7 Alimentos Fundamentais Para Corredores

Alimentos Fundamentais Para Corredores

Para obter os melhores resultados e ir evoluindo nas suas corridas é fundamental que você siga uma dieta balanceada e cuidadosamente preparada.

E para ajudar na escolha do cardápio listamos alguns alimentos que não podem faltar nas suas refeições diárias. Confira se estiver com o desejo de reduzir os seus tempos e as suas medidas inclusive. Isso mesmo, alguns dos alimentos recomendados são ótimos para quem escolheu as corridas com a intenção de emagrecer.

Batata Doce

O principal motivo dos marombas consumirem a batata doce é o fato de a mesma oferecer grande energia para os treinos.

Os corredores podem aproveitar deste fornecimento de energia, especialmente em dias de provas ou treinos mais longos. Além de ser um alimento muito nutritivo, a batata doce mantém o pique do atleta por mais tempo.

Para as mulheres, uma propriedade que pode ser interessante é o fato de a batata doce amenizar os efeitos da TPM.

Ovos

O ovo é rico em proteínas e auxilia na recuperação muscular. Porém, um ponto interessante para corredores é o fato de o ovo ter propriedades que contribuem para reforçar os ossos, podendo ajudar quem tem problemas de lesões nos joelhos, por exemplo.

Outra vantagem do consumo de ovos é a simplicidade e rapidez de serem preparados, ótimo para quem tem poucas habilidades na cozinha.

Peixes

O ômega 3, gordura boa encontrada em peixes como salmão, é excelente, pois auxilia no sistema cardiovascular, além de ter efeito anti-inflamatório, propriedades interessantes para quem deseja recuperar as energias após os treinos.

Os peixes ainda são alimentos leves e que auxiliam no emagrecimento, recomendado para quem começou a correr para perder peso e reduzir algumas medidas.

Alimentos Fundamentais Para Corredores

Iogurte Natural

Por serem ricos em proteínas e cálcio, os iogurtes são excelentes para todos os tipos de corredores.

Interessantes para serem consumidos no pós treino, os iogurtes também podem ser incluídos no seu cardápio diário, mesmo nos dias em que não correr.

São ótimos para regular o funcionamento do intestino e reduzir o inchaço. Na refeição pode incluir frutas para acompanhar e dar um sabor.

Pães e Cereais Integrais

Ótima fonte de carboidratos, ferro e fibras, os alimentos integrais são interessantes para serem consumidos no pós treino com a intenção de recuperar energias.

As propriedades destes alimentos justificam sua escolha num café da manhã. Porém, em dias de prova é recomendado evitar, especialmente no caso de provas longas, pois a quantidade de fibras junto com o nervosismo da prova pode causar incômodos durante a prova.

Frutas Vermelhas

Para quem deseja emagrecer é fundamental incluir frutas na dieta. No caso das frutas vermelhas (como morangos e amoras) possuem propriedades antioxidantes que ajudam na queima de gorduras, limpar o organismo, reduzir o inchaço, entre outros benefícios. E ainda são práticas, pois podem ser congeladas e consumidas gradualmente.

No caso dos corredores, além das propriedades citadas, pode-se preparar sucos nutritivos para ganhar ou repor as energias.

Banana

Além de a banana apresentar diversos benefícios à saúde é um alimento versátil e que pode ser consumido (de diversas maneiras) antes ou depois dos treinos ou provas.

Entre os pontos interessantes podemos citar o fato de ser excelente para prevenir cãibras, o que pode ser recorrente em corredores de rua. A banana também oferece energia e a sensação de saciedade, o que é ótimo para longas maratonas.

Se quiser mais informações, confira o post do Blog Fitness Brasil com todos os benefícios da banana.

Como Consumir

Pelos motivos evidentes é interessante sempre consumir os alimentos cozidos, assados ou grelhados. Porém, acontece de nem sempre ser possível e, até para não cansarmos de consumir os alimentos sempre da mesma forma, alguns podem ser consumidos de outras maneiras. É o caso dos ovos, que podem render uma boa omelete no jantar!

Outra dica sobre o consumo é mesclar os alimentos. Por exemplo, pode bater o iogurte com bananas, incluir a batata doce no café da manhã, fazer sucos para recuperar as energias utilizando frutas com as propriedades listadas e por aí vai.

Gostou da nossa lista de alimentos? Para mais dicas pode conferir também algumas dicas nutricionais para corredores.

É isso, continue conferindo o conteúdo para corredores do Blog Fitness Brasil. E se quiser participe deixando seu comentário em qualquer uma de nossas publicações.

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