O sucesso de uma marca normalmente começa pela definição das cores de sua identidade visual, já que uma cor pode transmitir uma série de emoções, como iremos conferir. Porém, para esta publicação vamos abordar na visão de quem vai produzir artes para as redes sociais.
Vamos imaginar que você recebeu uma demanda de produzir imagens para posts de um novo produto a ser lançado por um empreendimento, e que decidiu recorrer à psicologia das cores para definir qual será a linha visual dos seus criativos.
Então vamos conferir como aplicar a psicologia das cores no desenvolvimento de suas artes para redes sociais.
Psicologia Das Cores
Compreende-se como psicologia das cores um estudo que tem como principal objetivo mapear o comportamento das pessoas em relação às cores.
É interessante, pois só nos damos conta dos efeitos das cores em nossos comportamentos quando paramos para analisar. Principalmente porque não se trata apenas de uma questão de gosto pessoal e reagimos inconscientemente. É isso mesmo, cada cor nos impacta de um modo, e os empreendimentos podem usar disso para promoverem as suas marcas.
Percepção Das Cores
Cores diferentes, percepções diferentes. Confira na imagem abaixo qual a percepção que nós temos em relação a algumas cores.
- Preto: mistério, morte, poder e sofisticação.
- Branco: transparência, pureza, ingenuidade e nobreza.
- Rosa: romance, feminilidade e delicadeza.
- Vermelho: agressividade, energia e perigo.
- Azul: confiança, profissionalismo e sinceridade.
- Verde: orgânico, ético e renovação.
- Amarelo: positividade, simpatia e otimismo.
- Laranja: inovação, diversão e juventude.
- Roxo: luxo, sabedoria e espiritualidade.
- Cinza: neutralidade e estabilidade.
Aplicando a Psicologia das Cores
O profissional de design deve entender e saber como aplicar a psicologia das cores em suas criações, pois é fundamental para o sucesso de um novo layout. Portanto, confira algumas dicas de como aplicar a psicologia das cores nos seus trabalhos.
Você terá mais chances de acertar se ao produzir suas peças focar no público-alvo e nos objetivos da comunicação que está sendo produzida. Portanto, vale a pena fazer um pequeno benchmarking para inspiração.
Para despertar o máximo de estímulos, invista em questões como o contraste das cores, pois tendem a chamar mais a atenção de quem visualiza.
Na definição das artes com textos, é recomendado pensar no modo como fazemos nossas leituras ou simplesmente como costumamos ler um texto.
Como estamos falando de psicologia e comportamentos, vale ressaltar que as pessoas sempre julgam (mesmo sem perceber) nos primeiros contatos, e as cores são justamente um dos itens julgados ou que levam a um veredicto sobre o que está sendo julgado.
Especificamente sobre as redes sociais, temos o Instagram, que possui diversos tipos de posts disponíveis. Uma dica bacana para aplicar a psicologia das cores nas suas artes é a de criar alguns testes A/B, testando cores em diferentes tipos de peças.
E então, a sua paleta de cores já está preparada? Esperamos que sim, e inclusive que tenha se inspirado para produzir suas próximas artes para redes sociais. Sempre lembrando que nossas publicações são um espaço colaborativo e você pode deixar um comentário para compartilhar a sua experiência com outros leitores.