Acordar cedo não é propriamente uma atividade prazerosa para a maioria das pessoas. E acordar cedo para praticar atividades físicas como a corrida, por exemplo, também não.
Agora já imaginou acordar cedo, para correr e no frio? Você pode até pensar que isto está completamente fora de cogitação, mas com as dicas a seguir é possível transformar este desafio em rotina.
Dicas Para Acordar Cedo e Correr em Dias Frios
Nada de preguiça para correr em dias frios. Para que não fique sem treinar, confira 7 dicas com o que você pode fazer para ganhar motivação e inclusive disposição para correr em dias de baixa temperatura.
Durma Com Qualidade
Não adianta dormir 8, 10 horas seguidas se elas forem mal dormidas. O ideal é dormir no mínimo 5, 6 horas e principalmente que elas sejam suficientes para descansar o seu corpo. Principalmente porque ao dormir mal todo o seu treino pode ser comprometido.
Descanse Com as Condições Ideais
Um ambiente escuro, a TV desligada e o celular no silencioso; são grandes aliados para que você tenha uma boa noite de descanso.
Especialmente no frio, prepare sua cama conforme o clima, para que você fique aquecido adequadamente e precise acordar durante a madrugada para se cobrir melhor.
Cuidado Com Alimentação
Procure alimentos com pouca cafeína e leves em termos de calorias, uma vez que na hora de dormir você deve estar relaxado e calmo.
A cafeína pode retardar o seu sono e comidas pesadas podem exigir um tempo maior de digestão causando desconfortos enquanto você tenta dormir. No frio, uma boa pedida é uma xícara de chá, por exemplo.
Respeite Suas Prioridades
Se você quer acordar cedo para correr no dia seguinte, entenda a importância de uma alimentação correta e o que você precisa fazer para ter uma boa noite de sono. Evite compromissos que o obriguem a dormir mais tarde, e também evite pratos ou comidas pesadas durante o horário noturno.
Faça Uma Estimativa de Quanto Tempo Você Vai Gastar
Calcular o tempo que você gasta para se preparar para correr (tomar café, tomar banho, escovar os dentes, etc.) vai permitir que você não se atrase para começar nem para encerrar seu treino.
Nos dias mais frios, coloque alguns minutos a mais para usar justamente no caso de enrolar para sair da cama ou do chuveiro, por exemplo.
Torne Seu Despertador um Aliado
O som do despertador tocando talvez seja a parte mais desagradável da sua experiência de acordar cedo no frio para correr; mude isso.
Alguns aparelhos oferecem a opção de escolher uma música para tocar ao invés de uma campainha e isto pode ser um estímulo para sair da cama.
Use Trajes Adequados
Um dos fatores mais importantes para correr no frio é a roupa que você vai usar. É preciso dosar entre o frio que se sente antes de começar, o treino e a transpiração que certamente virá ao longo dele.
Por isso, escolha um traje que te dê a flexibilidade necessária para praticar a corrida, que mantenha seu corpo aquecido e ao mesmo tempo não atrapalhe sua transpiração. Camisas de manga longa, calças de material leve são bem-vindos.
Com boa vontade e seguindo as dicas acima você tem tudo para acordar cedo e correr, mesmo em dias frios.
E você, por acaso já está acostumado a correr cedo em dias frios? Gostaria de dar alguma dica para aqueles que mal conseguem sair da cama quando a temperatura está mais baixa? Se sim, deixe um comentário e compartilhe sua dica com outros corredores que acompanham nossas publicações.