O número de pessoas se preocupando com o consumo de sódio só aumenta e não é para menos. Quando consumimos muito sal nosso organismo retém mais líquido para lidar com esta sobrecarga. Isto faz com que o volume de sangue aumente nas artérias, o que por fim pode gerar a hipertensão.
E a dificuldade é ficar livre de alimentos ou refeições com o nutriente. Se não tem problema de pressão alta provavelmente conhece alguém que tem e sabe bem a tormenta diária para levar uma vida mais saudável e tranquila.
Nesta publicação vamos conferir mais informações sobre o consumo de sódio e o que você pode fazer para ser mais saudável. Vale a pena conferir, pois não precisa ser radical e basta tomar alguns cuidados com a sua alimentação.
Porque o Sódio Faz Mal à Saúde?
O sódio é responsável (entre outras coisas) por levar moléculas de cálcio às paredes dos vasos sanguíneos. Isto intensifica a contração dos vasos e faz com que o corpo apresente o tão incômodo inchaço. Nesta situação, os riscos à saúde são vários como o aumento das chances de infarto ou de acidente vascular cerebral.
Não existem dúvidas de que o alto consumo de sódio é muito prejudicial à saúde, então deve fazer o possível para evitar consumo de alimentos com este nutriente.
Problema: Alimentos Com Muito Sódio
Os alimentos prontos para consumo são os maiores vilões, pois possuem grande quantidade de sal e aditivos contendo sódio.
O macarrão instantâneo é o melhor exemplo de alimento rico em sódio, pois apresenta uma boa quantidade de sódio na massa do macarrão e também no seu tempero. E o detalhe é que na quase totalidade das vezes quem consome esses macarrões é apenas por preguiça. E o pior, nem imaginam que estão prejudicando em muito a sua saúde.
Se você tem este tipo de hábito deve tratar de mudar imediatamente para evitar problemas como pressão alta, doenças nos rins e no coração; para citar alguns exemplos.
Qual o Consumo Ideal de Sal?
Este é o tipo de preocupação que só quem tem pressão alta ou algum problema de saúde costuma ter.
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o consumo máximo de sal não pode passar de 5 gramas por dia.
Pode parecer pouco inicialmente, mas basta verificar com quem precisa controlar o consumo de sal para saber que não é. Este valor equivale a 5 daqueles sachês de sal encontrados em restaurantes. Se for distribuir isto pelo seu dia, com certeza ficará bem razoável.
Mas o verdadeiro segredo é fazer como muitos que já ficaram espertos e utilizam de alternativas para evitar o consumo de sal.
Alternativas ao Sal
Felizmente contamos com algumas alternativas que podem substituir o sal. Confira uma lista de ingredientes que funcionam como temperos naturais e ainda oferecem uma série de benefícios à saúde, como prevenir doenças cardiovasculares, auxiliar o sistema imunológico, combater gripes e resfriados, entre outros.
E na sua dieta, consegue evitar o sódio tranquilamente? Apesar de parecer simples, ainda existem pessoas que não conseguem cortar alimentos prejudiciais à saúde. Se este estiver sendo o seu caso, tente investir numa reeducação alimentar, inclusive procurando um profissional nutricionista para este objetivo.
Esperamos que você não tenha problemas e consiga pelo menos reduzir o consumo de sódio em sua dieta. Se quiser, pode participar de nosso conteúdo deixando um comentário com alguma dica para pessoas que sofrem pelo consumo de sal.