Integral, Desnatado, Semidesnatado, Sem Lactose. Quais as Diferenças Entre os Tipos de Leite?

Quais as Diferenças Entre os Tipos de Leite?

Com tantas marcas e preços é mais do que normal o surgimento de dúvidas sobre os tipos de leite disponíveis no mercado. Principalmente porque algumas dietas são restritivas a determinados tipos de leite.

Então, inclusive para saber o que está consumindo, confira as diferenças entre os tipos de leite mais populares e saiba qual o mais indicado para a sua dieta.

Quais as Diferenças Entre os Tipos de Leite?

Leite Integral

Pela cor percebe que o leite integral é mais forte do que os outros tipos. E é mesmo, pois conta com 3% de gordura saturada, sendo indicado para quem necessita de uma dieta mais rica em nutrientes (vitaminas e sais minerais), como crianças e adolescentes.

Leite Semidesnatado

O leite semidesnatado é uma versão intermediária entre o integral e o desnatado, contando com uma quantidade de gorduras saturadas entre 0,6% e 2,9%. Como o valor calórico pode variar consideravelmente, fique atento no momento da compra e confira as informações nutricionais, pois pode influenciar na sua dieta.

Leite Desnatado

O leite desnatado é considerado o mais leve de todos os leites, com apenas 0,5% de gorduras. É o tipo de leite que normalmente é recomendado para quem está querendo emagrecer, pela menor quantidade de calorias.

Leite Sem Lactose

Foi-se o tempo em que quem sofria por intolerância à lactose simplesmente não podia tomar leite, não é mesmo?

Este tipo de leite foi desenvolvido para pessoas intolerantes à lactose e suas características são as mesmas do leite integral. Desta forma, para quem estiver contando as calorias, é recomendado conferir as informações nutricionais da marca que estiver comprando.

Leites Especiais

Existe uma série de leites especialmente produzidos para suprir certas necessidades, como os leites enriquecidos em vitaminas, ácido fólico, ferro, cálcio, ômega 3, fibras, entre outros nutrientes.

Se estiver procurando um tipo de leite que possa lhe ajudar em algum tipo de deficiência, como problemas de funcionamento do organismo, pode fazer uma pesquisa e conferir qual o tipo de leite que é mais interessante para sua dieta.

Classificação e Tipos de Leite

As classificações para os tipos de leite seguem um padrão estabelecido pela legislação, que é determinado conforme a produção, armazenamento, pasteurização e até o transporte.

  • Leite Tipo A: ordenhado mecanicamente, pasteurizado e embalado na própria fazenda onde é produzido. Conta com mais de 3% de gorduras.
  • Leite Tipo B: semelhante ao tipo A, porém com menor quantidade de gorduras e maior quantidade de proteínas. Sua pasteurização não ocorre na própria fazenda. O armazenamento e transporte devem ser refrigerados.
  • Leite Tipo C: possui pouca qualidade de produção, sendo que a ordenha pode ser feita inclusive manualmente. Sua pasteurização não é realizada na fazenda, e como não há refrigeração no armazenamento e transporte, este tipo de leite pode conter muitas bactérias. A quantidade de gordura é reduzida a menos de 3%.

Leite Pasteurizado x Leite UHT

Por motivos que podem ser até considerados óbvios, os chamados “leites de saquinho” acabaram perdendo espaço no mercado. Confira as características dos leites tipo pasteurizado e tipo UHT e entenda melhor sobre os dois tipos.

A pasteurização é um processo em que o leite é submetido a altas temperaturas (720ºC a 750ºC) por alguns segundos e depois resfriado. O número de bactérias é reduzido no processo, mas ele deve ser consumido em até 72 horas, sendo que o armazenamento e o transporte devem ser refrigerados.

UHT é abreviação de Ultra High Temperature. E como o nome indica, no processo o leite é submetido a temperaturas muito altas (1300ºC e 1500ºC) e logo em seguida é resfriado. Devido ao processo, este tipo de leite fica completamente livre de bactérias, e ainda pode ser estocado por até 180 dias em temperatura ambiente.

Pelas diferenças fica claro os motivos do leite de caixinha dominar a preferência do mercado, mas não quer dizer que o leite de saquinho não seja mais produzido ou encontrado. Muitas lanchonetes e padarias utilizam leites pasteurizados nas suas vitaminas e sucos. Então, se tiver algum tipo de restrição, é sempre interessante perguntar antes de fazer o seu pedido.

Para você, qual o seu tipo de leite preferido? Participe do conteúdo do blog deixando sua experiência num comentário.

Continue no BHUM para outras dicas de como levar uma vida mais saudável. Ah, se estiver em busca da sua melhor versão, pode conferir o nosso Guia Fitness, um material completo para quem deseja desenvolver o seu projeto fitness.

5/5 - (4 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *