A maltodextrina é normalmente consumida durante os treinos, pois um dos seus objetivos é repor a energia dos músculos para que não ocorra a fadiga. Desta forma, evita (ou pelo menos diminui) os prejuízos durante os treinos que exigem da musculatura, especialmente os de maior intensidade, mas é preciso entender sobre este suplemento alimentar, além de saber como proceder para consumir o mesmo.
Então vamos conferir as principais características da maltodextrina, suplemento que é bastante popular entre os adeptos de atividades físicas.
O Que é a Maltodextrina?
Maltodextrina é um suplemento rico em carboidratos, nutriente importante para quem realiza atividades físicas, como a musculação. O objetivo da malto é manter os seus níveis de energia por conta da ingestão de carboidratos, o que auxilia no desempenho durante os treinos.
É muito interessante o seu consumo, pois o corpo absorve suas propriedades rapidamente, sendo útil durante os treinos. O segredo desta rápida absorção pelo organismo é por conta dos compostos de açúcar, provenientes do amido (normalmente de milho ou mandioca), substância base da maltodextrina.
Depois de ingerida a maltodextrina repõe o glicogênio dos músculos, agindo como um repositório de energia e evitando que as proteínas de seu corpo sejam consumidas.
Por suas características básicas é recomendado o consumo de maltodextrina durante exercícios de alta intensidade, que exigem mais dos músculos, pois evita desgastes e perda de massa muscular ou proteica durante os treinamentos.
Maltodextrina na Recuperação Muscular
Depois das características listadas até aqui já deu para perceber que a maltodextrina tem como função principal evitar o desgaste dos músculos. Isto quer dizer que evita cansaços e auxilia na recuperação muscular, podendo ser ingerido com este objetivo.
Os praticantes de atividades mais leves ou aeróbicas também podem aproveitar das propriedades e a facilidade de absorção para evitar cansaços durante seus treinos ou exercícios físicos, uma vez que a maltodextrina é um grande aliado na manutenção e conservação de massa muscular.
Outro ponto legal da maltodextrina é que suas propriedades também são úteis para prevenir lesões, sendo que ao fornecer energia evita que o atleta acabe se lesionando por excesso de esforço durante os treinos.
Como Consumir a Maltodextrina
A maltodextrina é um ótimo suplemento, mas é importante lembrar que não se trata de uma bebida simples e que pode ser consumida livremente.
Por ser um complexo rico em carboidratos, se já estiver seguindo uma dieta rica neste nutriente, com alimentos como arroz ou macarrão, é preciso ter bastante cuidado, sendo recomendado seguir a orientação de um profissional nutricionista.
Lembre-se que o objetivo dos suplementos alimentares é complementar a alimentação e facilitar a absorção dos principais nutrientes. Justamente por isso que são comercializados em pó, cápsulas ou gel.
Caso precise ou queira ter uma ideia melhor sobre o consumo não apenas da maltodextrina, mas de outros tipos de suplementação, pode consultar nossas dicas sobre qual o melhor horário para tomar suplementos alimentares, que provavelmente será suficiente para saber como você pode consumir a maltodextrina.
E você, por acaso consome a maltodextrina como suplemento alimentar com o objetivo de melhorar o seu desempenho durante os seus treinos? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores deste blog.