Enquanto para alguns lavar o carro é um compromisso certo para o final de semana, para outros esta tarefa é facilmente descartada. Mas independente se você gosta ou não de lavar o seu carro pode acontecer de você mesmo precisar fazer a lavagem. E nesta situação é fundamental que você lave o seu carro corretamente, até mesmo para evitar dores de cabeça e prejuízos.
Enfim, vamos listar algumas dicas de como lavar, limpar e encerar o seu carro na sua casa.
Produtos Para Limpeza
Entre os produtos de limpeza a preferência é por sabão automotivo, como os vendidos em kits, mas no caso de não ter em sua casa pode utilizar um sabão que seja neutro.
Para secar utilize tecido de algodão puro, flanelas anti-risco ou então uma toalha de silicone, que absorve bastante água inclusive.
Escolha uma cera automotiva de qualidade, principalmente se já tiver algum tempo que não lava o seu veículo.
Lavando Seu Carro
O carro deve estar seco e frio quando for lavar. Então certifique que a carroceria está fria e depois coloque seu carro numa sombra, inclusive porque o sol pode causar danos à pintura.
Divida em partes e comece lavando e ensaboando, priorizando as partes mais sujas.
Depois enxágue cada uma delas. Sendo que a dica é deixar o carro sempre molhado, mas lembrando de evitar desperdícios de água.
Neste momento irá depender do tipo de cera que está utilizando. Se for de um tipo em que pode ser aplicada com o carro ainda molhado, pode optar por aplicar a cera neste momento e depois lavar os pneus.
Se optar por secar o carro antes de aplicar a cera, faça isso utilizando um tecido conforme foi indicado anteriormente.
Aplicando Ceras Automotivas
Confira quais são as recomendações do fabricante, aplique a cera automotiva em movimentos circulares e nunca use exageradamente.
Não aplique em frisos, para-choques ou nas partes de borracha ou plástico.
Nos casos em que o carro estiver amassado, arranhado ou com a pintura danificada só aplique a cera depois de passar algum produto abrasivo (também chamados de pré-cera).
Outra dica é não aplicar a cera quando estiver muito calor e o carro exposto ao sol, pois pode atrapalhar na hora de polir e dar o brilho, sem contar que não favorece à conservação da pintura.
Pneus e Rodas
Para lavar os pneus e as rodas escove com água e sabão, sempre tomando cuidado para não arranhar as rodas. Não utilize produtos abrasivos e enxágue normalmente.
Limpeza Interna
Carro limpo por fora então é hora de fazer a limpeza interna.
Comece limpando os bancos com um pano umedecido com sabão. E em caso de manchas procure um produto adequado.
Para pelos de animais use uma fita adesiva enrolada na mão com a cola para fora.
Em caso de sujeira mais pesada pode ser o caso de usar um aspirador.
Nas partes de plástico, como o painel, pode-se utilizar o sabão ou até mesmo um pouco de álcool. O importante é nunca usar detergentes que contêm solventes.
Nas janelas, para-brisa, etc; é recomendado o uso de algum produto limpa-vidros.
Fazendo o Polimento do Carro
Para deixar seu trabalho caprichado e seu carro com “cara de novo” é fundamental realizar um polimento caprichado.
Quem conta com recursos pode utilizar uma polidora orbital. Mas quem vai fazer isso no braço mesmo pode seguir algumas dicas, conforme abaixo.
- Faça o polimento da mesma maneira que aplicou a cera, em movimentos circulares.
- Comece pela carroceria e depois para-choques e maçanetas.
- As únicas peças em plástico que devem ser polidas são as pretas.
E aí, vai encarar o desafio de lavar o seu carro em casa? De qualquer forma, vale lembrar que é recomendado fazer a cristalização da pintura pelo menos uma vez por ano, para deixar seu carro com aparência de novo por mais tempo, além de evitar arranhões e retirar manchas.
Possui alguma dica especial para quem gosta de lavar carros? Se quiser, deixe um comentário e participe de nosso conteúdo compartilhando sua experiência com outros leitores.