Como Vender um Veículo Financiado

Como Vender um Veículo Financiado

Quando decidimos comprar um veículo a primeira questão que analisamos é a nossa situação financeira e as condições para arcar com as despesas e manutenções. E mesmo possuindo alguma economia, que seria suficiente para comprar um bom veículo usado à vista, optamos por financiar um carro ou uma moto, pois desejamos ter um veículo mais novo e que ofereça um conforto maior, por exemplo.

Porém, mesmo que a compra não tenha sido feita no impulso, imprevistos podem surgir e você se sentir pressionado para vender um veículo sem ainda ter quitado o financiamento. E claro que não será como vender um carro ou moto que já terminou de pagar, mas não será tão complicado se você seguir algumas dicas de como vender um veículo financiado.

Então confira quais os passos indicados para conseguir vender seu carro ou sua moto que ainda não terminou de quitar.

Como Vender um Veículo Financiado

Valor de Quitação e Transferência do Veículo

A primeira coisa é entrar em contato com sua financeira para verificar qual o valor de quitação de seu financiamento e demais detalhes como taxa mensal de juros.

No geral oferecem algum tipo de desconto para quitação antecipada e isso pode ser interessante, principalmente se sua intenção é vender apenas à vista. Além disso, pegue todas as informações que podem ajudar na negociação, incluindo as obrigações de quem vai assumir o financiamento.

Se o valor de quitação ficou alto e acredita que será complicado vender para outra pessoa, pode optar por deixar seu veículo em uma revenda. Com certeza entendem melhor sobre negociação, transferência e financiamentos e isto pode ajudar. Mesmo que no final não receba o valor que deseja, pode compensar pois não terá o trabalho de procurar compradores, entre outras coisas.

No caso de optar por uma agência para vender seu veículo, pode ser necessário aguardar algum tempo, então faça análise de sua urgência e quanto tempo pode aguardar para realizar a venda.

Valor de Mercado do Veículo

Independente se decidiu vender como particular ou se preferiu deixar numa agência de veículos, deve saber qual o valor médio de seu veículo no mercado. Além da Tabela FIPE, é bom consultar em classificados de veículos para saber qual o valor médio do seu modelo. Não se esquecendo de levar em conta a depreciação e manutenção do veículo, além de seus custos fixos como IPVA, DPVAT e Licenciamento.

Depois confira o que tem de positivo e negativo em seu veículo para saber se pode pedir para mais ou para menos do valor médio praticado. Confira o estado de seu veículo começando pelos pneus, acessórios e componentes que podem fazer a diferença.

Se tiver algo que está ruim ou precisando trocar, pode dar um desconto; se tiver algo em ótimo estado ou que esteja valorizando o veículo, pode pedir a mais.

Promovendo a Venda de Seu Veículo

Agora que já sabe o que deseja e como pode negociar é hora de divulgar que está vendendo seu veículo. Comece dando um trato no seu carro ou na sua moto para tirar algumas fotos.

Depois liste todas as características e informações de seu veículo, pois irá ajudar na hora de passar detalhes para interessados e, se pensou em vender por conta própria, será útil para cadastrar seu anúncio em classificados de veículos online.

Quando estiver com todos os detalhes pode divulgar para suas conexões em redes sociais que está vendendo e procurando algum comprador, ou então pode procurar uma revenda de veículos para que façam a venda para você.

É isso, boa sorte com a venda de seu veículo. Se quiser, deixe um comentário e compartilhe a sua dúvida ou a sua experiência com outros leitores.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *