Tabela FIPE: Como Consultar e Avaliar Veículos

Tabela FIPE: Como Consultar e Avaliar Veículos

Olá, leitores Multimarcas BH!

Quem vai vender ou simplesmente avaliar um veículo precisa consultar a Tabela FIPE. É através dela que saberá o valor médio de um modelo e como o mesmo está valorizado (ou não) no mercado de veículos.

Também é interessante consultar a Tabela FIPE para ter um parâmetro em relação a outros modelos, além de poder analisar a média de desvalorização num período.

Não existem segredos para consultar a Tabela FIPE, mas é interessante entender como ela funciona e como a mesma pode lhe ser útil.

A Tabela FIPE demonstra o preço médio de veículos no mercado nacional. E mesmo não exibindo os preços efetivamente praticados é ótima no momento em que você precisar negociar a compra ou venda de um veículo.

A tabela só exibe o valor de veículos comuns, não sendo considerados os modelos especiais ou profissionais. Os valores são expressos em reais e de acordo com o ano selecionado.

Tabela FIPE: Como Consultar e Avaliar Veículos

A Tabela FIPE serve para consultar o valor médio de:

  • Carros e utilitários pequenos.
  • Caminhões e micro-ônibus.
  • Motocicletas.

Se estiver interessado em mais informações sobre a Tabela FIPE, confira como ela pode lhe ajudar.

O Que é a Tabela FIPE

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas criou esta tabela para consulta do valor médio de veículos.

A tabela FIPE é ideal para negociações e levantamentos sobre os principais veículos do mercado: carros, motos, utilitários, micro-ônibus e caminhões.

Se não tiver uma noção de valores, a tabela FIPE serve de base para quem deseja comprar ou vender um veículo, mas o valor realmente praticado depende do modelo e da região onde está sendo comercializado, além do estado de conservação e outros fatores que podem influenciar no preço.

Como São Definidos os Preços na Tabela FIPE?

A Tabela FIPE é resultado de pesquisa do preço médio dos veículos em nível regional. Através de alguns índices ou indicadores base são extraídas as informações necessárias para compor os dados da tabela.

Cálculo do IPVA

Um exemplo da importância da tabela é o fato dos valores encontrados servirem de base para cálculo da cobrança do IPVA.

Desta forma, no caso de estar em dúvida sobre o valor do IPVA de algum veículo consulte a Tabela FIPE, pois pode lhe ajudar a esclarecer. Este tipo de consulta é útil inclusive quando estiver interessado e pesquisando sobre algum modelo (para compra ou venda).

Consultando a Tabela FIPE

Fazer a consulta é bem simples, pois não é necessário nenhum número de registro do veículo como placa ou RENAVAM. Para consultar basta informar:

  • Tipo de veículo.
  • Período de referência.
  • Marca ou fabricante.
  • Modelo do veículo.
  • Ano desejado.

Código FIPE

Se souber o código FIPE de um veículo fica ainda mais fácil, bastando informar o código e ano desejado, além do período de referência.

Vale lembrar que a Tabela FIPE tem referência a partir de janeiro de 2001. Portanto, veículos mais antigos não estão cobertos na tabela.

A Tabela FIPE é atualizada mensalmente, estando sujeita a alterações. Então uma dica bacana é guardar o código FIPE para agilizar em consultas futuras.

Avaliando um Veículo Com a Tabela FIPE

Com uma calculadora faça as contas de quanto foi a desvalorização de um ano para outro. Isto é legal para saber como o modelo é desvalorizado em média.

Depois compare o modelo com outros do mesmo fabricante. Não precisa ser todos, só alguns que estejam na mesma faixa de preço ou que sejam da mesma categoria.

Por fim, compare o modelo que deseja com modelos de outros fabricantes. Saber em média quanto um modelo perde em relação a um concorrente pode inclusive fazer você mudar de ideia sobre sua escolha.

No caso de ficar interessado em um modelo diferente do que pensou inicialmente é só repetir o processo.

Para concluir sobre a consulta da Tabela FIPE, a mesma pode ser muito útil para saber quando vender um veículo. Isto acontecerá em duas situações:

  • Quando o seu veículo estiver desvalorizando: pode ser interessante vender para não ficar no prejuízo.
  • Quando outro modelo estiver em alta: neste caso pode trocar o seu por outro que está em alta, podendo aumentar seu lucro.

Desta forma, com certeza pode ser interessante acompanhar a Tabela FIPE e fazer consultas de tempos em tempos para se manter atualizado em relação aos valores dos veículos.

É isso, agora que já conferiu como pode ser útil é só consultar a Tabela FIPE. E se ainda tiver algum tipo de dúvida pode entrar em contato pelo e-mail veiculos@fipe.org.br.

Avalie esta publicação

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.