É natural que a nova mamãe se assuste com a quantidade de quilos que ganhou durante a gravidez, e depois do parto ficar com o desejo de voltar ao seu peso normal.
Claro que a prioridade é o bebê, mas existem algumas recomendações que você pode seguir para reduzir as medidas e ainda colaborar com a saúde de seu filho, que é justamente o objetivo desta publicação. Então confira algumas dicas que irão auxiliar na sua dieta pós-gravidez.
Foco na Amamentação
Ao amamentar a mulher produz um hormônio chamado ocitocina que, entre outras coisas, causa a contração do útero, estimulando-o para que volte ao seu tamanho normal.
Durante a amamentação são consumidas 700 calorias diárias. Isto equivale a uma boa quantidade de exercícios ou 1 hora de corrida. Portanto é fundamental manter foco na amamentação para não ter nenhum tipo de dificuldade.
Monte um Cardápio Light
Falamos de amamentação e para estimular a produção de leite é importante que siga um cardápio saudável, com alto valor nutricional.
Nunca é demais lembrar que os quilos que sobram após a gravidez são completamente normais e não precisa entrar no desespero de perdê-los o mais rápido possível. Mas é fundamental que siga uma dieta balanceada e bem planejada para potencializar a perda de peso.
Não existem segredos e basta realizar uma alimentação rica em nutrientes, mas que não adiciona calorias demais. Normalmente recomenda-se o consumo de até 2.000 calorias por dia. Como este valor pode variar um pouco, consulte um médico ou nutricionista para receitar uma dieta.
Um cardápio light garante que o efeito contrário não aconteça, evitando que a mamãe ganhe peso ao invés de perder.
Faça Atividades Leves
Mesmo com a amamentação queimando uma quantidade boa de calorias, é interessante para a mamãe realizar algumas atividades leves com o bebê.
Exercícios ajudam na estimulação do metabolismo e contribuem com a qualidade de vida e em deixar o corpo mais saudável. O legal é que com uma simples caminhada de uns 30 minutos consegue queimar por volta de 100 calorias; fortalecer as pernas; e ainda eliminar um pouco das gorduras abdominais.
Muitas mães de primeira viagem não se sentem seguras para sair com o recém-nascido e a dica é não deixar isto acontecer. Ir a pequenos compromissos, fazer compras simples e passear com o bebê são ótimas maneiras de se exercitar, além de manter-se saudável e ativa.
Encontre o Equilíbrio
Gravidez normalmente é sinônimo de noites mal dormidas, sacrifícios, estresse e consequente cansaço.
A mamãe deve procurar sempre manter um equilíbrio entre esta vida puxada e uma alimentação saudável, pois isso irá resultar em qualidade de vida. Ou melhor, é o que irá lhe favorecer no momento de reduzir medidas e chegar ao peso que deseja. Portanto, tente equilibrar ao máximo a sua rotina para colher os melhores benefícios.
Invista Num Programa de Emagrecimento
Mesmo que seja uma mamãe pouco chegada às atividades físicas, existem opções simples de exercícios e inclusive programas de emagrecimento para fazer as aulas em sua casa. Pois é, foi-se o tempo em que precisava frequentar academias, podendo ter dificuldades no trânsito e até mesmo para estacionar.
Por exemplo, com o Alimentação Fitness encontra um material completo, que une receitas saudáveis com exercícios. O programa é muito legal, pois todas as receitas são simples e práticas; e é necessário apenas alguns minutos de exercícios por treino. Vale a pena conferir todos os detalhes, pois são centenas de receitas fitness.
E você, já é mamãe e gostaria de compartilhar algo com futuras mamães? Deixe seu comentário e contribua com o conteúdo do BHUM, seu ponto de partida para conquistar a sua melhor versão.