Depois de virar moda nos Estados Unidos, despertar o interesse das celebridades e se tornar famosa mundialmente, a dieta detox, também conhecida como dieta desintoxicante, vem conquistando novos adeptos da geração saúde.
A dieta detox é rica em alimentos com o poder de retirar as toxinas do organismo, com destaque para o limão, principal elemento presente na lista dos alimentos que a compõem, sendo que a metodologia detox tem como principal finalidade a limpeza e depuração do organismo, o que colabora para a perda de peso e o ganho de energia.
Com o aumento das atividades diárias, todos nós ficamos expostos a uma vida sedentária, longe dos exercícios físicos e com uma alimentação recheada de produtos industrializados, o que nos obriga a realizar uma limpeza em nosso organismo de tempos em tempos. E foi desta necessidade que surgiu a dieta detox, como iremos conferir.
Como Funciona o Detox
Profissionais especializados acreditam que o detox é um elemento importante no processo de purificação do organismo, apesar de admitirem que este último possui totais condições de remover sozinho as impurezas nele presentes. Inclusive, pode contar com a ajuda do fígado, que tem a função de eliminar as toxinas.
Com o passar do tempo, essas toxinas vão se acumulando no organismo, através do consumo de frituras, conservantes, alimentos com gordura trans ou cultivados com agrotóxicos, além de exposição ao sol e uso do fumo.
Todos esses agentes externos favorecem o acúmulo de toxinas, sobrecarregando o organismo e proporcionando tudo o que não queremos para nossa saúde: cansaço, baixa resistência, falta de concentração, sono durante o dia, alergias e sobrepeso.
Com o cardápio farto em frutas, fibras, castanhas e hortaliças, o organismo vai sendo limpo no decorrer da dieta detox. Por exemplo, o limão, principal agente do programa detox, colabora com sua ação alcalinizante, melhorando assim o funcionamento do organismo. Ele também é rico em terpenos, o que auxiliará o fígado na eliminação das toxinas.
É importante ressaltar que os alimentos funcionais deixam o organismo mais resistente a doenças e ao envelhecimento, além de fornecer boa nutrição.
Dieta Detox
Com uma duração aproximada de 15 dias, a dieta detox pede bastante rigor e dedicação; sendo que alguns alimentos devem simplesmente ser eliminados, conforme listamos abaixo.
- Refrigerantes
- Leite de vaca e derivados
- Aditivos químicos
- Pães e biscoitos refinados
- Doces
- Açúcar
- Adoçante artificial
- Café
- Chá preto
- Carne vermelha
- Bacon
- Linguiça
- Salame
- Frituras
- Gordura trans
Durante a dieta detox daremos preferência para o limão, chá verde, água, azeite de oliva extravirgem, melancia, amêndoas, nozes, castanhas do pará, semente de linhaça e folhas verdes; como brócolis, couve, rúcula e chicória.
As refeições da dieta detox favorecem à limpeza do organismo e a perda de peso, mas nem sempre incluem proteína animal.
Cardápio Diário Detox
Para exemplificar e você possa entender melhor, vamos dar um exemplo de cardápio com todas as refeições diárias numa dieta detox. Confira abaixo e faça as suas observações.
Em jejum: beba um copo de 200ml de água morna com suco de meio limão.
Café da manhã: uma banana pequena, uma colher de sopa de quinoa em flocos ou cereal integral sem açúcar, mais uma colher de sobremesa de uva-passa e uma xícara de chá verde.
Lanche da manhã: um copo de 200ml de suco de melancia batido com 1 colher de sopa de linhaça e suco de meio limão.
Almoço: um prato de sobremesa de salada de rúcula, cebola roxa e cenoura ralada; três batatas pequenas cozidas com casca e temperadas com azeite e salsa picada; um filé de frango grelhado; suco de laranja.
Lanche da tarde: uma taça pequena de salada de frutas com uma colher de sopa de mix de fibras.
Jantar: um prato de sobremesa com salada de alface, tomate e abacate com suco de limão e uma colher de sopa de azeite de oliva; duas colheres de sopa de arroz integral ou parboilizado com brócolis; um filé médio de peixe; e dois tomates cozidos no vapor.
Ceia: uma banana assada com canela em pó.
Concluindo Sobre as Dietas Detox
O processo detox é um pouco mais vantajoso do que os demais programas de emagrecimento, uma vez que está diretamente ligado à limpeza do organismo contra as toxinas.
Vale fazer a ressalva de que cada organismo possui uma resposta e que a dieta deverá ser acompanhada de uma atividade física.
Outro ponto importante é consultar um nutricionista para que se tenha uma avaliação detalhada do pré e pós-processo.
Por acaso já fez alguma dieta detox? Compartilhe sua experiência deixando um comentário para outros leitores interessados em dietas de urgência.
No caso de querer melhorar ainda mais os seus resultados, confira nosso Guia Fitness, o ponto de partida para conquistar a sua melhor versão.