Faça Seu Networking no LinkedIn

Faça Seu Networking no LinkedIn

Mesmo com toda a movimentação do LinkedIn para ser uma rede social de networking, ainda existem pessoas que não aproveitam deste potencial para melhorar seu perfil profissional, sendo bastante comum encontrar perfis completamente abandonados.

O interessante é que para ter um perfil atrativo no LinkedIn não é necessário muito esforço ou conhecimentos; muito menos ser necessário acessar a rede social todos os dias para realizar atualizações.

Confira então o que é necessário para fazer um bom networking no LinkedIn e aplique em seu perfil.

Networking no LinkedIn

O networking no LinkedIn segue os mesmos princípios do networking tradicional ou offline; em que participamos de eventos para socializarmos com pessoas de nossa área de forma descontraída, mas sem deixar de mostrar nossos interesses profissionais.

Seu principal objetivo no LinkedIn deve ser apresentar o seu perfil profissional, mas também ser informal e também mostrar o seu lado pessoal.

Faça Seu Networking no LinkedIn

Melhorando Seu Perfil no LinkedIn

Confira algumas dicas práticas e objetivas sobre o que fazer para melhorar seu networking nesta rede social.

Escolha ou até mesmo faça a produção de uma foto profissional; desenvolva bons textos descritivos, descrevendo muito bem suas principais habilidades e competências.

Todas as suas informações pessoais e profissionais devem estar atualizadas. Sempre que fizer um curso, participar de algum workshop, desenvolver alguma nova competência, e principalmente quando mudar de cargo ou emprego, atualize seu perfil no LinkedIn.

Recomende Perfis

Estamos falando de networking, e nada melhor para isso do que recomendando pessoas com quem você já trabalhou. Faça recomendações daquelas pessoas em que se sentir mais confortável para isso (para não ser falso). Depois peça a outros profissionais, com quem você já trabalhou, para lhe recomendarem.

Participe de Grupos

Participar de grupos de discussão é uma ótima forma de ser ativo no LinkedIn. É possível configurar as notificações de grupos, então pode receber mensagens somente sobre o que lhe interessa e como você deseja.

Compartilhe Conteúdos Relevantes

A ideia principal é ser sempre lembrado entre as suas conexões, que estão ativas no LinkedIn. Compartilhe materiais e conteúdos interessantes, desde que estejam relacionados com suas áreas de atuação e pretensões profissionais.

Crie Uma Rotina Para o LinkedIn

É simples ser ativo no LinkedIn, pois tudo que você precisa é criar alguma forma de lembrete para acessar seu perfil.

Se não quiser receber e-mails de notificação pode simplesmente usar o aplicativo do LinkedIn no seu smartphone, acessando nos momentos de ociosidade. Se fizer isso uma vez por semana já é o suficiente.

O Que Evitar no LinkedIn

Vamos listar algumas dicas sobre o que não fazer nesta rede social. É engraçado, pois enquanto alguns abandonam, outros exageram nas suas ações no LinkedIn.

Não Exagere em Conexões

Evite solicitar conexão para pessoas em que nunca teve nenhum tipo de contato, por mais que ela trabalhe numa empresa em que você procura uma oportunidade. Se for este o seu caso, procure a empresa (para seguir) e não um funcionário.

Publique Com Moderação

Deve socializar e não empurrar todo o conteúdo que publica nos seus perfis. Sendo que a possibilidade de conectar o LinkedIn com outras redes sociais pode ser o vilão nestas situações. Fique ligado para não deixar no automático e publicar tudo simultaneamente.

Queira Realmente Ajudar

Muitos só enxergam esta rede social para se promover profissionalmente de alguma forma, vender seus produtos ou serviços, além de divulgar o seu negócio.

Da mesma maneira que deve usar a rede social com moderação, queira realmente ajudar para não exagerar e por fim acabar se passando como uma pessoa chata ou oportunista. O LinkedIn é uma rede de negócios e deve saber como conduzir sua estratégia.

LinkedIn Para Empresas

O objetivo desta publicação foi de listar algumas dicas simples para ter um perfil pessoal interessante e ativo no LinkedIn. Porém, se possuir um negócio e estiver buscando formas de expandir, saiba que existem diversas oportunidades na rede social, que vão desde encontrar profissionais e criar grupos de interesse, até a possibilidade de gerar tráfego para o site de sua empresa.

Nestes casos é preciso ter uma estratégia com um plano de ação específico para o LinkedIn, para não cometer erros ou mesmo para saber se esta rede social atende suas expectativas.

Seja empresa ou profissional o que importa é que deve ter bem claro seu objetivo com esta rede social, pois com isto consegue nortear o que e como fazer.

Gostou de nossas dicas para melhorar seu networking no LinkedIn? Deixe um comentário e compartilhe com outros leitores.

Avalie esta publicação

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.