Os Perigos de Pilotar Sua Moto Estando Acima do Peso

Os Perigos de Pilotar Sua Moto Estando Acima do Peso

Depois de dar alguns conselhos para motociclistas e indicar como escolher uma moto para viajar, agora vamos alertar sobre como pode ser prejudicial pilotar sua moto estando acima do peso suportado pela mesma. Principalmente se for fazer uma viagem mais longa, em que ficará por um bom período pilotando.

Com o tempo, mesmo que tenha sorte de não sofrer nenhum acidente, a moto e também o motociclista podem ter uma série de problemas. E nesta publicação vamos justamente conferir o que pode acontecer com você e com a sua moto quando pilota com peso em excesso.

Os Perigos de Pilotar Sua Moto Estando Acima do Peso

Motivos Para Não Pilotar Estando Acima do Peso

O primeiro motivo para não rodar com sua moto acima do peso suportado é que o consumo de combustível será maior. Portanto, não adianta possuir uma moto econômica se sempre for rodar acima do peso.

Rodar corretamente evita o desgaste dos principais itens de segurança e ainda aumenta a vida útil da moto.

Os pneus são os primeiros itens a dar sinais de desgaste, sendo que este desgaste dos pneus diminui a estabilidade de sua moto, aumentando as chances de acontecer acidentes por derrapagem na pista.

Suspensão e freios são outros itens de segurança que serão exigidos em maior intensidade quando a moto estiver acima de sua capacidade. Isto significa mais manutenções e prejuízos para o proprietário.

Vale lembrar também que em subidas (ou aclives) a moto será ainda mais exigida, podendo reduzir bastante o seu desempenho, existindo inclusive a possibilidade de não conseguir subir.

O Perigo de Fazer Viagens Estando Acima do Peso

Pegar a estrada e fazer a viagem em que já estava ansioso pode ser uma grande aventura; mas se não tomar os devidos cuidados o fim da história pode não ser muito legal.

O motociclista deve estar sempre atento à sua saúde e ao seu excesso de peso. Guiar por muito tempo pode forçar demais sua coluna vertebral, fazendo com que sinta dores nas costas. E mesmo que posteriormente resolva usar a proteção para coluna já pode ser tarde demais e terá que conviver a vida inteira com problemas de postura e dores nas costas.

Quando viaja com sua moto estando acima do limite de carga, reduz o conforto e aumenta os impactos durante a viagem. E se fizer a viagem com um passageiro reduz a possibilidade de se posicionar corretamente. Estes são outros fatores que podem prejudicar a saúde de quem viaja com a moto estando acima do peso indicado.

É altamente recomendado que o motociclista não faça viagens com mochila, pois previne cansaços causados pela jornada. Portanto, procure sempre utilizar o baú para transporte de objetos em sua motocicleta.

É interessante convidar um ou mais motoqueiros para distribuir os itens necessários na viagem e evitar os excessos. Outro lance legal de viajar em grupo é que quando houver necessidade de fazer uma parada durante a viagem alguém pode vigiar as motos e as bagagens.

Quem trabalha com transporte de pessoas ou cargas deve sempre verificar todos os detalhes técnicos sobre a capacidade de sua moto, pois são diversos os perigos quando excede e acaba carregando mais do que o necessário.

Checar a calibragem dos pneus da sua moto, assim como outras manutenções básicas também é fundamental.

Quanto Suporta a Minha Moto?

Para que possamos complementar e você realmente entender melhor sobre a questão do transporte de cargas, quanto mais robusta a moto, melhor será sua suspensão e suas cilindradas. Ou seja, quanto maior o número de cilindradas, maior é a capacidade de transporte de uma moto. Então antes de comprar a sua moto verifique com o fabricante se o modelo está de acordo com o seu peso corporal.

Para finalizar lembramos que a reflexão sobre estar acima do peso também é válida para o motociclista. Para evitar problemas de saúde, quando resolver fazer o checkup de sua moto, faça uma checkup da sua saúde também.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *