços; informações sobre financiamentos (compra e venda); documentações e licenciamentos; cotação de seguros e proteção veicular; além de questões como revisões e manutenções.

Quero Ser Personal Car

Por ser uma profissão relativamente nova, podemos dizer que ainda está em expansão e conta com muitas oportunidades para quem deseja investir e ser um personal car.

Para quem deseja ser um personal car é importante ressaltar que no caso de estar querendo trabalhar apenas com um produto, serviço ou marca, você está mais na categoria do representante. Um personal car deve ser imparcial e capaz de trabalhar com o maior leque possível de opções.

Ou seja, quem deseja trabalhar como personal car deve ter um excelente conhecimento do mercado automotivo.

Uma vez que já esteja bem inserido e se sinta confortável para trabalhar como personal car, pode investir em questões como estudar o comportamento do mercado, além de acompanhar inovações e soluções digitais.

Como soluções digitais estamos nos referindo não apenas às marcas e modelos, mas questões como redes sociais e outros canais digitais. É isso aí, tudo passa pelo digital atualmente e você deve estar confortável com todas as opções disponíveis.

Em qual perfil você se encaixa? Deixe um comentário e participe dos conteúdos da Multimarcas BH, sua Agência de Marketing Automotivo.

Avalie esta publicação

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.