Na hora de comprar uma moto usada, assim como qualquer veículo, é preciso tomar alguns cuidados simples, mas muito importantes. Deixar de conferir itens básicos pode gerar dores de cabeça no futuro, portanto fazer um pequeno checklist e verificar se todos os itens principais estão Ok é fundamental.
A primeira coisa é saber que tipo de moto você está procurando, pois uma moto para trabalhar é diferente de uma moto para uso pessoal. Pode até ter preferência por fabricante, mas o mais importante é saber o tipo de modelo que está procurando, principalmente porque a intenção é adquirir uma moto usada.
Pois bem, vamos conferir uma lista de itens fundamentais e que devem ser verificados ao comprar uma moto usada.
Checklist Para Comprar Motos Usadas
Espelhos: são os primeiros a denunciar tombos ou quedas, portanto fique atento e procure por arranhões.
Guidão: verifique o alinhamento com a roda e aproveite para conferir as manetes.
Pedaleira: confira seu estado e veja se está aceitável e de acordo com a idade da moto.
Escapamento: acelere e confira como se comporta, além de verificar o estado do mesmo.
Pneus: tão importantes que são considerados itens de segurança. Veja o desgaste dos pneus e se ainda possuem um bom tempo de vida útil pela frente.
Freios e Pastilhas: o estado dos discos de freio é muito importante para a segurança do motociclista, portanto veja se estão Ok e sem arranhões.
Amortecedores: a pressão deve estar Ok, teste pressionando a moto algumas vezes.
Quilometragem (Km): deve estar de acordo com o tempo da moto e a média em que o dono roda por dia.
Test-drive: peça para dar uma volta e preste atenção para ter certeza de que a moto não está com nenhum barulho estranho.
Por fim, se não entende da parte mecânica ou elétrica, leve algum mecânico ou alguém que entenda. É preciso verificar se a moto não está com vazamentos ou outro tipo de problema.
Cuidado Com Batidas (Amassados)
Conferir se um veículo já sofreu batidas é básico no momento de comprar um usado. Com as motos esta atenção deve ser ainda maior, pois estão propensas a tombos, mesmo que apenas estacionadas. Portanto, confira bem toda a moto e procure por arranhões e trincados.
Vale mencionar que itens novos e que diferem do restante da moto podem ser um sinal de problema e que foram recentemente trocados.
Consulte a Tabela FIPE
É importante consultar a Tabela FIPE para conferir o preço médio da moto e saber se o valor pedido pelo vendedor está de acordo com a média de venda do mercado. Isto ajuda inclusive para negociar e conseguir um preço em conta.
Dica Bônus
Por terem preço e manutenção mais em conta, as motos costumam ser o primeiro veículo de muitos. Se este é o seu caso, tente controlar a ansiedade, que pode atrapalhar na hora de avaliar e fechar negócio. De repente, se esperar um pouco, pode aparecer uma oportunidade melhor para comprar sua moto usada.
Esperamos que tenha curtido as dicas desta publicação. Se quiser, pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros leitores interessados em motos usadas.