Guia de Dietas Detox

Guia de Dietas Detox

Depois de virar moda nos Estados Unidos, despertar o interesse das celebridades e se tornar famosa mundialmente, a dieta detox, também conhecida como dieta desintoxicante, vem conquistando novos adeptos da geração saúde.

O método que tem como principal finalidade a limpeza e depuração do organismo, colabora para a perda de peso e o ganho de energia.

A dieta detox é rica em alimentos com o poder de retirar as toxinas do organismo, com destaque para o limão, principal elemento presente na lista dos alimentos que a compõem.

Com o aumento das atividades diárias, todos nós ficamos expostos a uma vida sedentária, longe dos exercícios físicos e com uma alimentação recheada de produtos industrializados, o que nos obriga a realizar uma limpeza em nosso organismo de tempos em tempos. E foi desta necessidade que surgiu a dieta detox, como iremos conferir.

Guia de Dietas Detox

Como Funciona o Detox

Profissionais especializados acreditam que o detox é um elemento importante no processo de purificação do organismo, apesar de admitirem que este último possui totais condições de remover sozinho as impurezas nele presentes. Inclusive, pode contar com a ajuda do fígado, que tem a função de eliminar as toxinas.

Com o passar do tempo, essas toxinas vão se acumulando no organismo, através do consumo de frituras, conservantes, alimentos com gordura trans ou cultivados com agrotóxicos, além de exposição ao sol e uso do fumo.

Todos esses agentes externos favorecem o acúmulo de toxinas, sobrecarregando o organismo e proporcionando tudo o que não queremos para nossa saúde: cansaço, baixa resistência, falta de concentração, sono durante o dia, alergias e sobrepeso.

Com o cardápio farto em frutas, fibras, castanhas e hortaliças, o organismo vai sendo limpo no decorrer da dieta detox.

O limão, elemento principal do programa, colabora com sua ação alcalinizante, melhorando assim o funcionamento do organismo. Ele também é rico em terpenos, o que auxiliará o fígado na eliminação das toxinas.

É importante ressaltar que os alimentos funcionais deixam o organismo mais resistente a doenças e ao envelhecimento, além de fornecer boa nutrição.

Dieta Detox

Com duração aproximada de 15 dias, a dieta detox pede bastante rigor e dedicação. Alguns alimentos devem simplesmente ser eliminados, conforme listamos abaixo.

  • Refrigerantes
  • Leite de vaca e derivados
  • Aditivos químicos
  • Pães e biscoitos refinados
  • Doces
  • Açúcar
  • Adoçante artificial
  • Café
  • Chá preto
  • Carne vermelha
  • Bacon
  • Linguiça
  • Salame
  • Frituras
  • Gordura trans

Durante a dieta detox daremos preferência para o limão, chá verde, água, azeite de oliva extravirgem, melancia, amêndoas, nozes, castanhas do pará, semente de linhaça e folhas verdes; como brócolis, couve, rúcula e chicória.

As refeições da dieta detox favorecem à limpeza do organismo e a perda de peso, mas nem sempre incluem proteína animal.

Cardápio Diário Detox

Para exemplificar, vamos dar um exemplo de cardápio com todas as refeições diárias numa dieta detox. Confira abaixo e faça as suas observações.

Em jejum: beba um copo de 200ml de água morna com suco de meio limão.

Café da manhã: uma banana pequena, uma colher de sopa de quinoa em flocos ou cereal integral sem açúcar, mais uma colher de sobremesa de uva-passa e uma xícara de chá verde.

Lanche da manhã: um copo de 200ml de suco de melancia batido com 1 colher de sopa de linhaça e suco de meio limão.

Almoço: um prato de sobremesa de salada de rúcula, cebola roxa e cenoura ralada; três batatas pequenas cozidas com casca e temperadas com azeite e salsa picada; um filé de frango grelhado; suco de laranja.

Lanche da tarde: uma taça pequena de salada de frutas com uma colher de sopa de mix de fibras.

Jantar: um prato de sobremesa com salada de alface, tomate e abacate com suco de limão e uma colher de sopa de azeite de oliva; duas colheres de sopa de arroz integral ou parboilizado com brócolis; um filé médio de peixe; e dois tomates cozidos no vapor.

Ceia: uma banana assada com canela em pó.

O processo detox é um pouco mais vantajoso do que os demais programas de emagrecimento, uma vez que está diretamente ligado à limpeza do organismo contra as toxinas.

Vale fazer a ressalva de que cada organismo possui uma resposta e que a dieta deverá ser acompanhada de uma atividade física.

Outro ponto importante é consultar um nutricionista para que se tenha uma avaliação detalhada do pré e pós-processo.

Já fez alguma dieta detox? Compartilhe sua experiência deixando um comentário para outros leitores do Blog Fitness Brasil, o seu Guia Fitness.

5/5 - (4 reviews)

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.