10 Dicas Para Melhorar Seus Posts Nas Redes Sociais

Dicas Para Melhorar Seus Posts Nas Redes Sociais

Um projeto de mídias sociais envolve tantas questões que nem sempre damos a devida atenção à parte mais importante, que é justamente o conteúdo. Com isso acabamos produzindo bem, mas não conseguimos gerar engajamento de nossa audiência, que praticamente não interage nas publicações.

Engajamento é tão importante em mídias sociais que é utilizado inclusive como métrica no momento de mensurar ações. E por ser tão importante, é interessante dominar e realizar algumas práticas para melhorar o seu trabalho.

Para esta publicação considere que seu planejamento de social media está pronto e sendo executado. E o que será listado aqui são dicas visando melhorar o engajamento em suas publicações.

Mantenha um Blog

Já é de conhecimento a importância de utilizar um blog numa estratégia de marketing de conteúdo. E sua empresa pode ir além de simplesmente ter um blog corporativo ou de seu negócio.

É possível criar um blog especial e completamente voltado para o seu nicho ou segmento de atuação. Esta estratégia é muito interessante para entender o seu público e ainda conseguir interagir de maneira natural, através de suas publicações. Sem contar que ainda estará ganhando a confiança de sua audiência.

Invista na Sua Autoridade

Se posicionar como uma autoridade em seu segmento ou nicho de mercado é excelente para se diferenciar de seus concorrentes e conquistar um público, que provavelmente será mais fiel a sua marca.

Claro que não basta querer, mas é possível desenvolver um planejamento específico para esta tarefa. Se percebe que seus concorrentes utilizam deste tipo de estratégia para avançar no mercado (alguns inclusive utilizando influencers) não fique para trás e desenvolva seu planejamento também.

Dicas Para Melhorar Seus Posts Nas Redes Sociais

Incentive a Participação do Público

Entender seu público e fazer postagens de acordo com o perfil do mesmo é importante. Mas pode fazer um pouco mais e realmente perguntar o tipo de conteúdo que gostariam que fosse publicado.

Sempre que possível, ao publicar, faça perguntas criativas e que despertem algum tipo de ação do leitor. Em alguns casos funcionará melhor do que uma chamada com inserção de CTA (Call To Action).

Vale a ressalva que para este tipo de trabalho dar certo é necessário uma boa amostragem de opiniões. Ou seja, se pretende utilizar a sugestão de seus fãs, garanta que a maioria está com o mesmo desejo.

Sempre Inclua CTAs Nos Posts

Quando postamos algo o principal objetivo é receber interações, não mesmo? Portanto, não deixe de incluir CTA (Call To Action) em todas as suas publicações.

Esta prática é ótima para incentivar o clique e a interação com seus leitores, o que auxilia inclusive no momento de medir a interação, pela quantidade de cliques que suas publicações estão recebendo.

Se não souber ou não dominar sobre CTA vale a pena estudar e tentar melhorar sempre as suas conversões, não apenas nas redes sociais, mas também em outros canais que possuir.

Trends: Ótimas Oportunidades

Uma final de campeonato, último episódio de uma série, algum lançamento ou novidade tecnológica, e até mesmo alguma notícia urgente. Estes são alguns dos possíveis trends (tendências) que podem estar disponíveis e sua empresa pode aproveitar a hype para promover seus produtos e serviços.

Faça um trabalho de monitoramento e acompanhe o que está sendo popular no momento, pois pode ser do interesse de sua audiência.

Falando sobre o que está em alta no momento, temos as datas comemorativas, em que pode postar algum feriado, celebração ou profissional comemorado.

Saiba o Melhor Momento Para Postar

Não existe uma receita ou regra pronta com os melhores horários exatos para realizar as suas publicações. Inclusive pode variar bastante de um mercado e até mesmo de um negócio para outro.

Dentro de seu planejamento, deve incluir uma maneira de fazer um cronograma que favoreça no momento de descobrir quais são os melhores horários para postar, anotando quando o público interage com maior interesse, além do tipo de publicação e outras questões que forem relevantes para o empreendimento.

Utilize Ferramentas de Agendamento de Postagens

Utilizar uma ferramenta para agendamento de postagens é uma excelente maneira de publicar inclusive naqueles horários mais complicados como depois do horário comercial, nos finais de semana e feriados.

Organize Promoções e Sorteios

Na primeira explosão das redes sociais houve um excesso do uso de sorteios e promoções para ganhar seguidores. E o próprio Facebook criou algumas regras sobre sorteios, para controlar um pouco desta prática, de modo que a mesma não fique abusiva.

Contudo, pode, por exemplo, criar promoções que não terão sorteios pelas redes sociais, mas produzir conteúdo que façam os seus fãs compartilharem, ou então com que seja atraente o suficiente para conseguir mais seguidores.

Participe de Ações Sociais

A sua imagem ou como seu público-alvo enxerga sua empresa nas redes sociais é reflexo da sua estratégia de marketing digital.

E para melhorar esta imagem e conseguir até defensores de sua marca, é interessante participar de ações sociais. Por exemplo, se o seu negócio é local, nada melhor do que fazer parte e ser ativo dentro de sua comunidade. Procure por projetos sociais na sua área e descubra como pode ajudar.

Seja Constante

Nada do que foi dito aqui será útil de não realizar publicações regularmente. É fundamental que seu cronograma seja constante, de modo que mantenha sua audiência aquecida e nutrida por conteúdos constantemente. Também não existe um número exato de posts por semana, mas deve se empenhar para produzir ao máximo.

E aí, o que achou das dicas para melhorar seus posts nas redes sociais? Utiliza alguma estratégia ou dica que não listamos? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores.

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