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7 Passos Para Vender Mais Nas Redes Sociais

Uma das maiores frustrações de empreendedores é a de manter seus perfis ativos nas redes sociais, mas não converter efetivamente em vendas. Em tempos de concorrência acirrada como os que estamos vivenciando, todos os canais digitais precisam oferecer resultados, especialmente as redes sociais, onde sabemos que milhões de pessoas interagem diariamente.

Se investe nas redes sociais, mas está insatisfeito com os resultados, confira alguns passos que são úteis inclusive para reavaliar a sua estratégia de mídias sociais, podendo ser interessante para remodelar o seu planejamento de marketing digital.

Passos Para Vender Mais Nas Redes Sociais

Segmente Seu Público

Na verdade não é segmentar o público, mas sim os públicos. Dentro da sua audiência terá diversos públicos, que vão interagir com a sua marca de diversas maneiras diferentes. É o caso de empreendimentos voltados para crianças, que são o público-alvo, mas na verdade quem toma a decisão final são os pais.

No exemplo acima, poderia desenvolver ações complementares para pais e filhos, de modo que sua comunicação seja atrativa e impacte com eficiência os dois públicos. Porém, para que consiga realizar este trabalho com qualidade, é preciso saber como desenvolver as segmentações adequadamente.

Pesquise Sua Concorrência

Seguindo o raciocínio de que possui diversos públicos dentro de sua audiência, seu empreendimento irá possuir diversos concorrentes, diretos e indiretos. Então deve fazer uma análise de mercado focada especialmente nas ações de cada um dos seus concorrentes. É deste trabalho que irá descobrir o que pode fazer para se diferenciar entre todos os competidores do mercado e principalmente o que pode fazer para impulsionar as suas vendas.

Escolha as Melhores Redes Sociais

Existem duas possibilidades para vender pelas redes sociais. Ou você investe no óbvio, e promove seu empreendimento nas redes sociais mais populares, com ações simples; ou então investe em ações integradas, com diversas redes sociais, criando um plano de ação mais elaborado e estratégico.

Seja como for, o empreendedor deve não apenas saber como escolher as redes sociais certas, mas também se terá condições financeiras de arcar com as ações em diversos canais. Principalmente porque uma rede social pode demandar por mais de um tipo de campanha ou investimento.

Uma vez que escolheu as redes sociais que são interessantes para o seu empreendimento, liste quais as possíveis ações de venda que podem ser realizadas em cada uma, incluindo uma projeção de verba para as campanhas.

Defina as Suas Metas

Na teoria esta é a parte mais simples de vender pelas redes sociais, pois sabe o que possui, os canais em que irá investir e quanto precisa para conquistar resultados positivos (ou simplesmente ter lucro).

No caso de nunca ter realizado um trabalho específico de vender pelas redes sociais, comece sendo conservador ou realista, determinando metas simples de serem alcançadas, pois facilita em todos os aspectos, do planejamento até a mensuração, passando pela execução.

Desenvolva Ações Criativas

Na prática, criatividade é sair da sua zona de conforto, criando ações que saem do convencional, como seguir um calendário de datas especiais ou feriados sazonais, por exemplo.

Vale a pena voltar no estudo da sua concorrência e pensar em possibilidades de ser mais criativo do que seus concorrentes. Imaginando que suas ações podem incentivar uma divulgação boca a boca, por exemplo, quanto mais atrativa e criativa as suas investidas em relação à sua concorrência, maiores as chances do seu empreendimento alcançar mais pessoas.

Neste momento vale a ressalva de recorrer à regra de 80/20 nas redes sociais, pois ela previne que você transforme seu perfil num varejo, que fica apenas ofertando os seus produtos ou serviços, para produzir algo útil e de qualidade.

Invista em Campanhas de Anúncios

Manter-se ativo e criativo nas redes sociais é interessante, mas para ter resultados de vendas é fundamental que seu empreendimento invista em campanhas de anúncios.

Este é um trabalho que deve ser constante, sendo que uma campanha irá impulsionar a próxima e transformar o seu planejamento num ciclo constante de vendas. Portanto, sempre mantenha pelo menos uma campanha ativa em cada uma das suas redes sociais, mesmo que seja de menor alcance e investimentos.

Mensure os Resultados

Para muitos o principal segredo de quem consegue vender regularmente pelas redes sociais é justamente de saber mensurar os resultados. Muitas das oportunidades estão nas entrelinhas dos relatórios de desempenho, com questões que podem ser o seu verdadeiro diferencial para aumentar as suas vendas através de seus perfis sociais.

E a parte boa deste trabalho é que realizar a mensuração não é algo complicado ou que exija muito do empreendimento. Com pequenas ações ou ajustes nas campanhas é possível obter todos os dados de desempenho. Então não deixe de criar os seus dashboards, com os principais indicadores de suas campanhas de anúncios.

E então, pronto para começar a desenvolver seu planejamento de vendas através das redes sociais? Em caso de dúvidas, se quiser, pode deixar um comentário para compartilhar sua experiência com outros empreendedores que desejam vender através de seus perfis sociais.

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Avatar: Léo de Souza
Léo de Souza

Professional Blogger | SEO Expert | WordPress Developer

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