Como Funcionam os Radares de Trânsito

Como Funcionam os Radares de Trânsito

Ninguém gosta desses aparelhos e muito provavelmente é porque só tomam conhecimento de seu funcionamento depois de receber a notificação (ou multa) registrada por algum equipamento. Mas a ideia dos radares de trânsito é prezar pela segurança dos condutores, então é importante que entenda os tipos de radares e o funcionamento dos equipamentos.

Tipos de Radares de Trânsito

O objetivo dos radares de trânsito são sempre os mesmos, mas o tipo de funcionamento irá diferenciar conforme os modelos. Confira quais são e tire as suas possíveis dúvidas, principalmente se a sua intenção é a de evitar multas de trânsito.

Radar Fixo

São os radares permanentes e com um local de instalação fixa. É utilizado algum tipo de sinalização para alertar os condutores, como placas ou mesmo a escrita na própria via.

Os radares fixos contam com dispositivos para realizar a captura de imagens.

Via Com Radar

Radar Estático

São aqueles radares acoplados em veículos que ficam estacionados. Pela mobilidade podem ser encontrados (ou escondidos) em qualquer local. Normalmente são utilizados em blitz ou operações especiais.

Nesta categoria também temos o radar portátil, que é bem semelhante, mas é manuseado manualmente, apontando o dispositivo na direção do veículo para capturar a velocidade.

Radar Móvel

O radar móvel também é instalado num veículo. Porém, este ficará sempre em movimento, pois sua finalidade é realizar a medição ao longo da via.

Radar Portátil

Tipos de Infração

Os radares de trânsito podem registrar três tipos de infração, conforme a lista a seguir.

  • Excesso de velocidade.
  • Avanço de sinal vermelho.
  • Parada sobre a faixa de pedestre.

Cada tipo de radar fará a captura ou medição de acordo com as suas características ou tecnologia utilizadas.

Margem de Tolerância Para Radares

Dificilmente você conseguirá passar por um radar exatamente na velocidade máxima. De qualquer forma, é importante lembrar de que existe uma tolerância para os condutores.

Pela legislação a margem de tolerância é de 7 Km/h até 100 Km/h e 7% acima de 100 Km/h.

Estas determinações geram reclamações entre alguns motoristas, pois muitos acreditam que precisam passar abaixo da velocidade determinada, reduzindo bastante durante o trecho, mesmo quando poderiam passar numa velocidade um pouco acima.

Como Funcionam os Radares de Trânsito

Aplicativos Para Detectar Radares

Se estiver tendo problemas por conta de radares “invisíveis” ou temporários que não consegue prever, você pode utilizar um dos diversos aplicativos para detecção de radares de trânsito.

Faça uma busca na loja de aplicativos do seu smartphone que com certeza encontrará opções para realizar esta tarefa.

E você, já teve algum problema por conta de radares de trânsito? É recomendado que acompanhe as novidades sobre a empresa de transportes e trânsito em sua cidade para ficar por dentro destas e de outras informações.

Esperamos que tenha curtido as informações e não tenha nenhum tipo de dor de cabeça por conta dos radares de trânsito.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *