Pilates Para Gestantes

Pilates Para Gestantes

Em meio ao turbilhão de coisas que passam na cabeça de uma mulher depois de descobrir que está grávida, temos a preocupação sobre o que é possível fazer para ter uma gestação tranquila e consequentemente poder realizar o parto com maior segurança. Para esta tarefa é necessário que a futura mamãe prepare o seu corpo. E uma das melhores opções é com certeza o pilates para gestantes.

É interessante que a mulher não seja sedentária, mas obviamente que não deve realizar uma atividade física qualquer, e sim uma que seja voltada para suas características corporais (e até mentais) atuais.

As atividades físicas são importantes para fortalecer a musculatura, entre outros aspectos, o que vai ser essencial para suportar todas as mudanças no corpo e alterações de hormônios por conta da gravidez.

Pilates Para Gestantes

Não importa o tipo de parto escolhido (normal, cesárea, etc.) o pilates para gestantes vai ser um ótimo agente na estruturação, aumento da resistência e preparo do corpo da mulher, que irá colher uma série de benefícios, inclusive no pós parto, quando estiver se recuperando.

Para que possa entender mais sobre como o pilates para gestantes age no corpo da mulher, confira o vídeo abaixo. Nele a Patrícia Valeriano, fisioterapeuta especialista em saúde da mulher, apresenta as principais informações sobre o modo como o pilates irá oferecer uma série de benefícios à futura mamãe.

Pilates Para Gestantes

Os exercícios de pilates são adaptados a cada três meses, sendo os treinos elaborados de acordo com as condições físicas da mulher, de modo que a gestante consiga desempenhar e aproveitar ao máximo tudo que lhe for aplicado.

Isto quer dizer que os exercícios são pensados e adequados conforme as transformações no corpo da mulher, que vai conseguir realizar todas as atividades com maior eficiência e sem ser atrapalhada pelos efeitos da gravidez.

1º Trimestre de Gestação

É normal que algumas mulheres cheguem a umas 6 semanas sem perceberem que estão grávidas. Enquanto outras logo de cara começam a passar por enjoos e outras questões que logo denunciam a gravidez.

De qualquer forma, nesta fase da descoberta, se a mulher ainda não pratica o pilates, pode ser que não tenha liberação de seu médico. Aliás, a gestante deve consultar seu médico para saber da possibilidade de realizar qualquer atividade física.

No caso da gestante ser liberada para fazer os exercícios, nesta primeira fase é feita basicamente a adaptação ou transição, especialmente se a mesma não estiver acostumada a realizar algum tipo de atividade física.

2º Trimestre de Gestação

No segundo trimestre o pilates para gestantes já é indicado inclusive para aquelas mamães mais sedentárias. E logo depois das primeiras sessões já serão sentidos os primeiros efeitos e benefícios dos exercícios. Lembrando que as aulas são sempre direcionadas para cada tipo de gestante.

Mesmo no caso de a futura mamãe levar um estilo de vida fitness, tendo uma disposição maior do que o normal, é importante realizar os exercícios de maneira moderada, para ajustar melhor o seu condicionamento físico.

Esta fase é legal para aprender os princípios do pilates e como seu corpo irá reagir à nova atividade.

3º Trimestre de Gestação

Nesta etapa a gestante já ganhou peso e até perdeu um pouco do equilíbrio, o que afeta inclusive sua postura. Então os exercícios são voltados para o fortalecimento do dorso e em como melhorar a mobilidade.

Os exercícios também focam na qualidade da respiração, fator importante para toda gestante, que com o crescimento do útero terá que se esforçar um pouco mais para respirar. E ainda temos o trabalho pélvico, que tem por objetivo estimular a abertura da pelve e relaxamento do assoalho pélvico.

Esta fase acaba sendo a mais importante não apenas por envolver as questões mais essenciais em relação ao parto, mas também por ser fundamental para acalmar a gestante, que estará envolvida com outras questões como chá de bebê, adaptações na casa, mudanças de rotina, sem contar o aumento de peso.

Porque a Gestante Deve Fazer Pilates

Com todos os benefícios que já listamos, a mulher já tem ótimos motivos para investir no pilates como maneira de aumentar as chances de uma gestação tranquila e segura. E ainda existe um outro fator que fará toda a diferença: você pode fazer pilates na sua casa!

É isso mesmo; se já estiver passando por uma tremenda correria e tendo problemas para conseguir se adaptar à nova rotina, pode conferir um curso de pilates online, em que poderá realizar os exercícios onde for mais confortável para você.

Cursos digitais (ou online) são ótimos, pois não precisa ter desgastes com deslocamentos, ficar presa a horários, entre outras questões que sempre incomodam.

E aí, pronta para fazer aulas de pilates para gestantes? Garanta uma gestação tranquila e um parto seguro realizando os exercícios de pilates para grávidas.

Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar sua experiência com o pilates para gestantes, deixe um comentário para outras leitoras de nosso blog.

Continue no Blog Fitness, o seu Guia Fitness para mais dicas sobre estilo de vida saudável.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.