Não existem desculpas para ter uma motocicleta descuidada e apresentando pequenos problemas. O proprietário pode realizar uma série de manutenções simples e rápidas que irão manter a moto em ótimas condições e principalmente com menor risco de acidentes.
E o interessante é que algumas manutenções não precisam ser feitas com uma regularidade alta. De tempos em tempos o motoqueiro pode fazer uma checagem e deixar tudo em ordem.
Então vamos ver algumas manutenções simples e que podem ser feitas pelo próprio proprietário em sua moto.
Calibragem Dos Pneus
Começando pela manutenção mais simples, mas que deve ser feita semanalmente, a calibragem dos pneus é importante para quem pilota sua moto, seja diariamente ou apenas nos finais de semana. Nos dois casos os pneus podem perder pressão (ou simplesmente esvaziar).
Para saber como fazer a calibragem e qual o período ideal basta consultar o manual do fabricante. É interessante saber estas informações, inclusive para saber se você não está pilotando sua moto acima do peso suportado.
Lubrificação da Corrente
A lubrificação da corrente é outra manutenção muito simples, barata e que o motoqueiro mesmo pode realizar tranquilamente. Basta comprar o óleo lubrificante de corrente para sua moto e seguir a recomendação de uso; sendo que muitos lubrificantes são encontrados no formato spray, facilitando inclusive a aplicação, não justificando a falta de cuidados.
A corrente talvez seja o item que mais sofra pelas ações do tempo como sujeiras, poeira e também com a água (de chuvas e poças). Então confira as recomendações do fabricante e sempre verifique a corrente da sua moto, para não ter um prejuízo simples de ser evitado.
Checagem da Bateria
A manutenção na bateria de sua moto trata-se basicamente de realizar a checagem no nível de água, sendo que alguns modelos de bateria são transparentes e é possível visualizar o nível (mínimo e máximo) facilmente, sem precisar manusear a bateria.
Se o nível de água estiver abaixo do recomendado basta completar, mas lembrando de que a água deve ser destilada, encontrada em farmácias e postos de gasolina.
Caso precise mexer ou abrir sua bateria para verificar, não será complicado, sendo necessário seguir apenas alguns cuidados, conforme abaixo.
- Desligue os cabos da bateria soltando primeiro o polo negativo.
- Prossiga até que seja possível visualizar a água interna.
- Em caso de sujeiras aproveite para limpar.
- No momento de reconectar os cabos da bateria conecte primeiro o polo positivo.
Vale mencionar que uma economia com a bateria de um veículo é importante inclusive para consumir menos combustível.
Troca de Filtro de Ar
Cada motocicleta utiliza um estilo de filtro de ar, mas depois de verificar qual o modelo de sua moto é simples fazer a manutenção, limpeza ou troca. O principal é seguir as especificações do manual do proprietário incluindo as dicas para realizar a manutenção com tranquilidade e segurança.
Troca de Óleo
No manual do proprietário encontrará as recomendações e a quantidade de óleo adequada para sua moto obter o melhor desempenho.
Quem já efetuou e acompanhou a troca de óleo num posto de combustível sabe como esta manutenção é realmente rápida e não existem segredos para o próprio motociclista realizar.
Se for do tipo de pessoa atenta e que presta atenção, com o tempo você mesmo irá perceber quando o desempenho está caindo e a troca de óleo deve ser feita.
Vela de Ignição
Diferente do que muitos condutores imaginam, uma vela de ignição não serve apenas para dar a partida no veículo. Ela também pode influenciar, por exemplo, no consumo da moto, sendo inclusive um dos itens fundamentais para economia de combustível.
Para saber se é preciso efetuar a troca da sua vela de ignição acompanhe e verifique a folga. No manual encontrará o tempo e a quilometragem em que deve fazer esta verificação.
O procedimento de manutenção de uma vela de ignição é simples, mas no momento de trocar tenha cuidado no ajuste, pois se não ficar bem encaixada pode gerar o problema do alto consumo de combustível.
Ajustes Nos Freios
Esta dica de ajustes nos freios não é bem uma manutenção, mas temos sempre que frisar: segurança em primeiro lugar.
Crie o hábito de verificar regularmente o seu sistema de freios conferindo o desgaste das pastilhas e como está a “pegada” ou atrito no momento das freadas.
No caso de sua moto utilizar sistema de freio a tambor, é preciso ficar atento ao desgaste das sapatas e também ao nível da folga, que não pode ser alta.
Aproveite que está checando o sistema de freios de sua moto e confira também o estado dos cabos. Se estiverem apresentando um grande desgaste procure uma oficina concessionária para realizar a troca; sendo que o mesmo vale para os cabos do acelerador.
E você, por acaso faz checagens ou manutenções em sua moto regularmente? Se tiver alguma dica, por favor, deixe um comentário e compartilhe a sua experiência com outros motoqueiros.