Para obter os melhores resultados e ir evoluindo nas suas corridas, é fundamental que o corredor siga uma dieta balanceada e cuidadosamente preparada. E para ajudar na escolha do cardápio listamos alguns alimentos que não podem faltar nas refeições diárias de corredores amadores ou mesmo profissionais.
Confira se estiver com o desejo de reduzir os seus tempos e inclusive emagrecer e também reduzir algumas medidas corporais. Isso mesmo, alguns dos alimentos recomendados são ótimos para quem escolheu as corridas com a intenção de emagrecer.
Batata Doce
O principal motivo dos marombas consumirem a batata doce é o fato de a mesma oferecer uma energia maior para a realização dos treinos.
Os corredores podem aproveitar deste fornecimento de energia, especialmente em dias de provas ou treinos mais longos. Além de ser um alimento muito nutritivo, a batata doce mantém o pique do atleta por mais tempo.
Para as mulheres, uma propriedade que pode ser interessante é o fato de a batata doce amenizar os efeitos da TPM.
Ovos
O ovo é rico em proteínas e auxilia na recuperação muscular. Porém, um ponto interessante para corredores é o fato de os ovos possuem propriedades que contribuem para reforçar os ossos, podendo ajudar quem tem problemas de lesões nos joelhos, por exemplo.
Outra vantagem do consumo de ovos é a simplicidade e rapidez de serem preparados, ótimo para quem tem poucas habilidades na cozinha.
Peixes
O ômega 3, gordura boa encontrada em peixes como salmão, é excelente, pois auxilia no sistema cardiovascular, além de ter efeito anti-inflamatório, propriedades interessantes para quem deseja recuperar as energias após os treinos.
Os peixes ainda são alimentos leves e que auxiliam no emagrecimento, recomendado para quem começou a correr para perder peso e reduzir algumas medidas.
Iogurte Natural
Por serem ricos em proteínas e cálcio, os iogurtes naturais são excelentes para todos os tipos de corredores.
Interessantes para serem consumidos no pós treino, os iogurtes naturais também podem ser incluídos no seu cardápio diário, mesmo nos dias em que não correr.
São ótimos para regular o funcionamento do intestino e reduzir o inchaço. No momento da refeição, pode incluir frutas para acompanhar e dar um sabor.
Pães e Cereais Integrais
Ótima fonte de carboidratos, ferro e fibras, os alimentos integrais são interessantes para serem consumidos no pós treino com a intenção de recuperar energias.
As propriedades dos alimentos integrais justificam sua escolha num café da manhã. Porém, em dias de prova é recomendado evitar, especialmente no caso de provas longas, pois a quantidade de fibras junto com o nervosismo da prova pode causar incômodos durante a prova.
Frutas Vermelhas
Para quem deseja emagrecer é fundamental incluir frutas na dieta, não é mesmo? No caso das frutas vermelhas (como morangos e amoras) possuem propriedades antioxidantes que ajudam na queima de gorduras, limpar o organismo, reduzir o inchaço, entre outros benefícios. E vale mencionar que são práticas, pois podem ser congeladas e consumidas gradualmente.
No caso dos corredores, além das propriedades citadas, pode-se preparar sucos nutritivos para ganhar ou repor as energias.
Banana
Além de a banana apresentar diversos benefícios à saúde, é um alimento versátil e que pode ser consumido de diversas maneiras antes ou depois dos treinos ou provas.
Entre os pontos interessantes de consumir banana podemos citar o fato de ser excelente para prevenir cãibras, o que pode ser recorrente em corredores de rua. A banana também oferece energia e a sensação de saciedade, o que é ótimo para longas maratonas.
Se quiser mais informações sobre esta fruta, confira nossa publicação com todos os benefícios da banana.
Como Consumir
Pelos motivos evidentes é interessante sempre consumir os alimentos cozidos, assados ou grelhados. Porém, acontece de nem sempre ser possível e, até para não cansarmos de consumir os alimentos sempre da mesma forma, alguns podem ser consumidos de outras maneiras. É o caso dos ovos, que podem render uma boa omelete no jantar.
Outra dica sobre o consumo é mesclar os alimentos. Por exemplo, pode bater o iogurte com bananas, incluir a batata doce no café da manhã, fazer sucos para recuperar as energias utilizando frutas com as propriedades listadas e por aí vai.
Gostou da nossa lista de alimentos para corredores? Se ainda quiser mais informações e aprender mais sobre nutrição, confira também algumas dicas nutricionais para corredores.
É isso, continue conferindo o conteúdo para corredores do BHUM. Se quiser, participe de nossos conteúdos, deixando seu comentário em qualquer uma de nossas publicações.