Não sei você, mas a maioria das pessoas curtem padrões e em trabalhar com os mesmos requisitos. Porém, nem sempre isso será possível. É o caso dos tamanhos das imagens para redes sociais. Cada rede social possui os seus padrões, portanto o designer deve saber quais são no momento de produzir as suas artes, para não ficar com uma enorme quantidade de arquivos, além de garantir que as publicações atendam e funcionem em todos os perfis sociais.
Para ajudar na tarefa de saber as diretrizes para imagens e vídeos em redes sociais temos um pequeno guia que você pode favoritar ou até mesmo salvar entre os seus arquivos de trabalho.
Tamanhos de Imagens Para Redes Sociais
Confira no infográfico abaixo quais são as dimensões recomendadas para as principais redes sociais. Na imagem foram listados os tamanhos de imagens para o perfil, a capa e as postagens estáticas e em vídeos.
Se quiser, pode conferir mais informações e outros tipos de artes num guia completo com os tamanhos das imagens para redes sociais produzido pela Social Ninja.
Dicas de Design Para Mídias Sociais
É importante seguir as dicas básicas de design para mídias sociais, pois as dimensões são essenciais inclusive para que o compartilhamento dos links em sites ou perfis sociais funcione corretamente.
Tudo que você puder fazer para otimizar o seu trabalho será interessante. No caso das imagens para redes sociais, pode ser um pouco cansativo e até mesmo irritante produzir peças para todas as formatações disponíveis. Então pode ser interessante produzir peças que atendam ao máximo de situações possíveis, numa estratégia para otimizar o seu tempo.
No Instagram, por exemplo, pode adotar o padrão de peças com 1080 x 1080 pixels, pois atendem os posts para feed e stories numa boa. Ou seja, não prejudicam à leitura e outras questões de design. O mesmo pode ser feito em outras redes sociais, desde que siga as diretrizes com todos os tamanhos de imagens para redes sociais.
Seguindo o mesmo raciocínio de otimizar o seu trabalho como gestor de mídias sociais, pode produzir os seus vídeos em especificações que sejam compatíveis com os principais canais sociais. Lembrando que um vídeo feito num smartphone pode atender suas redes sociais, mas não irá ficar no YouTube, por exemplo. Então tenha um cuidado especial para que este tipo de situação não aconteça com os seus projetos.
Para concluir nossas dicas de design para redes sociais, não deixe de conferir nossa publicação com informações sobre como funciona a psicologia das cores, pois cobriu alguns aspectos importantes para quem produz artes para redes sociais.
E você, segue todas as recomendações e produz todas as suas imagens de acordo com as diretrizes de cada rede social? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros gestores de mídias sociais.