Manual do Personal Trainer: Guia Para Personal Trainers

Manual do Personal Trainer: Guia Para Personal Trainers

Se tem um profissional que não para de despontar é o Personal Trainer. Entre os principais motivos para este fenômeno temos o aumento da demanda por aulas personalizadas por pessoas com objetivos bem específicos.

E se existe este crescimento significa que a concorrência também aumenta. Desta forma, o personal trainer precisa investir em maneiras de se destacar dentro de um mercado competitivo.

E é justamente isto que vamos ver neste manual para personal trainers. Se tem a intenção de desenvolver um empreendimento de sucesso como personal trainer, confira alguns pilares em que você precisa investir.

Manual do Personal Trainer: Guia Para Personal Trainers

Seguindo o Manual do Personal Trainer

Para este manual do personal trainer vamos fazer um pouco diferente e não vamos listar pontos relacionados ao fitness em si, pois entendemos que gostar de desenvolver e aplicar aulas, ser organizado e comunicativo são requisitos que todo profissional deve encarar como básicos se deseja ter sucesso com o seu empreendimento.

Portanto, numa exceção, confira dicas de empreendedorismo e marketing pessoal que deve aplicar no seu plano de negócios como personal trainer.

Crie Uma Boa Identidade Visual

Num mercado competitivo uma marca bem produzida pode fazer toda a diferença, e sua identidade visual pode auxiliar e inclusive atrair mais clientes. Portanto, contrate uma empresa ou profissional qualificado para desenvolver suas peças como cartões de visitas, folders e camisetas; além de artes para redes sociais e até um website.

Faça um ensaio fotográfico com um profissional especializado. Quando for convidado para ministrar algum tipo de curso ou participar de algum evento, enviar uma foto profissional bem produzida tem um impacto bastante positivo, portanto sempre tenha um material bem produzido e pronto para ser utilizado.

Faça Uma Ótima Apresentação

Todo currículo que se destaca começa pela sua apresentação. Então faça o possível para desenvolver uma apresentação que evidencie suas principais habilidades e diferenciais.

Diferente de como fazemos num currículo tradicional, seja mais sucinto, claro e objetivo no momento de descrever seus objetivos profissionais, suas formações e experiências profissionais.

Inclua depoimentos de clientes e parceiros de negócios, que aumentem sua credibilidade e reforcem a qualidade de seu trabalho. Para finalizar, gere um documento digital que facilite o envio, como um PDF.

Invista em Certificações

Se atualizar sempre é um dos segredos dos personal trainers que se ressaltam entre os outros. A começar que ao investir em certificações também está investindo no seu networking, conhecendo outros profissionais e desenvolvendo parcerias de negócios.

Seja participando de eventos e workshops, o personal trainer que está sempre em busca de aprendizado tem um grande diferencial para destacar o seu empreendimento. Portanto, além de acompanhar as novidades na área, sempre fique atento aos cursos que podem ser interessantes para você.

Tenha Uma Especialidade

Por diversos motivos os que optaram pela Educação Física decidem seguir a carreira de personal trainer. A questão é que muitos já seguem uma espécie de modelo profissional, sendo que já possuem ideia da rotina de um personal trainer, pois todos basicamente seguem uma rotina profissional.

Então uma das maneiras de se destacar é se especializando num determinado tipo de nicho para atuação. Por exemplo, alguns personal trainers trabalham apenas com mulheres, por acreditarem que este público é mais comprometido com o planejamento. Esta é uma estratégia muito interessante.

Quando se especializa num determinado tipo de público desenvolve com maior qualidade seus programas de treinamento, uma vez que precisa oferecer algo bem específico. Isto quer dizer que seus treinos têm mais chances de serem bem-sucedidos.

Outro ponto é que quando foca num público aumenta suas chances de ser reconhecido como especialista, o que é excelente profissionalmente. E pode inclusive utilizar deste reconhecimento para aumentar o valor dos seus honorários.

Fique Atento às Tendências

Seguindo com nosso manual do personal trainer, é legal falar das tendências do mundo fitness. Todo profissional deve ficar atento ao que está despontando como tendência e pode estar com carência profissional. Isto serve para quando estiver decidindo como irá atuar profissionalmente; além de servir naqueles momentos em que precisa mudar sua área de atuação, pois os negócios não estão indo bem.

As tendências ajudam no momento de desenvolver treinos e criar maneiras de atrair um número maior de clientes. E ainda tem o fato de uma tendência ser útil para pensar em novas parcerias para seu empreendimento.

Faça Seu Planejamento Financeiro

Este manual do personal trainer não poderia deixar de citar o planejamento financeiro. A saúde de seu empreendimento depende essencialmente do controle de suas finanças.

Com um planejamento financeiro consegue saber quantos clientes precisa ter na sua carteira, se o valor das suas aulas precisa ser reajustado, se precisa realizar algum tipo de ação de marketing para impulsionar os negócios, entre outras questões administrativas.

Um bom planejamento financeiro inclui tudo que precisa para se orientar por um determinado período, então não deixe de desenvolver o seu.

Aprenda a Promover Seu Negócio

Não basta ser um excelente professor e ter alunos satisfeitos. Para promover seu negócio deve saber antes de qualquer coisa como aproveitar o que você tem de melhor para divulgar seus produtos e serviços para atrair clientes constantemente.

O personal trainer deve desenvolver suas habilidades empreendedoras e tornar-se um profissional mais completo. Todo empreendimento de sucesso começa por uma estratégia de marketing bem-sucedida, portanto pode começar por aí.

Voltando um pouco nas certificações, pode investir em cursos de empreendedorismo e marketing para negócios, pois sempre focam no que é importante: promoção e vendas.

Realize o Seu Marketing Digital

Quer saber porque você mesmo deve realizar o seu marketing digital? Porque você já conta com as ferramentas para esta tarefa: as redes sociais. Facebook, Instagram e WhatsApp são basicamente o que precisa investir para realizar o seu marketing digital.

Ou seja, se você já utiliza, porque não aproveitar as funcionalidades disponíveis para impulsionar sua marca e atrair clientes? Sendo que na prática só precisa aprender como utilizar as redes sociais de maneira profissional, o que é bastante simples.

Com um simples guia de marketing digital para personal trainers aprende como dominar as redes sociais a favor do seu empreendimento. Quando conhece algumas funcionalidades entende como é possível utilizar as redes sociais de modo profissional e ter um negócio no piloto automático por 24 horas.

Tudo que precisa é enxergar como uma ferramenta de trabalho, que quando bem executada pode trazer uma série de benefícios para sua marca.

Crie um Blog

Já parou para pensar na quantidade de empresas que possuem um blog? Bem, esta estratégia não é por acaso. Todo blog serve como uma excelente ferramenta de comunicação e atração de clientes, além de auxiliar em outros pontos, como fornecer conteúdos para suas redes sociais.

Entre os atrativos da estratégia de possuir um blog temos a possibilidade de educar uma audiência interessada nos seus serviços, que pode ser indicado naturalmente no conteúdo de suas postagens.

A captura de leads (ou prospectos) e a possível oferta de materiais gratuitos produzidos por você também fazem desta estratégia uma excelente ferramenta de negócios.

Imagine oferecer um guia de emagrecimento ou ganho de massa muscular ofertando os seus serviços. Quando possui um blog esta tarefa é bastante simplificada. Sem contar que ainda tem uma maneira prática de divulgar sua apresentação profissional.

Para completar, com um blog você pode ser listado pelo Google quando procurarem por algo relacionado aos seus produtos e serviços.

É altamente recomendado que você inclua um blog no seu planejamento. E assim como no marketing digital basta saber o que precisa para que os seus conteúdos e materiais funcionem a favor do seu empreendimento.

Ofereça Algo Gratuitamente

Neste manual do personal trainer indicamos que você ofereça algo gratuitamente para ter sucesso com sua estratégia. Pode ser uma aula experimental, por exemplo.

O poder deste tipo de ação é enorme, pois mostra que você tem confiança no seu trabalho a ponto de oferecer algo gratuito, pois sabe que vão acabar lhe contratando ou pelo menos lhe indicando.

Esta também é uma excelente maneira de iniciar parcerias de negócio, então vale a pena procurar por academias e outros negócios onde pode oferecer algo gratuitamente em troca de visibilidade e divulgação de seus produtos e serviços.

Mensure Seus Resultados Sempre

Não realizar uma mensuração de seus resultados é provavelmente o maior erro dos personal trainers. É nele que confere seu desempenho e o que precisa ser revisto, seja para aprimorar ou até mesmo cortar da sua lista de serviços.

É fundamental que o personal trainer crie uma rotina de avaliar as principais métricas e indicativos relativos ao seu negócio. Este tipo de trabalho está ligado inclusive com a saúde financeira de seu empreendimento.

Falamos de marketing digital, e um dos principais atrativos é justamente poder mensurar todas as suas ações e acompanhar facilmente os seus resultados. Para exemplificar, quando realiza ações off-line ao receber um cliente não consegue identificar ao certo como o mesmo foi impactado e o que o levou a te procurar. Com o marketing digital consegue fazer isso facilmente; inclusive podendo utilizar estas informações para nortear suas próximas ações ou campanhas.

Concluindo o Manual do Personal Trainer

Depois de listar 11 grandes dicas para aplicar na sua estratégia, vamos finalizar este manual do personal trainer recomendando que fique atento às oportunidades. Elas são ótimas para que saia na frente e garanta o seu sucesso profissional.

Falando em profissional, todo o conteúdo listado aqui também serve para outros profissionais que de alguma maneira estão ligados à saúde e fitness como nutricionistas, fisioterapeutas, professores de pilates e ioga, entre outros.

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