Faça Uma Farofa Funcional Proteica: Receita Simples

Farofa Funcional Proteica

Quando a farofa é boa, você come pura ou sem acompanhamentos, não é mesmo? Nesta ótima dica de receita de farofa funcional a ideia é exatamente a de ter uma opção de refeição, mesmo que não seja um adepto dos treinos funcionais. Vale a pena conferir como preparar e depois salvar esta receita entre as suas favoritas.

O Que São Alimentos Funcionais?

Depois de conferir os ingredientes desta receita pode ser que tenha ficado na dúvida sobre o que são alimentos funcionais, já que na lista de ingredientes temos opções comuns e sem alterações. E na verdade é isso mesmo, pois alimentos funcionais são aqueles que produzem algum tipo de efeito metabólico ou fisiológico quando consumidos regularmente. Ou seja, praticamente todos os (principais) alimentos podem ser considerados funcionais.

Farofa Funcional Proteica

Receita de Farofa Proteica

Confira todos os ingredientes de nossa receita e comprove como é simples preparar uma deliciosa farofa funcional proteica.

Ingredientes

  • 1 Xícara (chá) de Farinha de Mandioca
  • 1 Colher (sopa) de Chia
  • 1 Colher (sopa) de Gergelim
  • ½ Xícara (chá) de Castanha-do-Pará
  • 2 Ovos
  • 1 Cebola (pequena) picada
  • 2 Dentes de Alhos picados
  • 1 Colher (sopa) de Cebolinha
  • 1 Colher (sopa) de Salsinha
  • 1 Colher (sopa) de Azeite
  • Sal e Pimenta do Reino a gosto

Farofa Funcional Proteica

Farofa Funcional Proteica

Farofa Funcional Proteica

Farofa Funcional Proteica

Preparo

  • Numa panela com o azeite, doure o alho com a cebola rapidamente.
  • Coloque os dois ovos e siga misturando até que fiquem bem mexidos.
  • Abaixe o fogo e um a um adicione a farinha, a chia e o gergelim.
  • Misture até que fique bem homogêneo.
  • Tempere com a salsinha e cebolinha, além do sal e a pimenta.

Substituindo Ingredientes

Esta receita é bastante flexível, permitindo uma série de trocas entre os ingredientes. Por exemplo, ao invés de mandioca, pode utilizar farinha de milho ou de rosca; ao invés de castanha do pará pode fazer com castanha de caju; ao invés da chia pode utilizar linhaça; ao invés da salsinha pode utilizar cheiro verde; e até o azeite pode ser substituído por manteiga ou por outros tipos de óleo. Enfim, no final tudo depende basicamente da sua criatividade e dos seus dotes culinários.

Vantagens de Consumir Farofas Funcionais

As farofas funcionais contam com ingredientes nutritivos e benéficos para a saúde, proporcionando não apenas sabor, mas também valor nutricional. Para que possa curtir ainda mais, confira algumas vantagens de consumir farofas funcionais.

Nutrientes Essenciais: como são utilizados ingredientes saudáveis para a farofa, você pode aumentar a ingestão de nutrientes essenciais, como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Rica em Fibras: ao adicionar ingredientes ricos em fibras, como grãos integrais, sementes e vegetais, ajuda na digestão, regula os níveis de açúcar no sangue e promove a saciedade.

Melhor Saúde Digestiva: alguns ingredientes como farelo de aveia, linhaça e sementes de chia são fontes de fibras solúveis que podem beneficiar a saúde do sistema digestivo e prevenir problemas como constipação.

Controle de Peso: devido ao seu teor de fibras e nutrientes, as farofas funcionais podem ajudar no controle de peso, pois promovem saciedade e reduzem a tendência de comer em excesso.

Saúde Cardiovascular: ingredientes como nozes, azeite de oliva e legumes são associados a um menor risco de doenças cardíacas, graças aos seus ácidos graxos saudáveis e antioxidantes.

Gestão de Diabetes: alimentos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico presentes nas farofas funcionais podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo benéficos para pessoas com diabetes.

Proteínas Vegetais: se puder incluir leguminosas (como feijão, lentilhas e grão-de-bico) nas farofas adiciona proteínas vegetais de alta qualidade, sendo uma opção para dietas vegetarianas e veganas.

Variedade Nutricional: ao misturar uma variedade de ingredientes, você pode obter uma ampla gama de nutrientes, o que é importante para uma dieta equilibrada.

Redução de Ingredientes Processados: optar por farofas funcionais significa usar menos ingredientes processados, como temperos prontos e alimentos industrializados, o que é melhor para a saúde a longo prazo.

Imunidade e Antioxidantes: incluir ervas, especiarias e vegetais coloridos pode aumentar a ingestão de antioxidantes e nutrientes que auxiliam na imunidade e protegem o corpo contra danos celulares.

Bem-Estar Geral: uma dieta rica em ingredientes saudáveis tem um impacto positivo na energia, humor e bem-estar geral.

Depois de conferir que pode substituir ingredientes e algumas sugestões que indicam as vantagens das farofas funcionais, vale lembrar que você pode equilibrar os ingredientes e as porções para garantir que a farofa seja parte de uma dieta balanceada.

Aproveite a criatividade na preparação das farofas funcionais, escolhendo ingredientes que sejam saborosos e nutritivos ao mesmo tempo.

Curtiu esta receita de farofa funcional proteica? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência e seus caprichos na cozinha com outros leitores de nosso blog que podem estar interessados em outras dicas culinárias.

5/5 - (2 reviews)

Talvez Você Goste