Primeiramente é bom deixar claro que não existem truques para transformar a ficha cadastral de uma pessoa, de modo que ela automaticamente seja aprovada para realizar o financiamento de qualquer veículo.
O que iremos fazer aqui é dar dicas de como você pode melhorar sua situação de modo que tenha mais chances de conseguir um financiamento. Trata-se mais de uma mudança de comportamento no momento em que se toma a decisão de financiar um veículo.
Conseguindo Crédito Para Financiar Veículos
Não está fácil conseguir crédito para financiar veículos e os bancos justificam pela alta inadimplência. E se a questão é a falta de pagamento é preciso que você trabalhe para criar um histórico de financiamentos pagos em dia.
Muitas pessoas só realizam compras à vista temendo financiamentos. Isto é útil para evitar problemas e imprevistos no momento de pagar. Porém, não criam um histórico de crédito entre as financeiras e no momento que precisam da aprovação de um financiamento não conseguem.
Financiar eletros e eletrônicos são exemplos de compras que você pode fazer para movimentar sua ficha e ganhar pontos como pagador.
Então vamos conferir algumas dicas para conseguir crédito para financiamento de veículos.
Pense a Médio Prazo
Como já foi dito, o que importa é seu histórico, portanto é fundamental que você elimine a ansiedade e vontade de comprar um carro ou moto quase que imediatamente.
Muito se discute sobre qual a melhor época para comprar um veículo. Normalmente as pessoas optam pelo final de ano para aproveitar o 13º salário ou então quando recebem férias remuneradas. Porém, nestes dois casos podem ter problemas com o pagamento de IPVA ou o fato de quando retornar das férias não receber seu salário integral.
É interessante pensar em médio prazo, pois pode juntar dinheiro para pagamento da entrada, isto é legal para reduzir o valor das parcelas e facilitar a aprovação de seu financiamento. E ainda permite que você possa ter mais tempo de carteira assinada, o que pode refletir na sua pontuação no momento de realizar o financiamento.
É importante lembrar que, mesmo tendo nome limpo na praça, não quer dizer que seja suficiente para que seu crédito seja aprovado por parte das instituições financeiras. Daí a importância de pensar em médio prazo, pois pode gradualmente melhorar sua situação.
Reveja o Seu Histórico Nos Últimos 5 Anos
É grande a quantidade de pessoas que fizeram uma entrega amigável e depois reclamam por não conseguir novos financiamentos. E tudo isto está ligado com seu histórico e o fato desta restrição constar para as instituições financeiras, mesmo que não apareça em consultas nos serviços de proteção ao crédito.
Portanto, se teve algum tipo de restrição em seu CPF nos últimos 5 anos é bom estar ciente de que os financiamentos podem ser mais restritos e rígidos para você, em termos de aprovação.
Movimente Sua Conta no Banco
Como já dissemos, comprar sempre à vista pode não ser interessante para criar um histórico de financiamentos. Porém, é importante que tenha um histórico de pagamentos com o seu banco.
Colocar contas no débito automático, adquirir planos e serviços de seu banco são alguns exemplos que podem contar pontos para você quando precisar de crédito pré-aprovado no seu banco; e ainda melhora sua imagem na rede bancária.
Seguindo a dica de pensar a médio prazo, melhorar seu relacionamento com o banco onde possui conta pode ser uma maneira para economizar dinheiro e depois poder utilizar de entrada no financiamento.
Confira as Taxas de Juros e Condições de Financiamento
As taxas fixas para financiamento de veículos são divulgadas semanalmente. Ter o hábito de acompanhar estas taxas pode lhe ajudar a descobrir o melhor momento para realizar um financiamento.
Toda a questão de ter um histórico ainda conta, porém, em alguns períodos o mercado pode estar mais flexível e propenso a aceitar financiamentos de pessoas que normalmente não teriam sucesso.
Opte Por Modelos Mais Baratos
Outra situação que faz com que muitos não consigam financiamento para veículos é o fato de desejarem modelos em que os valores sejam mais altos do que podem pagar.
Além de todos os detalhes que citamos que podem influenciar na sua situação para conseguir um financiamento, ainda existe uma margem de segurança cuja ideia é evitar inadimplências por parte do financiado.
Parcelar de muitas vezes pode ser interessante para reduzir o valor das parcelas, porém, quanto mais tempo pagando, maior a possibilidade de acontecer imprevistos, como ficar desempregado ou ter prejuízos financeiros.
Quando você escolhe um modelo mais em conta tem mais chances de acertar no parcelamento ideal para as suas condições.
E ao pensar em veículo mais em conta pode considerar comprar uma moto ao invés de um carro. Além de normalmente ter parcelas mais baixas, normalmente o custo de manutenção é menor.
Gostou das dicas de como conseguir crédito para financiar o seu próximo veículo? Para outros conteúdos como este continue no BHUM.