Percebe que mais um ano está se encerrando não pelas decorações de natal, mas pela divulgação da tabela do IPVA do próximo período.
E como normalmente tem pouco mais de um mês para se organizar é importante ficar atento para não acontecer imprevistos e conseguir pagar o seu IPVA sem problemas.
Programar-se para o pagamento do IPVA é importante para não pesar no bolso, especialmente no início do ano quando precisa pagar outros tributos e ainda pode contar com despesas como a compra de material escolar.
Desta forma, é preciso analisar bem o orçamento para saber a melhor maneira de programar seus pagamentos.
Quem pode, segura o 13º salário para reduzir o impacto e conseguir pagar à vista, mas sabemos que nem sempre poderá arcar todas as suas despesas de uma vez.
Então vamos conferir mais detalhes sobre o IPVA do próximo ano e como pode realizar o pagamento.
Tabela IPVA 2022
Em 2022 as alíquotas permanecem as mesmas, sendo a porcentagem do valor de venda do veículo, calculado pela Secretaria de Estado de Fazenda, conforme a lista de veículos a seguir.
- Carros: 4%.
- Caminhonetes: 3%.
- Motos e Vans: 2%.
- Veículos de Locadoras, Ônibus e Caminhões: 1%.
No caso de Minas Gerais, a base da tabela de 2021 são os valores apurados em 2020, sendo que os veículos novos adquiridos em 2021 terão o imposto cobrado sobre o valor da nota fiscal de aquisição.
Escala de Pagamento do IPVA
Ao contrário dos anos anteriores, em Minas Gerais o IPVA 2022 começará a ser cobrado em março; mas ainda não foi definido as datas e outros detalhes da escala de pagamento.
Melhor à Vista ou Parcelado?
Os 3% de desconto para quem paga à vista (cota única) podem não ser tão atrativos de início, mas ficar livre das parcelas pode ser interessante inclusive para organização de seu orçamento. Principalmente porque este ano o IPVA será cobrado a partir de março.
De qualquer forma, vamos listar alguns pontos para que você possa analisar a melhor opção para você.
Valor do Veículo
Seguindo a lógica de que veículos mais novos terão o IPVA mais caro, pode ser o caso de parcelar para não ficar apertado com as despesas. Principalmente se ainda estiver pagando o financiamento.
Para veículos mais antigos ou de valor mais baixo é interessante considerar a quitação por cota única e ter o prazer de ficar livre das parcelas, especialmente porque já estaremos em março.
Intenção de Venda
Quem estiver pensando em vender seu veículo por já estar com o orçamento apertado pode considerar vender sem pagar o IPVA e dar um desconto referente a seu valor. Para os que não estão passando por dificuldades é interessante quitar, pois pode recuperar na venda e ainda será mais fácil de negociar no momento de vender.
É interessante analisar este adiamento da data de pagamento para março. Projete sua situação financeira e tente encontrar a melhor solução para você.
Penalidades Por Atraso
Sem o IPVA pago o proprietário não poderá realizar o licenciamento do seu veículo. E sem o documento atualizado o veículo pode ser apreendido pelas autoridades.
No caso de apreensão o proprietário deverá regularizar a situação do bem. Para isso será necessário pagar não só o valor do imposto, mas as multas e as taxas para retirar o veículo do pátio do DETRAN.
Precisa de mais informações sobre os valores de veículos? Consulte a Tabela FIPE, pois pode ajudar com todas as questões que listamos nesta publicação.