Existem pessoas que gostariam de ir trabalhar pilotando as suas motos todos os dias; mas seja por conta da profissão, ou então por ter que levar e pegar os filhos na escola, não conseguem realizar esta tarefa. Daí desistem da possibilidade de ter uma moto, adquirindo apenas um carro.
Porém, quem não consegue incluir uma moto na sua rotina normal pode considerar a possibilidade de comprar uma moto para viajar nos finais de semana, ou sempre que possível.
Se curtiu a ideia, confira alguns passos para escolher uma moto para viajar. No caso, não iremos entrar em detalhes de fabricantes ou marcas, mas sim de características.
Vai Viajar Sozinho ou Acompanhado?
Além de uma potência maior, a moto terá que oferecer certo conforto para quando for levar alguém na garupa. Isto porque até a dinâmica para pilotar irá mudar nessas situações.
Por exemplo, estará com um peso maior, portanto no momento de frear (bruscamente ou não) a moto deve estar preparada. Esta regra vale no caso de encarar estradas íngremes ou com muitos morros durante boa parte do percurso.
Qual a Distância?
Complementando a pergunta anterior, você deve imaginar qual a distância que irá percorrer nas suas viagens para decidir o modelo em termos de potência e também de conforto.
No caso de viagens muito longas, pode-se pensar em motos mais robustas, que cabem bagageiros e até mesmo um banco para os caronas.
Os modelos com sistema de navegação ou GPS também podem ser considerados a partir de viagens com determinada distância.
É um fator um pouco irrelevante, pois as motos são naturalmente econômicas, mas se for fazer viagens realmente longas, como sair do país, pode considerar a capacidade do tanque de combustível.
Confira a Aerodinâmica
A aerodinâmica é um ponto em que poucos motociclistas pensam, mas que é muito importante inclusive para vencer o cansaço em viagens longas.
Motos com para-brisa são uma ótima opção em viagens de longo percurso, pois cortam o vento e ajudam o seu corpo a descansar.
Ainda sobre longas distâncias, os modelos de motos com opção para bagageiros laterais ou alforges são considerados excelentes opções, pois, diferente do que se pode imaginar, esses acessórios laterais não fazem com que a moto perca estabilidade.
São apenas essas as dicas, mas é porque realmente não existem tantas em relação à moto. Mas depois de escolher um modelo para viajar pode conferir alguns conselhos para motociclistas, onde irá encontrar dicas importantes para quem irá pegar a estrada.
Tem o costume de viajar de moto? Se quiser, pode deixar um comentário e compartilhar a sua experiência com outros leitores.