Por conta de características parecidas, muitos ainda confundem as diferenças entre os alimentos light, diet ou zero na hora de fazer suas compras ou decidir qual adotar em sua dieta.
Para ajudar vamos listar as diferenças e os principais detalhes de cada tipo de alimento. E também alertar para alguns cuidados que deve ter ao adotar na sua alimentação. Então, principalmente se estiver num processo de emagrecimento, confira quais são as diferenças entre alimentos light, diet e zero.
Alimentos Diet
Diet são os alimentos isentos de determinado nutriente como açúcar, gorduras, glúten, proteína, entre outros.
Esta linha é composta por alimentos que foram modificados para adequar a dietas de indivíduos que possuem restrições na sua alimentação. Então quem possui algum tipo de alergia ou reação a algum nutriente deve conferir no rótulo para ter certeza da composição e se a substância foi retirada ou substituída.
Por exemplo, existem produtos diet que mesmo não usando açúcar no preparo podem conter algum tipo de açúcar no produto final, resultante da mistura de alimentos. Então é preciso ficar atento e sempre conferir a composição.
Os que desejam emagrecer também devem ter cuidado, pois os alimentos diet podem ser bastante calóricos, não sendo interessantes para perder peso.
Alimentos Light
Como o nome indica, os alimentos light são mais “leves”. Isto por terem uma redução de no mínimo 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao produto original.
Normalmente são alimentos com menos gorduras ou açúcar, mas pode ser qualquer nutriente.
Os alimentos light são indicados para aqueles que desejam reduzir o consumo de alguma substância, mas nem sempre é sinônimo de perda de peso, pois a redução calórica nem sempre é significativa. De qualquer forma, como não costuma haver muita modificação no sabor, ainda é melhor do que consumir o original.
Alimentos Zero
Os alimentos zero podem ser considerados uma “combinação” dos outros dois. Pois não possuem um determinado nutriente (assim como os diet), mas em relação a um produto original (assim como os light). Ou seja, um produto zero é sempre uma versão de um produto original, mas sem algum nutriente. E esta isenção não quer dizer necessariamente açúcar, portanto, indivíduos com diabetes (por exemplo) devem ficar atentos.
Como deu para perceber, não é tão complicado assim. No final é preciso analisar apenas o que é importante para você: reduzir o número de calorias, para perder peso, por exemplo; ou então não consumir determinado nutriente, por conta de alguma alergia ou reação metabólica.
E você, entre o diet, light ou zero; qual a sua escolha? Por acaso precisa cortar algum alimento ou nutriente de sua alimentação? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores.