É normal que uma pessoa que ficou algum tempo sem treinar sinta dificuldades ao retomar a rotina de atividades físicas. E depois da pandemia que impossibilitou bastante a nossa socialização essa tarefa pode ser ainda mais complicada. Se este for o seu caso, confira algumas dicas úteis para quem ficou um bom tempo parado e deseja retomar a sua rotina de treinos.
Respeite Seu Corpo e Volte Aos Poucos
Por mais que tenha sido um atleta de alto nível, é fundamental que você respeite o seu corpo e faça um diagnóstico para saber qual o seu nível depois de ficar parado por um bom tempo. Depois de uma avaliação tenha em mente que pode ir voltando aos poucos, sendo que o principal é conquistar um ótimo condicionamento físico.
Se também tiver saído da dieta, é importante que você retome os hábitos saudáveis, seguindo uma alimentação saudável e voltada para os seus objetivos físicos.
Foque na Memória Muscular
Não importa qual tipo de modalidade ou treino você praticava, seu corpo possui o que chamamos de memória muscular e irá se lembrar! Mas calma aí, pois não significa que pode simplesmente retomar os mesmos níveis de treinos de quando parou.
A ideia é que seu corpo se lembra do seu condicionamento físico e sabe até onde é capaz de chegar. Então você pode criar metas que irão ativando a sua memória muscular com os treinos, de modo que fique mais próximo de alcançar os seus objetivos.
Controle a Intensidade
Por mais que seu corpo se lembre e você tenha um histórico de treinos, é importante que controle a intensidade durante os exercícios e não fique ansioso por resultados. É a velha história de pensar como uma maratona e não como um sprint. Inclusive, citamos a questão da alimentação, e não precisa ser radical com a sua dieta, você pode fazer uma adaptação gradual para que não tenha desconfortos ou problemas.
Escolha os Melhores Horários
Um bom exemplo de escolha de horário é o que acontece com as academias, que em determinados horários estão simplesmente lotadas e chegam a desanimar de malhar. Uma dica bacana, inclusive para retomar com qualidade, é aproveitar o sábado ou domingo, que normalmente contam com movimento menor ou mais tranquilo. Por exemplo, pode optar por malhar nos domingos, terças e quintas; ou então nas terças, quintas e sábados. Nestes exemplos, teria uma boa frequência e um bom tempo de descanso.
Seja Constante
Para completar a sua retomada aos treinos é fundamental que você seja constante e regular nas suas atividades físicas. Todas as dicas até aqui são para que faça o seu retorno com qualidade, mas deve pensar a longo prazo e manter um plano permanente de treinos, sendo que a ideia é que você não precise passar por esse processo de retomada novamente.
Vale a pena pensar em todos os benefícios e em como irá ganhar em qualidade de vida ao se manter saudável. Como estamos falando de retomadas, é legal pensar em tudo que chegou a conquistar antes; e no momento em que retomar o seu ápice novamente crie novas metas pessoais e siga evoluindo nos seus treinos.
No caso de estar com o seu mental pronto para voltar, mas não sabe qual a modalidade certa para você, confira nosso Guia Fitness, um material em que encontra desde dicas para seguir uma dieta até as melhores modalidades físicas para quem deseja levar um estilo de vida saudável.