Dicas Para Começar a Correr

Dicas Para Começar a Correr

Tomar a decisão de começar a correr é uma tarefa relativamente simples. A grande questão é pegar o gosto pelo esporte, saber como transformar as corridas em treinos de verdade e tornar-se um corredor.

Muitos corredores amadores acabam perdendo o pique com o passar do tempo. E o problema pode ser a falta de uma programação e alguns detalhes que irão lhe manter focado e empolgado com as corridas. Portanto, se tomou a decisão de começar a correr ou então se acabou desanimando e abandonando o esporte, confira as dicas que selecionamos.

Antes de começar com as dicas, é importante deixar claro que para correr é preciso consultar um médico cardiologista que o libere para realizar atividades físicas, usar equipamentos adequados, ter um objetivo para definir os seus treinos, fazer alimentações adequadas e sempre alongar antes de fazer suas corridas.

Dicas Para Começar a Correr

Crie o Clima Ideal Para Suas Corridas

O seu grande objetivo deve ser ficar à vontade e com motivação para manter uma rotina de treinamentos; sendo que a sua disposição para fazer os exercícios é fundamental para conseguir os melhores resultados.

Muitos aproveitam das corridas para colocar os pensamentos em dia. Mas alguns optam por correr justamente para limpar a mente e esquecer de tudo, e preparam uma boa playlist de músicas para ouvir enquanto correm.

Seja qual for o seu estilo, o principal é que saiba como criar o melhor clima para que você realize as suas corridas com a maior qualidade possível.

Use Roupas e Equipamentos Adequados Para Correr

É fundamental que o corredor utilize roupas, acessórios e tênis (principalmente) que são realmente apropriados às corridas.

Muitos pegam o tênis mais velho, já com algum tempo de uso, acreditando que não irá fazer diferença. Porém, quando utiliza um tênis que não foi desenvolvido para corridas, ou que não esteja em boas condições, tem sua performance desfavorecida e prejudica os seus resultados; sem contar que pode acabar se lesionando.

Portanto, até para ganhar motivação, vale a pena investir em roupas e equipamentos desenvolvidos para atividades físicas e que podem melhorar o seu desempenho durante as corridas.

Elabore Sua Rotina de Treinos

De acordo com sua agenda semanal, escolha os dias que são ideais para você fazer exercícios sem problemas. Sendo que para que o seu planejamento dê certo e apresente resultados, deve correr pelo menos umas três vezes por semana. Isto porque se correr apenas duas vezes terá um intervalo muito grande entre os treinos, o que pode desanimar (inclusive pela demora para conquistar resultados expressivos).

É importante tentar encaixar seus treinos dentro de sua rotina diária, independente do horário que achar melhor para correr. Falando em horário, de repente pode ser mais prático que você tenha horários flexíveis. Por exemplo, dois dias da semana treina de manhã, outros dois treina à noite.

Se estiver fazendo academia, não deixe de incluir em sua ficha um treinamento especial de corrida na esteira, lembrando de anotar e fazer o acompanhamento de sua evolução nas corridas.

Corra em Lugares Abertos

Correr na esteira não deixa de ser uma opção (especialmente em épocas chuvosas), mas tente sempre realizar as corridas em ruas. Enquanto numa esteira você “fica preso”; numa corrida de rua você exercita a mente, além de ter diversos cenários e opções diferentes. Isto é muito bom, pois reduz a possibilidade de enjoar por estar seguindo uma mesma rotina sempre.

Outro ponto interessante deste tipo de treinamento é a possibilidade de simular os percursos das provas que poderá vir a participar. Quando começa a competir vai aprendendo alguns macetes durante as provas, daí a necessidade de desde o início treinar no ambiente semelhante ao das competições.

E ainda existe a possibilidade de correr em parques ou regiões com belas paisagens e climas que favorecem as corridas.

Aproveite Das Corridas Para Socializar

A falta de um companheiro pode fazer com que algumas pessoas acabem desanimando no meio do caminho. Se este for o seu caso, convide amigos para treinar com você, principalmente porque ter alguém para participar e trocar ideias durante as corridas pode ser bastante estimulante. Sem contar que ainda podem desenvolver uma competição saudável, ganhando em motivação para competir e baixar o seu tempo, por exemplo.

Caso curta a ideia de correr em grupos, principalmente pelos resultados conquistados, considere a possibilidade de você mesmo criar um grupo de corridas. É isso mesmo, este é o tipo de projeto que pode parecer um pouco complicado no início, mas que na prática, se bem organizado, pode ser tranquilo de se administrar.

Para complementar sobre a socialização através do esporte, com facilidade encontra diversos aplicativos para quem faz corridas que contam com funcionalidades interessantes, que acabam funcionando como uma rede social de corredores. Isto pode ser legal inclusive para que você se mantenha mais motivado para correr.

Entenda o Seu Ritmo de Corrida

Um passo super importante para não ter traumas ou problemas é correr de acordo com o seu condicionamento físico. É importante criar um “respeito” pelo seu corpo, pois evita de treinar incorretamente, melhora o seu desempenho e ainda ganha em motivação para continuar aprimorando as suas corridas. Ou seja, quando conhece o seu corpo, abaixa o seu tempo no ritmo adequado para você.

Pode acontecer de sentir desconfortos depois de suas corridas, mas isso não necessariamente quer dizer que seja um problema físico. Portanto, sempre faça avaliações para garantir que está correndo da maneira adequada.

Para Correr, Cuide da Alimentação

Pode não imaginar, mas sua dieta será a maior responsável pelos seus resultados. Tudo que consome irá refletir no seu corpo durante os seus treinamentos. Portanto, é fundamental que siga uma dieta especial para corredores se quiser bons resultados e manter-se motivado.

E claro, não se esqueça de realizar uma boa hidratação de seu corpo e sempre tenha uma squeeze com você durante os seus treinos.

Tenha Objetivos Claros Com a Corrida

A ideia é que você crie uma ou mais metas para ter motivação. Por exemplo, pode correr para perder peso, aumentar sua qualidade de vida, ter mais motivação no trabalho, entre outros objetivos que serão importantes para o seu desenvolvimento pessoal.

Quando estabelece um objetivo, ganha a motivação necessária para evitar pequenos males que podem lhe prejudicar, como alimentar-se mal. E quando cria uma meta estabelece um prazo e como irá acompanhar a sua evolução. Estes são exemplos de atitudes que são excelentes para manter o foco nos seus resultados.

Bora Começar a Correr?

Depois de tantas dicas sobre corridas, podemos dizer que não falta mais nada além de começar a começar a correr, não é mesmo?

Mas se ainda quer saber mais sobre treinos ou então se procura informações de como melhorar suas corridas, temos uma excelente dica para fechar com chave de ouro este conteúdo.

Estamos falando do FatorX Corridas, um material completo em que você encontra as principais informações sobre nutrição de corredores e uma planilha de treinos para gerenciar as suas corridas, além de outras dicas para quem deseja evoluir no esporte e ser um corredor de verdade. Não deixe de acessar e fazer o download dos materiais, que são 100% gratuitos.

Para completar, queremos deixar a mensagem para que você treine regularmente, para que consiga evoluir dentro das corridas e possa atingir metas ainda maiores, pois isto irá servir como motivação para continuar correndo.

5/5 - (4 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *