Dia de Lixo: A Importância e Como Fazer Corretamente

Dia de Lixo

Dia de Lixo é uma prática que chega a ser discutível, mas pode ser muito importante para o metabolismo e trazer uma série de benefícios para os adeptos.

O principal problema desta prática é que adotam o dia de lixo pelos motivos incorretos e os efeitos acabam sendo contrários ao desejado. Portanto, é fundamental saber como fazer o seu dia de lixo para potencializar os seus resultados.

Se estiver interessado em saber mais sobre esta prática e em como realizar corretamente, confira as dicas que listamos nesta publicação.

Dia de Lixo

O Que é Dia de Lixo?

De modo prático podemos dizer que dia de lixo é aquele dia em que você pode se alimentar de refeições que não são saudáveis ou estão completamente fora de sua dieta. Ou seja, é aquele dia em que dá um descanso para sua cabeça podendo comer gorduras e doces (por exemplo) sem ficar com a consciência pesada.

Inicialmente pode parecer só um dia para relaxar e sair da dieta, mas existe um fundamento importante para realizar o dia de lixo.

Quando faz uma dieta de poucas calorias o seu corpo tende a desacelerar o metabolismo e diminuir sua capacidade para queimar gorduras. Isto acontece porque depois de um tempo em dieta a pessoa fica naturalmente com menos fome e o corpo responde ficando mais lento e armazenando gorduras.

Para que isto não aconteça é interessante consumir mais calorias em determinados dias e fazer com que o mesmo volte a sua capacidade normal de queimar gorduras. Então, para que consiga manter seu corpo com o metabolismo sempre acelerado é importante fazer o dia de lixo, mesmo estando em dieta.

Um Dia, Não um Final de Semana

É comum que uma pessoa escolha um dia de final de semana para o seu dia de lixo, por ser mais propenso para relaxar. Porém, ao invés de ser só na sexta ou no sábado, por exemplo, acaba estendendo pelo final de semana inteiro, o que será prejudicial e pode causar justamente o efeito contrário.

É importante ressaltar também que o dia de lixo é para sair da rotina, e não ir ao extremo, comendo e bebendo exageradamente por 24 horas. Portanto, o dia de lixo deve ser encarado como um escape ou simplesmente uma folga da dieta, e não como uma compensação de tudo que deixou de comer num período.

Programe o Seu Dia de Lixo

É importante deixar claro que o dia de lixo não é algo que todo mundo pode fazer, bastando escolher o dia e iniciar. É como foi dito, é recomendado quando o seu corpo está perdendo a capacidade de queimar gorduras.

De qualquer forma, mesmo que este seja o seu caso e você estiver precisando de uma forma de acelerar o seu metabolismo, é preciso analisar e avaliar como o seu dia de lixo pode ser realizado.

Tudo depende da rotina de exercícios, dieta e metabolismo de quem irá fazer. Por exemplo, pessoas com maior necessidade de perder peso podem ser prescritas para fazer o dia de lixo quinzenalmente. Ou seja, o dia de lixo é algo personalizado de acordo com cada pessoa ou metabolismo.

Outro ponto deste planejamento é que o dia de lixo não pode ser aleatório em termos de dias ou semanas. Isto é legal inclusive para evitar aqueles beliscos ou a desculpa de “um dia da semana pode”.

É importante seguir uma dieta receitada por um profissional, pois se você mesmo define seus cardápios e o como será sua rotina (não tendo conhecimento para isso) não é possível analisar e determinar quais são as melhores indicações para você.

Dicas Para o Seu Dia de Lixo

  • Coma com moderação: por mais que você possa comer o que quiser, jamais coma exageradamente.
  • Não fique escravo: se o seu dia de lixo for numa sexta-feira, não comece a semana já pensando nele.
  • Troque apenas uma refeição: escolha uma das refeições e faça dela o seu dia de lixo. Ou seja, não precisa ser todas as refeições que fizer no dia.
  • Faça sempre depois de malhar: pois quando escolhe para fazer num dia em que acabou de malhar tem mais chances do seu corpo transformar a gordura consumida em músculos.

Para completar, tenha cuidado para que o dia de lixo não acabe atrapalhando sua alimentação. Fazer uma dieta sabendo que pode falhar em alguns dias pode ser perigoso, pois pode ficar fixado nisso e só conseguir seguir uma dieta com permissões ou escapes.

O que acha desta prática? Se você faz ou pelo menos já fez por algum período, deixe um comentário e compartilhe sua experiência sobre o dia de lixo.

Para completar esta publicação, indicamos que você confira nosso Guia Fitness, o ponto de partida para conquistar a sua melhor versão. Não deixe de acessar se estiver em busca de um estilo de vida mais saudável.

5/5 - (3 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *