O Que Faz um Social Media?

O Que Faz um Social Media?

Seja pela quantidade de eventos ou conteúdos sobre a importância das redes sociais nos negócios constantemente temos contato com algo sobre mídias sociais e o profissional que faz a gestão, o social media.

E como esta é uma profissão que vem ganhando destaque, novidades e muitos cursos, vamos falar um pouco sobre o que faz um social media, pois pode ser algo interessante para você investir, na sua empresa ou mesmo na sua carreira profissional.

O Que Faz o Social Media

A tarefa mais simples e comum é o agendamento de postagens. Muitas empresas inclusive contratam freelancers apenas para ficar por conta destas postagens que devem ser feitas em horários mais estratégicos e complicados como finais de semana ou feriados.

Outra função que também é muito requisitada é a produção de conteúdo que pode incluir o desenvolvimento de textos, imagens e até vídeos. É fundamental manter os perfis ativos nas redes sociais, então é preciso ter uma boa quantidade de peças para serem publicadas.

O social media também pode ser responsável pelo monitoramento e atendimento nas redes sociais. Muitas empresas tratam esta tarefa com extrema prioridade, pois é nela que surgem as chamadas crises, que podem ser extremamente prejudiciais para qualquer tipo de negócio.

O social media também trabalha com a mensuração de resultados, com relatórios que podem conter diversas métricas relacionadas às campanhas de seus clientes. É necessário reportar regularmente inclusive para pensar em novas ações a serem tomadas em relação ao desempenho do negócio.

Estar atualizado sobre novidades nas redes sociais também é uma função do social media, que deve manter o cliente atualizado sobre as últimas tendências (trends). Este tipo de trabalho é fundamental para construir uma marca vencedora na internet, pois pode aproveitar oportunidades que estão em alta num determinado momento.

O Que Faz um Social Media?

Campanhas de Ads

Um dos pontos mais valorizados quando uma empresa procura por um social media são seus conhecimentos sobre as plataformas de anúncios. O profissional que souber como gerenciar campanhas no Facebook e Instagram, por exemplo, com certeza será mais valorizado.

É recomendado que o profissional de social media invista neste tipo de curso se quiser ter um diferencial no seu currículo. Principalmente porque as plataformas estão sempre passando por atualizações e mudanças.

Requisitos Para um Social Media

Depois de conhecer algumas funções, confira alguns requisitos básicos (quase padrão) que as empresas solicitam no momento de contratar um social media.

  • Ser heavy user de redes sociais: o social media deve ir além das redes sociais tradicionais e explorar novas redes e aplicativos sociais.
  • Criatividade: o que diferencia um trabalho de um profissional para outro é basicamente a criatividade dos dois profissionais. Então o social media deve tentar elevar este requisito ao máximo.
  • Ter um lado blogueiro: se existe necessidade de produção de conteúdo é preciso seguir a linha dos blogueiros e pensar como um digital influencer.

Além destes itens acima existem algumas ferramentas que de tempos em tempos são requisitadas. Portanto, é sempre recomendado ficar antenado sobre aplicativos para gerenciamento de redes sociais.

Importância de um Social Media

Para ser bem sucedido na internet todo negócio deve ter uma boa estratégia de marketing digital. E o social media será responsável pelo desenvolvimento do planejamento de mídias sociais do cliente, que complementa esta estratégia.

Podemos dizer que o social media é responsável por parte importante da estratégia digital de qualquer negócio que deseja prosperar. E se o objetivo de uma empresa é vender, o social media também faz isso.

Seja através de campanhas nas redes sociais, ou prestando algum tipo de atendimento, o social media também pode auxiliar no crescimento das vendas, melhorando o faturamento mensal de uma empresa.

Carreira de Analista de Mídias Sociais

Caso tenha se interessado e queira saber mais sobre conteúdos, cursos e certificações para se tornar um profissional de mídias sociais e investir na área, confira um ótimo conteúdo com mais detalhes sobre a carreira de analista de mídias sociais.

E você, já sabe como utilizar as redes sociais para realizar negócios? Se ainda não, é muito recomendado que reveja suas ideias e o planejamento de seu empreendimento. Caso queira, deixe um comentário.

Avalie esta publicação

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.